Natixis em Portugal
Natixis em Portugal
Garante gestão eficiente e integrada das áreas de suporte, através de serviço BPO da PT Empresas.

A Natixis é a divisão internacional de banca empresarial de investimento e serviços financeiros do Groupe BPCE-Banque Populaire & Caisse d’Epargne, o segundo maior grupo bancário em França, com 31 milhões de clientes. Com mais de 17 000 colaboradores em 38 países, a operação da Natixis está organizada em quatro áreas principais de negócio: Gestão de Ativos e Património, Banca Empresarial e de Investimento, Seguros e Serviços Financeiros Especializados.

Em 2017, a Natixis instalou o seu centro de excelência em tecnologias de informação na cidadedo Porto, onde centraliza os serviços informáticos que antes eram prestados em França, por fornecedores externos. A unidade de sistemas e tecnologias de informação da Natixis em Portugal, que conta atualmente com mais de 300 colaboradores, e tem como objetivo criar mais de 600 postos de trabalho diretos até ao final de 2019, é hoje um centro tecnológico de excelência que fornece soluções inovadoras de suporte a todas as operações do negócio da Natixis em todo o mundo.

O DESAFIO

Nathalhie Risacher, Senior Country Manager da Natixis em Portugal, refere que “Portugal é hoje um país que detém elevadas competências tecnológicas aliadas a um ambiente atrativo ao investimento, possibilitando o acesso a serviços e a recursos altamente qualificados e especializados, com ganhos de eficiência, o que nos levou a trazer para a cidade do Porto o nosso Centro de Excelência em Sistemas e Tecnologias de Informação (SI/TI).

De forma a podermos garantir todos os serviços de suporte ao nosso Centro de Excelência em Sistemas e Tecnologias de Informação, com elevada qualidade, decidimos recorrer a um parceiro português altamente credenciado em outsourcing de serviços.”


A SOLUÇÃO IMPLEMENTADA

O serviço de BPO da PT Empresas assegura a gestão e a operação end-to-end das funções de suporte à atividade do Centro de Sistemas e Tecnologias de Informação da Natixis em Portugal:

  • Gestão de Recursos Humanos: gestão do cadastro e do processamento salarial e de despesas dos colaboradores da Natixis em Portugal.
  • Gestão Financeira e Tesouraria: gestão financeira global das operações de contabilidade (com gestão e mapeamento de 5 planos de contas internacionais) e fiscalidade em Portugal e França, reporting financeiro e de gestão (BI), consolidação de contas, gestão global de tesouraria, pagamentos e recebimentos.
  • Gestão de Compras: apoio na elaboração de RFP, consulta ao mercado e gestão das compras de produtos e serviços, e procurement.
  • Tranverse e Compliance: desenho e otimização de processos e procedimentos de suporte à atividade da operação e apoio na melhoria contínua de processos.


OS RESULTADOS ALCANÇADOS

Segundo Rui Veloso, Head of Finance da Natixis em Portugal, “as áreas de suporte são estratégicas para o sucesso de toda a operação da Natixis, que está em fase de crescimento e de alargamento da sua atividade. Ao termos um parceiro especializado com know-how para assegurar, de forma articulada e integrada, toda a gestão e operação das atividades de suporte ao nosso Centro de Excelência em TI, não temos de alocar recursos internos e podemos estar totalmente centrados na nossa atividade core.

A externalização das funções de suporte num parceiro com elevada experiência e confiança permite-nos também garantir as melhores práticas na gestão destas operações.

Desta forma, podemos agilizar processos, otimizar recursos e garantir uma gestão integrada de todas as componentes de suporte, com base em sistemas de gestão de informação avançados, que garantem que todos os processos são corretamente tratados. Garantimos simplificação, transparência e otimização dos processos operacionais assim como um rigoroso cumprimento das metas e dos prazos estabelecidos, com uma gestão de custos mais eficiente.

Para além disso, podemos assegurar sempre o dimensionamento de recursos técnicos e humanos de acordo com as necessidades evolutivas da nossa atividade, e com o nível de competência exigido. Dispomos de uma equipa experiente que garante a aplicação e o cumprimento dos requisitos legais não apenas do nosso país, nomeadamente a nível da gestão contabilística e fiscal, da gestão financeira e de recursos humanos, mas também no fundamental alinhamento com as diferentes especificidades, requisitos legais e regulatórios franceses, e que assegura um acompanhamento permanente dos níveis de serviço, com a produção periódica de indicadores de gestão fiáveis e rigorosos.  

Ao fim do primeiro ano de atividade, podemos fazer um balanço global muito positivo da prestação do serviço, com os desenhos e respetiva implementação dos processos, com total cumprimento dos níveis de serviço acordados em todas as áreas de intervenção.

A nível da gestão de recursos humanos, entre março de 2017 e de 2018, foi assegurado o processamento de mais de 800 salários e cerca de 450 reembolsos de despesas a colaboradores.

Ao nível da gestão contabilística e financeira, foram contabilizados mais de 14 000 registos contabilísticos e processados mais de 4 000 movimentos de tesouraria e cerca de 100 relatórios fiscais internos e de gestão processual com reguladores e outras entidades portuguesas e francesas, assim como o registo, manutenção e mapeamento de cinco planos de contas em diferentes suportes aplicacionais portugueses e franceses.

A nível logístico, a equipa da PT Empresas assegurou, ao longo do ano, a gestão de mais de 950 processos de compra e a gestão de cerca de 200 fornecedores nacionais e internacionais, com recurso a uma plataforma que permite fazer a gestão end-to-end do processo de compra e a gestão dos fornecedores, o que reverteu numa poupança estimada de 25% por via dos processos negociais efetuados.

Ainda ao nível da gestão e otimização de processos, foram definidos e desenhados cerca de 20 processos relacionados com as atividades financeira, compras e recursos humanos, com resultados claros a nível de agilização, simplificação e otimização operacional.

Orgulhamo-nos de ter hoje um centro tecnológico de excelência sediado na cidade do Porto, que fornece suporte TI avançado às operações da Natixis em todo o mundo e que vai continuar a crescer a sua operação a nível internacional. Para nos focarmos na elevada performance da nossa unidade tecnológica, contamos com um parceiro especializado, a PT Empresas, para garantir que todas as funções de suporte estão sempre plenamente asseguradas e alinhadas com a estratégia da Natixis em Portugal”, conclui Rui Veloso.


PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

  • Otimização e integração de todas as componentes de gestão.
  • Gestão flexível de recursos.
  • Eficiência e redução de custos operacionais.
  • Qualidade de serviço.
2018-04-09T13:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/banco-natixis-portugal

 

 

Instituto Piaget evolui a sua infraestutura para a Cloud, com a PT Empresas
Instituto Piaget evolui a sua infraestutura para a Cloud, com a PT Empresas
O Instituto Piaget é uma entidade amplamente reconhecida em Portugal e nos países lusófonos ao nível do ensino e da investigação, que integra uma larga rede de escolas e institutos. Simultaneamente, desenvolve e dinamiza importantes projetos de intervenção social e pedagógica, em associação com diversas instituições nacionais e internacionais.

O desafio

Luís Moreira, Diretor do Departamento para a Garantia da Qualidade do Instituto Piaget, refere que "temos vindo a alargar a nossa atividade com a dinamização de um crescente número de projetos, em colaboração com diversas instituições parceiras. De forma a podermos continuar a crescer e a desenvolver projetos pioneiros, precisávamos de uma infraestrutura que acompanhasse o nosso crescimento."

A solução implementada

Migração dos servidores físicos do Instituto Piaget para ambiente virtualizado, no Data Center da Altice Portugal na Covilhã.

Rede de dados em fibra ótica a interligar todos os polos da Instituição a nível nacional, com redundância e serviços de segurança centralizada.

Solução GlobalConnect Custom que permite gerir as comunicações fixas e móveis de forma integrada e centralizada a partir de uma central telefónica virtual.
Solução SMS Express para envio massivo de SMS, integrada com o serviço POS Móvel, para interação entre o Instituto Piaget e os seus estudantes.
Rede móvel privada de comunicações de dados 4G, para suporte a projetos de e-learning.

Os resultados alcançados

De acordo com Luís Moreira, "ao migrarmos os nossos servidores físicos para o Data Center da Covilhã, em ambiente virtualizado, garantimos a segurança dos nossos sistemas e dispomos de espaço de armazenamento e de capacidade de processamento para gerir os nossos projetos, sem constrangimentos, utilizando os recursos de forma flexível em função da evolução da nossa atividade, e com maior eficiência de custos.

Deixámos também de nos preocupar com atualizações dos servidores e com tarefas de manutenção dos sistemas, que são agora totalmente asseguradas pela PT Empresas.

Simultaneamente, ao integrarmos as comunicações fixas e móveis com suporte numa central telefónica virtual, simplificamos e agilizamos processos de comunicação.

A agilização dos processos de trabalho é espelhada no dia-a-dia dos colaboradores do Instituto Piaget, pela maior facilidade em comunicar e pelo rápido acesso aos sistemas de informação corporativos, que facilitam a partilha de informação e a colaboração entre os vários polos da Instituição, com total segurança.

Todas as nossas escolas, universidades e associações funcionam interligadas entre si e ao Data Center, através de uma única rede privada de comunicações que garante o acesso à informação de forma uniformizada e atualizada.

Estando todos interligados ao Data Center da Covilhã, em ambiente virtual, podemos facilmente alargar a nossa rede de instituições, ficando estas imediatamente interligadas à rede, sem termos de investir em infraestruturas.

Da mesma forma, as interações online entre a Instituição e os seus estudantes são também agilizadas, nomeadamente pela utilização de terminais móveis para pagamento de serviços nas escolas e universidades e pela maior facilidade na partilha de informação através do envio de um grande volume de SMS com informação útil para os estudantes."

Luís Moreira conclui, referindo que "temos um parceiro capaz de nos disponibilizar toda a componente tecnológica para podermos evoluir e desenvolver novos projetos, quer de ensino quer de investigação. Dispomos de uma infraestrutura avançada, gerida e otimizada por equipas especializadas. Esta parceria estratégica dá-nos a segurança necessária para libertar recursos que estavam alocados à gestão da componente tecnológica, permitindo-nos focar totalmente no desenvolvimento de projetos educativos abrangentes e inovadores que contribuam para o sucesso dos nossos estudantes."

Principais benefícios

  • Disponibilidade e capacidade da infraestrutura para acompanharem a evolução da atividade
  • Simplificação e agilização de processos de trabalho
  • Gestão centralizada e segura da informação corporativa
  • Eficiência operacional
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2018-07-06T04:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/instituto-piaget
Município de Manteigas aposta na inovação e virtualiza infraestrutura no Data Center da Altice Portugal na Covilhã
Município de Manteigas aposta na inovação e virtualiza infraestrutura no Data Center da Altice Portugal na Covilhã
O Município de Manteigas tem vindo a apostar na modernização do seu Concelho, que agrega quatro freguesias e uma população de mais de 3400 habitantes. Oferecer mais e melhores serviços que promovam a qualidade de vida das populações, a competitividade das empresas e o desenvolvimento sustentável, são vetores da sua estratégia.

O DESAFIO
De acordo com Luís Domingos, responsável do Município pelas TI´s & SI´s, “para potenciarmos a evolução dos serviços municipais que prestamos, garantindo níveis elevados de qualidade, precisávamos garantir a modernização dos sistemas de informação que suportam esses serviços, sem custos elevados com tecnologias. Adicionalmente, para podermos assegurar a disponibilidade e a plena funcionalidade desses serviços, era igualmente prioritário maximizar a segurança dos nossos sistemas.”

A SOLUÇÃO IMPLEMENTADA
Virtualização da infraestrutura tecnológica no Data Center da Covilhã - Servidores Privados Virtuais. Solução de Disaster Recovery e Business Continuity.

OS RESULTADOS ALCANÇADOS
“De forma a assegurarmos as melhores condições para podermos desenvolver e modernizar os serviços municipais que prestamos, realizámos um upgrade aos nossos sistemas de informação e, simultaneamente, migrámos toda a infraestrutura do Município para o Data Center da Altice Portugal na Covilhã, que garante as melhores condições de alojamento, de capacidade computacional e de segurança para os nossos sistemas”, refere Luís Domingos.

“Ao evoluirmos para ambiente cloud no Data Center da Covilhã, podemos garantir sempre os recursos tecnológicos de que precisamos - espaço de armazenamento e capacidade de processamento - para podermos acompanhar os projetos ambiciosos do nosso Município. Podemos evoluir os serviços com maior flexibilidade, rapidez e eficiência de custos, uma vez que temos autonomia para dimensionar os recursos disponíveis em data center, pagando apenas pelos recursos que são utilizados.

Para além disso, deixámos de nos preocupar com a gestão das infraestruturas e da rede de comunicações, que passaram a ser asseguradas por equipas especializadas da PT Empresas, de forma integrada e centralizada, possibilitando uma maior otimização de recursos.

Todas as atualizações aos nossos sistemas são também efetuadas de forma centralizada e ficam imediatamente disponíveis, podendo ser imediatamente partilhadas por todos. Desta forma, podemos facilmente evoluir as ferramentas e aplicações de gestão, que são fundamentais para planificar e gerir atividades e novos projetos do Município, sem que para isso tenhamos de adquirir ou de renovar previamente infraestruturas."

A segurança dos sistemas e da informação é também um fator fundamental para podermos assegurar elevada disponibilidade e qualidade dos serviços. Para isso, a PT Empresas assegura a replicação dos nossos sistemas e bases de dados num segundo Data Center, em Lisboa. Dispomos assim de todas as condições de segurança para que, face a qualquer ocorrência, não ocorram falhas ou quebras nos serviços. Tendo toda a nossa informação replicada num segundo data center, minimizamos o risco de perda de informação e asseguramos a continuidade dos serviços”, acrescenta Luís Domingos.

Luís Domingos conclui, referindo que “pelo facto de termos a nossa infraestrutura virtualizada num data center tecnologicamente avançado, com suporte numa equipa da PT Empresas altamente especializada, podemos estar plenamente focados nas necessidades dos munícipes e na gestão dos serviços, sem preocupações com tecnologia. Podemos apostar na inovação e evoluir para serviços tecnologicamente mais avançados, assegurando uma gestão operacional eficiente, em alinhamento com a nossa estratégia de desenvolvimento.”

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

  • Agilidade e flexibilidade na gestão de recursos TI/SI.
  • Gestão operacional eficiente.
  • Foco na qualidade de serviço.
  • Segurança e continuidade dos serviços.
  • Ausência de aquisição e manutenção de infraestruturas.
2018-02-15T14:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/municipio-de-manteigas
Multicert
Multicert
Garante eficácia na prevenção da segurança e saúde no trabalho, com Solução BPO da PT Empresas

A MULTICERT - Serviços de Certificação Eletrónica S.A. presta serviços e soluções de segurança e certificação digital. Ao longo dos anos, consolidou um posicionamento de referência no desenvolvimento de soluções de segurança digital, elevando o seu grau de especialização na área da certificação eletrónica, em resultado de diversos projetos realizados para o setor bancário e governamental. A MULTICERT incorpora na sua oferta, o novo Certificado Qualificado de Selo Eletrónico, que disponibiliza aos seus clientes.

O desafio

De acordo com Teresa Vicente, Head of Human Resources da MULTICERT, “enquanto empresa de referência, implementamos as melhores práticas, de acordo com a legislação em vigor, em todas as áreas, incluindo a da segurança e saúde no trabalho.

De forma a podermos garantir eficiência e qualidade na prestação de todas as componentes do serviço, e otimização de recursos, era relevante podermos contar com um parceiro nesta área, devidamente autorizado, e com elevada competência e experiência.”

A solução implementada

A Solução BPO de Segurança e Saúde no Trabalho, implementada e gerida pela PT Empresas, abrange todos os colaboradores e estabelecimentos da MULTICERT. O serviço prestado segue as melhores normas e práticas a nível nacional.

No âmbito dos serviços de Saúde no Trabalho, cujo objetivo principal é a prevenção de doenças profissionais, está incluída a realização de exames de saúde no trabalho (admissão, periódicos e ocasionais) e visitas dos médicos aos locais de trabalho, com elaboração do respetivo relatório clínico. A PT ACS, entidade que assegura a prestação do exame médico, integra uma equipa qualificada de médicos e enfermeiros do trabalho, abrangendo todo o território nacional.

No que diz respeito aos serviços de Segurança no Trabalho, são realizadas auditorias anuais nas instalações da MULTICERT para avaliação global das condições de trabalho, com elaboração do relatório técnico e respetivo plano de ações. O serviço é prestado por técnicos devidamente qualificados e com vasta experiência em diversos setores de atividade.

Os resultados alcançados

Conforme refere Teresa Vicente, “ao termos este serviço assegurado pela PT Empresas, podemos contar com uma equipa especializada e multidisciplinar, com experiência consolidada em diferentes contextos de trabalho, capaz de articular e otimizar as diversas vertentes de atuação, para melhorar a eficácia dos resultados. Os técnicos atuam de forma a avaliar e, sempre que possível, otimizar os diversos fatores que contribuem para a prevenção de riscos de doença e/ou de acidente, associados ao ambiente de trabalho.

A prevenção e atuação eficazes no âmbito das condições de trabalho tem impacto na produtividade, reduzindo a ocorrência de situações de incapacidade laboral que acarretam custos para a empresa. Simultaneamente, contribui para promover a imagem de qualidade dos nossos serviços.

Para além de não termos de nos preocupar com a gestão do serviço, que é assegurada ‘end to end’ pelo nosso prestador de serviço, a PT Empresas, garantimos um permanente controlo de custos, com um custo fixo mensal em função do número de colaboradores e estabelecimentos abrangidos.”

Principais benefícios

  • Serviço assegurado ‘end to end’ por equipas especializadas multidisciplinares, com elevada experiência e competência na sua área de atuação
  • Foco na qualidade de serviço
  • Serviço alinhado com a regulamentação e normas em vigor, e de acordo com as melhores práticas de mercado
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2017-07-19T23:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/multicert

 

 

Ingenico assegura transações online rápidas e seguras, em qualquer ponto de venda
Ingenico assegura transações online rápidas e seguras, em qualquer ponto de venda
A Ingenico é fornecedora líder de soluções de pagamento, transações e de negócios, com mais de 32 milhões de terminais implementados em mais de 170 países.

Dá apoio em todo o mundo a comerciantes, bancos e prestadores de serviços na otimização e proteção das suas soluções de pagamentos eletrónicos, no desenvolvimento da sua oferta de serviços e no incremento das receitas nos seus pontos de vendas.

Em Portugal, a Ingenico assegura atualmente a gestão de mais de 70% dos terminais multibanco de pagamento automático (TPAs).



O desafio

De acordo com Mário Neto, Diretor de Operações da Ingenico Portugal, “temos a responsabilidade de garantir diariamente, a operacionalidade e a qualidade dos processos de pagamento efetuados em todos os TPAs. Para tal, é essencial que a comunicação dos terminais com a entidade gestora dos sistemas de pagamento Multibanco, seja efetuada com rapidez e eficácia. Cada pagamento que é efetuado com sucesso é uma garantia de recebimento por parte dos nossos clientes em todo o país e de satisfação com o nosso serviço.

Para garantirmos a elevada eficiência operacional que é exigida pelos nossos serviços, decidimos evoluir para uma solução M2M - que permite a comunicação remota entre máquinas - que garantisse elevada cobertura, fiabilidade e controlo das comunicações móveis entre os TPAs e a entidade central de pagamentos Multibanco”.

A solução implementada

Solução POS Móvel Plus da PT Empresas, que permite efetuar pagamentos de forma simples e segura, com cartão de débito ou de crédito, em qualquer lugar, através de terminais de pagamento automático (TPA) portáteis/transportáveis.

Fornecimento de mais de 5.000 cartões SIM que asseguram a comunicação segura de dados entre os TPAs e a entidade central do sistema Multibanco.

Portal de self care que permite ao cliente ter autonomia na gestão do seu parque de cartões SIM.

Os resultados alcançados

Mário Neto refere que “a solução M2M da PT Empresas está atualmente instalada na maioria dos nossos TPAs, o que possibilita aos nossos clientes concretizarem os seus processos de pagamento com maior eficácia, rapidez e segurança. O facto de termos o serviço suportado numa rede móvel M2M robusta e com ampla cobertura a nível nacional, repercute-se na qualidade do nosso serviço.

Ao mesmo tempo, a solução permite-nos fazer a gestão centralizada dos mais de 5.000 cartões SIM que temos instalados nos TPAs. É através de um portal online que podemos autonomamente configurar, ativar e suspender os nossos cartões SIM, e verificar, a cada momento, o seu consumo. A partir do portal, podemos localizar cartões assim como receber relatórios e criar alertas, que nos permitem efetuar um controlo constante de todo o parque de cartões SIM, a nível técnico e de controlo de custos.

O portal de gestão do serviço está acessível a partir de qualquer terminal fixo ou móvel com ligação à internet, o que nos permite supervisionar em tempo real, o nosso parque de cartões, mesmo se estivermos em mobilidade.

Desta forma, estamos completamente focados no serviço que prestamos. Sabemos que podemos contar com uma equipa especializada da PT Empresas, com grande experiência em soluções M2M que nos garante suporte 24x7 e que acompanha diariamente as nossas necessidades operacionais.”

Mário Neto conclui, referindo que “num negócio que tem vindo a crescer, esta solução avançada permite-nos facilmente disponibilizar novos terminais de pagamento automático, que ficam de imediato operacionais, possibilitando aos nossos clientes, em todo o país, processar online a faturação dos seus serviços em qualquer ponto de venda, de forma cómoda, rápida e segura.”

Principais benefícios

  • Qualidade na gestão e na faturação dos serviços
  • Elevada fiabilidade e cobertura nacional da rede móvel M2M
  • Gestão online, em tempo real, dos cartões SIM, através de um portal self care
  • Controlo de custos
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2017-07-02T23:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/ingenico
Farmacêutica BIAL virtualiza os seus recursos tecnológicos para continuar a inovar na área da saúde
Farmacêutica BIAL virtualiza os seus recursos tecnológicos para continuar a inovar na área da saúde
A BIAL é um grupo farmacêutico internacional de inovação, constituindo o maior grupo farmacêutico português.

Com forte investimento nas áreas de Investigação e Desenvolvimento, a BIAL tem patenteado vários novos medicamentos a nível mundial. No centro de I&D da empresa trabalham equipas altamente qualificadas que se dedicam à pesquisa de novos fármacos na área das neurociências e do sistema cardiovascular. Estas equipas colaboram em rede com dezenas de centros de investigação, empresas e instituições internacionais.
Em 2009, a BIAL lançou o primeiro fármaco de patente nacional, um marco histórico para a indústria farmacêutica portuguesa, que está já comercializado em vários países europeus e nos EUA. Em 2016 a BIAL lançou o seu segundo medicamento de investigação própria, um novo tratamento para a Doença de Parkinson.
Hoje, os medicamentos da BIAL são vendidos em mais de 55 países. A empresa perspetiva continuar a disponibilizar medicamentos inovadores e reforçar a sua presença internacional.

O desafio

De acordo com Rui Rodrigues, Diretor de Sistemas de Informação da BIAL “O nosso trajeto de evolução conduziu à necessidade de modernização da nossa infraestrutura tecnológica, para podermos desenvolver projetos de maior dimensão e assegurar a partilha de informação entre todas as unidades do grupo. Para isso, precisávamos de nos libertar da gestão interna da infraestrutura tecnológica e passar a utilizar os recursos tecnológicos de forma mais flexível e adequada ao crescimento do negócio, garantindo o suporte à evolução das nossas operações a nível de grupo”.

A solução implementada

Migração e virtualização da infraestrutura tecnológica da BIAL para os Data Centers PT na Covilhã e em Lisboa.
Serviços de data center: IaaS (Infrastructure as a Service), Backup Centralizado, Monitorização/Reporting e solução de Disaster Recovery.
Projeto concretizado e concluído no prazo de 6 meses.

Os resultados alcançados

De acordo com Augusto Martins, responsável pelas operações de Data Center, “com a migração da nossa infraestrutura tecnológica para a cloud da PT Empresas, passámos a utilizar os nossos recursos TI como um serviço, a partir dos Data Centers da PT. Estes são geridos por equipas especializadas e dedicadas que asseguram, a cada momento, as melhores condições a nível de alojamento, capacidade e segurança para os nossos sistemas de informação.

Em ambiente cloud, podemos aprovisionar, remotamente, através de um portal online, os recursos TI de que necessitamos a nível de servidores, software, recursos de computação e espaço de armazenamento, aumentando ou diminuindo esses recursos de acordo com a evolução do nosso negócio.

A flexibilidade e rapidez na forma como podemos configurar e aceder aos recursos em ambiente virtual, permite-nos facilmente integrar novos projetos e criar novas unidades de investigação, mesmo em novas geografias, sabendo que temos imediatamente acesso aos meios tecnológicos críticos para a nossa atividade, com custos controlados.

Ao mesmo tempo, conseguimos garantir um controlo permanente da disponibilidade e performance dos nossos sistemas, através do acesso online a indicadores e métricas de serviço que acompanhamos em tempo real, e que nos permitem conhecer o nível de performance, eficiência e otimização dos nossos recursos TI.

Adicionalmente, todas as atualizações e upgrades à infraestrutura são assegurados de forma centralizada, ficando imediatamente disponíveis, sem preocupações e sem custos acrescidos.

Outro aspeto relevante refere-se à privacidade e integridade da informação técnica. Para uma empresa que todos os dias produz e analisa um grande número de dados clínicos, a acessibilidade, a segurança e a confidencialidade desses dados são aspetos fundamentais.

No Data Center da PT na Covilhã, garantimos a elevada segurança dos nossos sistemas e dados. A PT Empresas assegura ainda a replicação da nossa informação crítica num segundo Data Center, em Lisboa, garantindo, em qualquer ocorrência, a recuperação dos nossos sistemas e a continuidade das operações.

Com esta evolução, para além deixarmos de nos preocupar com encargos de alojamento, manutenção e atualização da infraestrutura tecnológica, garantimos sempre os recursos necessários para podermos continuar a evoluir e a desenvolver novas áreas terapêuticas, sem constrangimentos e com total controlo de custos”, conclui Augusto Martins.

Principais benefícios

  • Enfoque no negócio core
  • Centralização e segurança da infraestrutura TI
  • Recursos tecnológicos permanentemente disponíveis e alinhados com a evolução do negócio
  • Racionalização e controlo de custos com TI
  • Manutenção e atualização da infraestrutura asseguradas por equipas especializadas e dedicadas
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2017-06-29T23:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/farmaceutica-bial
RNE - Rede Nacional de Expressos
RNE - Rede Nacional de Expressos
Assegura serviço de ticketing online multicanal suportado na Cloud da PT Empresas

A RNE - Rede Nacional de Expressos, a operar desde 1995, assegura o serviço diário de transporte de milhões de passageiros, em todo o país. Seguindo um trajeto de crescimento e de modernização dos seus serviços, detém atualmente uma rede de concessões de cerca de 42 mil quilómetros, e gere os itinerários de mais de 200 viaturas que asseguram a ligação entre centenas de destinos, várias vezes ao dia, tendo por objetivo garantir aos seus passageiros um serviço de transporte pautado por um elevado padrão de qualidade e segurança.

O desafio

De acordo com Dr. Carlos Oliveira, Diretor Geral da RNE - Rede Nacional de Expressos “de forma a assegurarmos um serviço de crescente qualidade e comodidade aos nossos clientes, temos vindo a apostar na modernização tecnológica dos nossos serviços, com o foco na gestão do nosso sistema de bilhética. Neste sentido, evoluímos para a integração de diversos canais de contacto com os clientes para podermos disponibilizar um serviço de reserva e compra de viagens mais eficiente, rápido e acessível, acompanhando a crescente procura de serviços online. Ao mesmo tempo, procurámos um suporte tecnológico para os nossos serviços, capaz de acompanhar a evolução das nossas operações.”

A solução implementada

  • Infraestrutura de rede em fibra ótica; gestão da infraestrutura: networking e sistemas de informação
  • Virtualização na Cloud da PT Empresas: Contact Center, website institucional e plataforma de bilhética|vendas online da RNE: website, aplicação móvel myRNE
  • Conectividade e gestão dos serviços de data center que suportam o website e a plataforma de vendas online da RNE
  • Serviços de messaging SMS Express e PromoSpot.
  • Meo Wallet como gateway de pagamentos

Os resultados alcançados

Dr. Carlos Oliveira refere que “ao digitalizarmos todo o processo de compra e de reserva de bilhetes, com suporte numa plataforma online integrada e de maior capacidade e redundância, conseguimos agilizar e simplificar todo o processo de gestão de reservas, acelerar os processos de compra, otimizar recursos e melhorar os serviços que prestamos aos nossos clientes.

Dispomos de uma plataforma de bilhética online, alojada em ambiente cloud, que está integrada com os nossos sistemas core e físicos de bilhética, que nos permite simplificar e agilizar todos os processos de interação - reservas, informações, marcações/desmarcações de viagens - que os nossos clientes efetuam de forma simples e cómoda, a partir do nosso website, da app móvel, ou através do nosso Contact Center.

Asseguramos também um controlo de gestão mais eficiente, pois os dados referentes a clientes, procura e venda estão acessíveis em tempo real.

Estando a plataforma na cloud, não temos de nos preocupar com a gestão e manutenção das tecnologias e podemos dimensionar os recursos online, de forma simples, através de um portal online, de acordo com a evolução das operações. Podemos assim evoluir as nossas operações, garantindo que temos sempre os recursos tecnológicos necessários. Ao mesmo tempo, podemos assegurar uma gestão centralizada dos processos de venda e ter a informação de gestão sempre integrada e atualizada, o que nos permite fazer um controlo de gestão rigoroso, com impacto na produtividade da empresa.

Utilizamos também os serviços SMS Express e PromoSpot, para acompanharmos, em tempo real, a evolução do mercado, emissão de bilhetes digitais e lançamento de campanhas georreferenciadas. Podemos desenvolver campanhas específicas para áreas geográficas referenciadas e conhecer melhor a procura do mercado. Assim, podemos fazer um planeamento mais rigoroso dos circuitos/itinerários da nossa frota, dos períodos horários, e dimensionar rapidamente a frota à procura, com base em informação em tempo real. Desta forma, temos maior capacidade de resposta às flutuações e picos sazonais de procura dos serviços.

Dr. Carlos Oliveira reforça ainda que “o volume de interações com os nossos clientes através do website, do contact center e da app móvel têm vindo a crescer exponencialmente e sentimos uma forte melhoria na eficiência dos serviços. Para além disso, temos toda a informação dos nossos clientes integrada e acessível, e podemos conhecer o mercado com base em informação rigorosa e atualizada, o que nos permite adequar rapidamente os serviços às preferências e ao tipo de procura, e planificar os trajetos e as necessidades de recursos - veículos - de acordo com a variação dos níveis de procura. Desta forma, podemos prestar um serviço de maior qualidade aos nossos clientes”, conclui.

Principais benefícios

  • Desmaterialização dos serviços com redução de custos operacionais
  • Integração de todas as plataformas de interação com o mercado
  • Agilização e simplificação de processos operacionais
  • Dimensionamento dos recursos em alinhamento com as necessidades do negócio
  • Sem investimento e manutenção de infraestruturas e recursos próprios
  • Controlo de gestão eficiente
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2017-01-15T00:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/rne-rede-nacional-de-expressos
DURIT
DURIT
DURIT suporta a inovação e a evolução do seu negócio na Cloud da PT

A DURIT dedica-se à produção de ferramentas e peças industriais em metal duro, utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabrico. A sua produção aplica-se a uma extensa diversidade de setores: automóvel, química, petroquímica, siderúrgica, entre outras.

Com uma estratégia que passa pela crescente especialização e diferenciação dos seus materiais e equipamentos, e pela aposta numa estrutura de produção e de gestão moderna e eficiente, integra atualmente oito empresas e tem operações na Alemanha, Portugal, Espanha e Brasil, com um negócio fortemente direcionado para a exportação.

O Desafio

De acordo com os Administradores Manuel Valente e Flausino Silva, “elevada capacidade e qualidade de produção são vetores fundamentais para a nossa empresa. Para isso, temos de suportar a nossa atividade de gestão em sistemas e tecnologias avançados.

Neste sentido, tínhamos de fazer o upgrade ao atual software ERP que suporta os nossos processos de gestão, para assegurarmos o nível de qualidade de produção e os processos de negócio em pleno funcionamento. Ao mesmo tempo, para podermos expandir o negócio e evoluir os nossos serviços sem constrangimentos, decidimos evoluir toda a infraestrutura tecnológica e aumentar a nossa capacidade de comunicação e de colaboração.”

A Solução implementada

​Upgrade tecnológico à plataforma ERP SAP para evolução funcional dos processos e funcionalidades implementadas.

Migração da infraestrutura TI de suporte às aplicações de gestão, que se encontrava alojada nas instalações da DURIT, para servidores privados virtuais na Cloud da PT, em modelo de Infraestructure as a Service (Iaas), com garantia de redundância, supervisão e securização do Data Center PT, e elevados níveis de disponibilidade de serviço.

Renovação tecnológica da rede de comunicações VPN.IP MPLS para uma solução completa em fibra ótica, com convergência de voz fixa e móvel, em todos os polos industriais.

Os resultados alcançados

Flausino Silva refere que “com este processo de renovação tecnológica, otimizámos os processos de gestão e de produção, aumentámos o nível de colaboração e ganhámos agilidade para evoluir o nosso negócio, lado a lado com os nossos clientes, sem limitações com tecnologia.

A evolução do nosso ERP SAP foi efetuada de forma faseada, garantindo a permanente estabilidade das nossas operações. Com este upgrade, temos uma visão mais próxima, imediata e integrada de todas as vertentes do negócio. Dispomos de novas funcionalidades que melhoram o nosso desempenho operacional, que nos permitem inovar e suportar novos modelos de negócio e que nos têm permitido reduzir custos de operação. Ao mesmo tempo, a evolução da nossa rede de comunicações para fibra ótica permite-nos comunicar de forma mais rápida, segura e eficiente, e partilhar mais informação, mais aplicações e ferramentas de trabalho entre as diversas unidades industriais.

Melhorámos também a colaboração e a produtividade das nossas equipas, ao optarmos por ter todos os nossos terminais fixos e móveis integrados. Desta forma, os colaboradores passaram a gerir os seus contactos de forma mais eficiente, dentro ou fora do escritório. Adicionalmente, otimizámos os custos das nossas comunicações fixas e móveis.

Neste processo de evolução, termos migrado a infraestrutura de suporte aos nossos sistemas de gestão para a cloud, em Data Center da PT, foi crucial. Na cloud PT, conseguimos assegurar sempre os recursos necessários à evolução das nossas operações, sem limitações de capacidade e sem termos de implementar previamente recursos para um plano de evolução a quatro ou cinco anos. Na prática, podemos aumentar ou diminuir o consumo de recursos, de acordo com a evolução do nosso negócio, com custos indexados a esse consumo. Também não temos de nos preocupar com a gestão e renovação da infraestrutura, que é assegurada pela PT Empresas, sem acréscimo de custos.

Desta forma, ganhamos flexibilidade para implementar rapidamente novos projetos, em qualquer geografia, com menor time to market, para respondermos de forma mais ágil às expectativas dos nossos clientes. Podemos agilizar a nossa estratégia de internacionalização e implementar novas operações, sem termos de instalar infraestruturas locais.

Para nós foi muito relevante termos conseguido implementar um projeto de renovação tecnológica que otimiza todas as componentes - sistemas, tecnologias, comunicações e data center - num curto espaço de tempo, com riscos reduzidos e custos inferiores. Igualmente importante é o facto de dispormos de um interlocutor único que conhece bem o nosso negócio e que garante a permanente atualização tecnológica e o suporte end to end aos nossos processos de negócio. Este suporte inclui um serviço de atendimento telefónico especializado 24x7 que é uma forte mais-valia no apoio às nossas equipas técnicas na configuração e utilização dos serviços cloud”.

Flausino Silva conclui referindo que “agora, podemos focar-nos em inovar os nossos produtos e serviços e em alargar a nossa presença a novos mercados, sem limitações tecnológicas. Desta forma, estaremos a investir cada vez mais no crescimento do nosso negócio.”

Principais benefícios

  • Produtividade e eficiência;
  • Visão transversal do negócio;
  • Escalabilidade e flexibilidade;
  • Inovação de serviços e de processos operacionais, com custos controlados;
  • Segurança, fiabilidade e disponibilidade;
  • Gestão de serviços end to end;
  • Foco na evolução do negócio.

2015-06-15T23:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/DURIT
Think Digital
Think Digital
ThinkDigital encontra nova forma de comercializar os seus produtos e serviços com a Solução de Conectividade Gerida

Fundada em 2007, a ThinkDigital é uma empresa dedicada à inovação tecnológica, que opera em múltiplos setores das tecnologias da informação tais como Energias, Telecomunicações, Automação Industrial, Supervisão SCADA Industrial, Mobile App Development e IP Networking & Data Center.

Para além da criação de novos produtos, é uma empresa vocacionada para projetos e fornecimento de serviços externos de consultoria e de desenvolvimento tecnológico.

O Desafio

“Os sensores inteligentes - smart sensors - fazem hoje parte do quotidiano das pessoas e das empresas e têm um papel cada vez mais importante na geração de valor económico”, refere Diogo Resende, CTO da ThinkDigital.

“Atualmente, disponibilizamos aos nossos clientes diversos serviços de monitorização e gestão de redes - de energia elétrica, de água, de transportes e de distribuição de gás - suportados em sistemas de sensores inteligentes que permitem a comunicação automática entre um grande número de dispositivos.

A gestão da rede de sensores coloca-nos diversos desafios não apenas tecnológicos mas também operacionais que passam, por exemplo, pela segurança na comunicação dos dados, pela capacidade de deteção e resolução de avarias, entre outros, tendo em conta o forte impacto económico que uma paragem de serviços pode implicar, tanto para a nossa empresa como para os nossos clientes.

É neste âmbito que decidimos evoluir para um sistema avançado de conectividade gerida, que nos permite ter mais autonomia e capacidade para controlar e otimizar o funcionamento das máquinas em que estão suportados os nossos serviços.”

A Solução implementada

​Solução de Conectividade Gerida M2M, com serviço de comunicação de dados GPRS e SMS, nacional e roaming, com acesso a um portal web de gestão selfcare. Plataforma de serviço disponibilizada em ambiente cloud.

Os resultados alcançados

​Diogo Resende refere que “ uma das principais vantagens da solução de Conectividade Gerida da PT Empresas consiste na maior fiabilidade do processo de contabilização de tráfego GPRS entre dispositivos. Ao contrário do sistema tradicional de dados que tínhamos anteriormente, esta solução permite-nos aceder a mecanismos de contabilização de tráfego adequados a comunicações máquina a máquina, o que nos permite conhecer de forma fidedigna, a utilização dos serviços.

Um outro aspeto importante é a maior segurança e controlo das operações. Para nós, é crítico que todos os dados dos nossos serviços circulem de forma segura, quer seja na nossa rede privada ou através da internet. Nesse sentido, conseguimos criar canais seguros que ligam cada sensor diretamente à nossa rede e infraestrutura, garantindo por isso que estamos mais protegidos face a riscos de sabotagem informática.

Outra vantagem relevante é termos acesso ao portal web das soluções M2M que nos permite assegurar, em tempo real, a monitorização e a configuração da nossa rede de comunicações M2M, com simplicidade e segurança, a partir de qualquer terminal fixo ou móvel.

Podemos, por exemplo, analisar o estado e a localização dos cartões SIM, conhecer o plafond consumido e por consumir, consultar os alertas recebidos nos últimos dias e ver os pedidos pendentes. Podemos também adicionar ou reduzir o número de cartões ativos, selecionar um novo tarifário e ativar ou desativar serviços de acordo com as necessidades de cada momento.

Desta forma, para além de reduzirmos as deslocações dos técnicos para controlo dos cartões, podemos atuar de forma mais rápida e eficaz, com repercussões na qualidade do serviço que prestamos.

Para além da flexibilidade e eficiência na gestão e controlo dos serviços, a solução M2M, recentemente atualizada pela PT Empresas, ampliou ainda mais o seu leque de funcionalidades disponíveis. Agora, podemos, por exemplo, aceder a APIs que nos permitem integrar as funcionalidades de gestão dos cartões SIM com as aplicações de gestão da nossa empresa.

Diogo Resende conclui, dizendo que ”a evolução para a plataforma de Conectividade Gerida da PT Empresas consistiu num processo de mudança planeado e desenvolvido em conjunto, tendo já demonstrado ganhos significativos de eficiência, de aumento dos níveis de serviço, de otimização de recursos e de redução de custos operacionais. Acreditamos que, tal como nós, muitas empresas irão capitalizar esta nova tecnologia M2M para encontrar novas formas de comercializar os seus produtos e gerar novas receitas”.

Principais benefícios:

  • Maior autonomia e controlo sobre a rede de comunicações M2M.
  • Gestão, supervisão e reporting, em tempo real.
  • Eficiência operacional.
  • Redução de custos com a gestão dos serviços de conectividade.
  • Diversificação e inovação de serviços.
2015-05-26T23:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/think-digital