Município de Manteigas aposta na inovação e virtualiza infraestrutura no Data Center da Altice Portugal na Covilhã

O DESAFIO
De acordo com Luís Domingos, responsável do Município pelas TI´s & SI´s, “para potenciarmos a evolução dos serviços municipais que prestamos, garantindo níveis elevados de qualidade, precisávamos garantir a modernização dos sistemas de informação que suportam esses serviços, sem custos elevados com tecnologias. Adicionalmente, para podermos assegurar a disponibilidade e a plena funcionalidade desses serviços, era igualmente prioritário maximizar a segurança dos nossos sistemas.”

A SOLUÇÃO IMPLEMENTADA
Virtualização da infraestrutura tecnológica no Data Center da Covilhã - Servidores Privados Virtuais. Solução de Disaster Recovery e Business Continuity.

OS RESULTADOS ALCANÇADOS
“De forma a assegurarmos as melhores condições para podermos desenvolver e modernizar os serviços municipais que prestamos, realizámos um upgrade aos nossos sistemas de informação e, simultaneamente, migrámos toda a infraestrutura do Município para o Data Center da Altice Portugal na Covilhã, que garante as melhores condições de alojamento, de capacidade computacional e de segurança para os nossos sistemas”, refere Luís Domingos.

“Ao evoluirmos para ambiente cloud no Data Center da Covilhã, podemos garantir sempre os recursos tecnológicos de que precisamos - espaço de armazenamento e capacidade de processamento - para podermos acompanhar os projetos ambiciosos do nosso Município. Podemos evoluir os serviços com maior flexibilidade, rapidez e eficiência de custos, uma vez que temos autonomia para dimensionar os recursos disponíveis em data center, pagando apenas pelos recursos que são utilizados.

Para além disso, deixámos de nos preocupar com a gestão das infraestruturas e da rede de comunicações, que passaram a ser asseguradas por equipas especializadas da PT Empresas, de forma integrada e centralizada, possibilitando uma maior otimização de recursos.

Todas as atualizações aos nossos sistemas são também efetuadas de forma centralizada e ficam imediatamente disponíveis, podendo ser imediatamente partilhadas por todos. Desta forma, podemos facilmente evoluir as ferramentas e aplicações de gestão, que são fundamentais para planificar e gerir atividades e novos projetos do Município, sem que para isso tenhamos de adquirir ou de renovar previamente infraestruturas."

A segurança dos sistemas e da informação é também um fator fundamental para podermos assegurar elevada disponibilidade e qualidade dos serviços. Para isso, a PT Empresas assegura a replicação dos nossos sistemas e bases de dados num segundo Data Center, em Lisboa. Dispomos assim de todas as condições de segurança para que, face a qualquer ocorrência, não ocorram falhas ou quebras nos serviços. Tendo toda a nossa informação replicada num segundo data center, minimizamos o risco de perda de informação e asseguramos a continuidade dos serviços”, acrescenta Luís Domingos.

Luís Domingos conclui, referindo que “pelo facto de termos a nossa infraestrutura virtualizada num data center tecnologicamente avançado, com suporte numa equipa da PT Empresas altamente especializada, podemos estar plenamente focados nas necessidades dos munícipes e na gestão dos serviços, sem preocupações com tecnologia. Podemos apostar na inovação e evoluir para serviços tecnologicamente mais avançados, assegurando uma gestão operacional eficiente, em alinhamento com a nossa estratégia de desenvolvimento.”

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:

  • Agilidade e flexibilidade na gestão de recursos TI/SI.
  • Gestão operacional eficiente.
  • Foco na qualidade de serviço.
  • Segurança e continuidade dos serviços.
  • Ausência de aquisição e manutenção de infraestruturas.
Profissionais e PME
2018-02-15T14:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/municipio-de-manteigas

 

 

Multicert

A MULTICERT - Serviços de Certificação Eletrónica S.A. presta serviços e soluções de segurança e certificação digital. Ao longo dos anos, consolidou um posicionamento de referência no desenvolvimento de soluções de segurança digital, elevando o seu grau de especialização na área da certificação eletrónica, em resultado de diversos projetos realizados para o setor bancário e governamental. A MULTICERT incorpora na sua oferta, o novo Certificado Qualificado de Selo Eletrónico, que disponibiliza aos seus clientes.

O desafio

De acordo com Teresa Vicente, Head of Human Resources da MULTICERT, “enquanto empresa de referência, implementamos as melhores práticas, de acordo com a legislação em vigor, em todas as áreas, incluindo a da segurança e saúde no trabalho.

De forma a podermos garantir eficiência e qualidade na prestação de todas as componentes do serviço, e otimização de recursos, era relevante podermos contar com um parceiro nesta área, devidamente autorizado, e com elevada competência e experiência.”

A solução implementada

A Solução BPO de Segurança e Saúde no Trabalho, implementada e gerida pela PT Empresas, abrange todos os colaboradores e estabelecimentos da MULTICERT. O serviço prestado segue as melhores normas e práticas a nível nacional.

No âmbito dos serviços de Saúde no Trabalho, cujo objetivo principal é a prevenção de doenças profissionais, está incluída a realização de exames de saúde no trabalho (admissão, periódicos e ocasionais) e visitas dos médicos aos locais de trabalho, com elaboração do respetivo relatório clínico. A PT ACS, entidade que assegura a prestação do exame médico, integra uma equipa qualificada de médicos e enfermeiros do trabalho, abrangendo todo o território nacional.

No que diz respeito aos serviços de Segurança no Trabalho, são realizadas auditorias anuais nas instalações da MULTICERT para avaliação global das condições de trabalho, com elaboração do relatório técnico e respetivo plano de ações. O serviço é prestado por técnicos devidamente qualificados e com vasta experiência em diversos setores de atividade.

Os resultados alcançados

Conforme refere Teresa Vicente, “ao termos este serviço assegurado pela PT Empresas, podemos contar com uma equipa especializada e multidisciplinar, com experiência consolidada em diferentes contextos de trabalho, capaz de articular e otimizar as diversas vertentes de atuação, para melhorar a eficácia dos resultados. Os técnicos atuam de forma a avaliar e, sempre que possível, otimizar os diversos fatores que contribuem para a prevenção de riscos de doença e/ou de acidente, associados ao ambiente de trabalho.

A prevenção e atuação eficazes no âmbito das condições de trabalho tem impacto na produtividade, reduzindo a ocorrência de situações de incapacidade laboral que acarretam custos para a empresa. Simultaneamente, contribui para promover a imagem de qualidade dos nossos serviços.

Para além de não termos de nos preocupar com a gestão do serviço, que é assegurada ‘end to end’ pelo nosso prestador de serviço, a PT Empresas, garantimos um permanente controlo de custos, com um custo fixo mensal em função do número de colaboradores e estabelecimentos abrangidos.”

Principais benefícios

  • Serviço assegurado ‘end to end’ por equipas especializadas multidisciplinares, com elevada experiência e competência na sua área de atuação
  • Foco na qualidade de serviço
  • Serviço alinhado com a regulamentação e normas em vigor, e de acordo com as melhores práticas de mercado
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Profissionais e PME
2017-07-19T23:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/multicert
Ingenico assegura transações online rápidas e seguras, em qualquer ponto de venda

Dá apoio em todo o mundo a comerciantes, bancos e prestadores de serviços na otimização e proteção das suas soluções de pagamentos eletrónicos, no desenvolvimento da sua oferta de serviços e no incremento das receitas nos seus pontos de vendas.

Em Portugal, a Ingenico assegura atualmente a gestão de mais de 70% dos terminais multibanco de pagamento automático (TPAs).



O desafio

De acordo com Mário Neto, Diretor de Operações da Ingenico Portugal, “temos a responsabilidade de garantir diariamente, a operacionalidade e a qualidade dos processos de pagamento efetuados em todos os TPAs. Para tal, é essencial que a comunicação dos terminais com a entidade gestora dos sistemas de pagamento Multibanco, seja efetuada com rapidez e eficácia. Cada pagamento que é efetuado com sucesso é uma garantia de recebimento por parte dos nossos clientes em todo o país e de satisfação com o nosso serviço.

Para garantirmos a elevada eficiência operacional que é exigida pelos nossos serviços, decidimos evoluir para uma solução M2M - que permite a comunicação remota entre máquinas - que garantisse elevada cobertura, fiabilidade e controlo das comunicações móveis entre os TPAs e a entidade central de pagamentos Multibanco”.

A solução implementada

Solução POS Móvel Plus da PT Empresas, que permite efetuar pagamentos de forma simples e segura, com cartão de débito ou de crédito, em qualquer lugar, através de terminais de pagamento automático (TPA) portáteis/transportáveis.

Fornecimento de mais de 5.000 cartões SIM que asseguram a comunicação segura de dados entre os TPAs e a entidade central do sistema Multibanco.

Portal de self care que permite ao cliente ter autonomia na gestão do seu parque de cartões SIM.

Os resultados alcançados

Mário Neto refere que “a solução M2M da PT Empresas está atualmente instalada na maioria dos nossos TPAs, o que possibilita aos nossos clientes concretizarem os seus processos de pagamento com maior eficácia, rapidez e segurança. O facto de termos o serviço suportado numa rede móvel M2M robusta e com ampla cobertura a nível nacional, repercute-se na qualidade do nosso serviço.

Ao mesmo tempo, a solução permite-nos fazer a gestão centralizada dos mais de 5.000 cartões SIM que temos instalados nos TPAs. É através de um portal online que podemos autonomamente configurar, ativar e suspender os nossos cartões SIM, e verificar, a cada momento, o seu consumo. A partir do portal, podemos localizar cartões assim como receber relatórios e criar alertas, que nos permitem efetuar um controlo constante de todo o parque de cartões SIM, a nível técnico e de controlo de custos.

O portal de gestão do serviço está acessível a partir de qualquer terminal fixo ou móvel com ligação à internet, o que nos permite supervisionar em tempo real, o nosso parque de cartões, mesmo se estivermos em mobilidade.

Desta forma, estamos completamente focados no serviço que prestamos. Sabemos que podemos contar com uma equipa especializada da PT Empresas, com grande experiência em soluções M2M que nos garante suporte 24x7 e que acompanha diariamente as nossas necessidades operacionais.”

Mário Neto conclui, referindo que “num negócio que tem vindo a crescer, esta solução avançada permite-nos facilmente disponibilizar novos terminais de pagamento automático, que ficam de imediato operacionais, possibilitando aos nossos clientes, em todo o país, processar online a faturação dos seus serviços em qualquer ponto de venda, de forma cómoda, rápida e segura.”

Principais benefícios

  • Qualidade na gestão e na faturação dos serviços
  • Elevada fiabilidade e cobertura nacional da rede móvel M2M
  • Gestão online, em tempo real, dos cartões SIM, através de um portal self care
  • Controlo de custos
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Profissionais e PME
2017-07-02T23:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/ingenico
Farmacêutica BIAL virtualiza os seus recursos tecnológicos para continuar a inovar na área da saúde

Com forte investimento nas áreas de Investigação e Desenvolvimento, a BIAL tem patenteado vários novos medicamentos a nível mundial. No centro de I&D da empresa trabalham equipas altamente qualificadas que se dedicam à pesquisa de novos fármacos na área das neurociências e do sistema cardiovascular. Estas equipas colaboram em rede com dezenas de centros de investigação, empresas e instituições internacionais.
Em 2009, a BIAL lançou o primeiro fármaco de patente nacional, um marco histórico para a indústria farmacêutica portuguesa, que está já comercializado em vários países europeus e nos EUA. Em 2016 a BIAL lançou o seu segundo medicamento de investigação própria, um novo tratamento para a Doença de Parkinson.
Hoje, os medicamentos da BIAL são vendidos em mais de 55 países. A empresa perspetiva continuar a disponibilizar medicamentos inovadores e reforçar a sua presença internacional.

O desafio

De acordo com Rui Rodrigues, Diretor de Sistemas de Informação da BIAL “O nosso trajeto de evolução conduziu à necessidade de modernização da nossa infraestrutura tecnológica, para podermos desenvolver projetos de maior dimensão e assegurar a partilha de informação entre todas as unidades do grupo. Para isso, precisávamos de nos libertar da gestão interna da infraestrutura tecnológica e passar a utilizar os recursos tecnológicos de forma mais flexível e adequada ao crescimento do negócio, garantindo o suporte à evolução das nossas operações a nível de grupo”.

A solução implementada

Migração e virtualização da infraestrutura tecnológica da BIAL para os Data Centers PT na Covilhã e em Lisboa.
Serviços de data center: IaaS (Infrastructure as a Service), Backup Centralizado, Monitorização/Reporting e solução de Disaster Recovery.
Projeto concretizado e concluído no prazo de 6 meses.

Os resultados alcançados

De acordo com Augusto Martins, responsável pelas operações de Data Center, “com a migração da nossa infraestrutura tecnológica para a cloud da PT Empresas, passámos a utilizar os nossos recursos TI como um serviço, a partir dos Data Centers da PT. Estes são geridos por equipas especializadas e dedicadas que asseguram, a cada momento, as melhores condições a nível de alojamento, capacidade e segurança para os nossos sistemas de informação.

Em ambiente cloud, podemos aprovisionar, remotamente, através de um portal online, os recursos TI de que necessitamos a nível de servidores, software, recursos de computação e espaço de armazenamento, aumentando ou diminuindo esses recursos de acordo com a evolução do nosso negócio.

A flexibilidade e rapidez na forma como podemos configurar e aceder aos recursos em ambiente virtual, permite-nos facilmente integrar novos projetos e criar novas unidades de investigação, mesmo em novas geografias, sabendo que temos imediatamente acesso aos meios tecnológicos críticos para a nossa atividade, com custos controlados.

Ao mesmo tempo, conseguimos garantir um controlo permanente da disponibilidade e performance dos nossos sistemas, através do acesso online a indicadores e métricas de serviço que acompanhamos em tempo real, e que nos permitem conhecer o nível de performance, eficiência e otimização dos nossos recursos TI.

Adicionalmente, todas as atualizações e upgrades à infraestrutura são assegurados de forma centralizada, ficando imediatamente disponíveis, sem preocupações e sem custos acrescidos.

Outro aspeto relevante refere-se à privacidade e integridade da informação técnica. Para uma empresa que todos os dias produz e analisa um grande número de dados clínicos, a acessibilidade, a segurança e a confidencialidade desses dados são aspetos fundamentais.

No Data Center da PT na Covilhã, garantimos a elevada segurança dos nossos sistemas e dados. A PT Empresas assegura ainda a replicação da nossa informação crítica num segundo Data Center, em Lisboa, garantindo, em qualquer ocorrência, a recuperação dos nossos sistemas e a continuidade das operações.

Com esta evolução, para além deixarmos de nos preocupar com encargos de alojamento, manutenção e atualização da infraestrutura tecnológica, garantimos sempre os recursos necessários para podermos continuar a evoluir e a desenvolver novas áreas terapêuticas, sem constrangimentos e com total controlo de custos”, conclui Augusto Martins.

Principais benefícios

  • Enfoque no negócio core
  • Centralização e segurança da infraestrutura TI
  • Recursos tecnológicos permanentemente disponíveis e alinhados com a evolução do negócio
  • Racionalização e controlo de custos com TI
  • Manutenção e atualização da infraestrutura asseguradas por equipas especializadas e dedicadas
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Profissionais e PME
2017-06-29T23:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/farmaceutica-bial

 

 

RNE - Rede Nacional de Expressos

A RNE - Rede Nacional de Expressos, a operar desde 1995, assegura o serviço diário de transporte de milhões de passageiros, em todo o país. Seguindo um trajeto de crescimento e de modernização dos seus serviços, detém atualmente uma rede de concessões de cerca de 42 mil quilómetros, e gere os itinerários de mais de 200 viaturas que asseguram a ligação entre centenas de destinos, várias vezes ao dia, tendo por objetivo garantir aos seus passageiros um serviço de transporte pautado por um elevado padrão de qualidade e segurança.

O desafio

De acordo com Dr. Carlos Oliveira, Diretor Geral da RNE - Rede Nacional de Expressos “de forma a assegurarmos um serviço de crescente qualidade e comodidade aos nossos clientes, temos vindo a apostar na modernização tecnológica dos nossos serviços, com o foco na gestão do nosso sistema de bilhética. Neste sentido, evoluímos para a integração de diversos canais de contacto com os clientes para podermos disponibilizar um serviço de reserva e compra de viagens mais eficiente, rápido e acessível, acompanhando a crescente procura de serviços online. Ao mesmo tempo, procurámos um suporte tecnológico para os nossos serviços, capaz de acompanhar a evolução das nossas operações.”

A solução implementada

  • Infraestrutura de rede em fibra ótica; gestão da infraestrutura: networking e sistemas de informação
  • Virtualização na Cloud da PT Empresas: Contact Center, website institucional e plataforma de bilhética|vendas online da RNE: website, aplicação móvel myRNE
  • Conectividade e gestão dos serviços de data center que suportam o website e a plataforma de vendas online da RNE
  • Serviços de messaging SMS Express e PromoSpot.
  • Meo Wallet como gateway de pagamentos

Os resultados alcançados

Dr. Carlos Oliveira refere que “ao digitalizarmos todo o processo de compra e de reserva de bilhetes, com suporte numa plataforma online integrada e de maior capacidade e redundância, conseguimos agilizar e simplificar todo o processo de gestão de reservas, acelerar os processos de compra, otimizar recursos e melhorar os serviços que prestamos aos nossos clientes.

Dispomos de uma plataforma de bilhética online, alojada em ambiente cloud, que está integrada com os nossos sistemas core e físicos de bilhética, que nos permite simplificar e agilizar todos os processos de interação - reservas, informações, marcações/desmarcações de viagens - que os nossos clientes efetuam de forma simples e cómoda, a partir do nosso website, da app móvel, ou através do nosso Contact Center.

Asseguramos também um controlo de gestão mais eficiente, pois os dados referentes a clientes, procura e venda estão acessíveis em tempo real.

Estando a plataforma na cloud, não temos de nos preocupar com a gestão e manutenção das tecnologias e podemos dimensionar os recursos online, de forma simples, através de um portal online, de acordo com a evolução das operações. Podemos assim evoluir as nossas operações, garantindo que temos sempre os recursos tecnológicos necessários. Ao mesmo tempo, podemos assegurar uma gestão centralizada dos processos de venda e ter a informação de gestão sempre integrada e atualizada, o que nos permite fazer um controlo de gestão rigoroso, com impacto na produtividade da empresa.

Utilizamos também os serviços SMS Express e PromoSpot, para acompanharmos, em tempo real, a evolução do mercado, emissão de bilhetes digitais e lançamento de campanhas georreferenciadas. Podemos desenvolver campanhas específicas para áreas geográficas referenciadas e conhecer melhor a procura do mercado. Assim, podemos fazer um planeamento mais rigoroso dos circuitos/itinerários da nossa frota, dos períodos horários, e dimensionar rapidamente a frota à procura, com base em informação em tempo real. Desta forma, temos maior capacidade de resposta às flutuações e picos sazonais de procura dos serviços.

Dr. Carlos Oliveira reforça ainda que “o volume de interações com os nossos clientes através do website, do contact center e da app móvel têm vindo a crescer exponencialmente e sentimos uma forte melhoria na eficiência dos serviços. Para além disso, temos toda a informação dos nossos clientes integrada e acessível, e podemos conhecer o mercado com base em informação rigorosa e atualizada, o que nos permite adequar rapidamente os serviços às preferências e ao tipo de procura, e planificar os trajetos e as necessidades de recursos - veículos - de acordo com a variação dos níveis de procura. Desta forma, podemos prestar um serviço de maior qualidade aos nossos clientes”, conclui.

Principais benefícios

  • Desmaterialização dos serviços com redução de custos operacionais
  • Integração de todas as plataformas de interação com o mercado
  • Agilização e simplificação de processos operacionais
  • Dimensionamento dos recursos em alinhamento com as necessidades do negócio
  • Sem investimento e manutenção de infraestruturas e recursos próprios
  • Controlo de gestão eficiente
  •  

Profissionais e PME
2017-01-15T00:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/rne-rede-nacional-de-expressos
DURIT

A DURIT dedica-se à produção de ferramentas e peças industriais em metal duro, utilizando as mais recentes tecnologias e processos de fabrico. A sua produção aplica-se a uma extensa diversidade de setores: automóvel, química, petroquímica, siderúrgica, entre outras.

Com uma estratégia que passa pela crescente especialização e diferenciação dos seus materiais e equipamentos, e pela aposta numa estrutura de produção e de gestão moderna e eficiente, integra atualmente oito empresas e tem operações na Alemanha, Portugal, Espanha e Brasil, com um negócio fortemente direcionado para a exportação.

O Desafio

De acordo com os Administradores Manuel Valente e Flausino Silva, “elevada capacidade e qualidade de produção são vetores fundamentais para a nossa empresa. Para isso, temos de suportar a nossa atividade de gestão em sistemas e tecnologias avançados.

Neste sentido, tínhamos de fazer o upgrade ao atual software ERP que suporta os nossos processos de gestão, para assegurarmos o nível de qualidade de produção e os processos de negócio em pleno funcionamento. Ao mesmo tempo, para podermos expandir o negócio e evoluir os nossos serviços sem constrangimentos, decidimos evoluir toda a infraestrutura tecnológica e aumentar a nossa capacidade de comunicação e de colaboração.”

A Solução implementada

​Upgrade tecnológico à plataforma ERP SAP para evolução funcional dos processos e funcionalidades implementadas.

Migração da infraestrutura TI de suporte às aplicações de gestão, que se encontrava alojada nas instalações da DURIT, para servidores privados virtuais na Cloud da PT, em modelo de Infraestructure as a Service (Iaas), com garantia de redundância, supervisão e securização do Data Center PT, e elevados níveis de disponibilidade de serviço.

Renovação tecnológica da rede de comunicações VPN.IP MPLS para uma solução completa em fibra ótica, com convergência de voz fixa e móvel, em todos os polos industriais.

Os resultados alcançados

Flausino Silva refere que “com este processo de renovação tecnológica, otimizámos os processos de gestão e de produção, aumentámos o nível de colaboração e ganhámos agilidade para evoluir o nosso negócio, lado a lado com os nossos clientes, sem limitações com tecnologia.

A evolução do nosso ERP SAP foi efetuada de forma faseada, garantindo a permanente estabilidade das nossas operações. Com este upgrade, temos uma visão mais próxima, imediata e integrada de todas as vertentes do negócio. Dispomos de novas funcionalidades que melhoram o nosso desempenho operacional, que nos permitem inovar e suportar novos modelos de negócio e que nos têm permitido reduzir custos de operação. Ao mesmo tempo, a evolução da nossa rede de comunicações para fibra ótica permite-nos comunicar de forma mais rápida, segura e eficiente, e partilhar mais informação, mais aplicações e ferramentas de trabalho entre as diversas unidades industriais.

Melhorámos também a colaboração e a produtividade das nossas equipas, ao optarmos por ter todos os nossos terminais fixos e móveis integrados. Desta forma, os colaboradores passaram a gerir os seus contactos de forma mais eficiente, dentro ou fora do escritório. Adicionalmente, otimizámos os custos das nossas comunicações fixas e móveis.

Neste processo de evolução, termos migrado a infraestrutura de suporte aos nossos sistemas de gestão para a cloud, em Data Center da PT, foi crucial. Na cloud PT, conseguimos assegurar sempre os recursos necessários à evolução das nossas operações, sem limitações de capacidade e sem termos de implementar previamente recursos para um plano de evolução a quatro ou cinco anos. Na prática, podemos aumentar ou diminuir o consumo de recursos, de acordo com a evolução do nosso negócio, com custos indexados a esse consumo. Também não temos de nos preocupar com a gestão e renovação da infraestrutura, que é assegurada pela PT Empresas, sem acréscimo de custos.

Desta forma, ganhamos flexibilidade para implementar rapidamente novos projetos, em qualquer geografia, com menor time to market, para respondermos de forma mais ágil às expectativas dos nossos clientes. Podemos agilizar a nossa estratégia de internacionalização e implementar novas operações, sem termos de instalar infraestruturas locais.

Para nós foi muito relevante termos conseguido implementar um projeto de renovação tecnológica que otimiza todas as componentes - sistemas, tecnologias, comunicações e data center - num curto espaço de tempo, com riscos reduzidos e custos inferiores. Igualmente importante é o facto de dispormos de um interlocutor único que conhece bem o nosso negócio e que garante a permanente atualização tecnológica e o suporte end to end aos nossos processos de negócio. Este suporte inclui um serviço de atendimento telefónico especializado 24x7 que é uma forte mais-valia no apoio às nossas equipas técnicas na configuração e utilização dos serviços cloud”.

Flausino Silva conclui referindo que “agora, podemos focar-nos em inovar os nossos produtos e serviços e em alargar a nossa presença a novos mercados, sem limitações tecnológicas. Desta forma, estaremos a investir cada vez mais no crescimento do nosso negócio.”

Principais benefícios

  • Produtividade e eficiência;
  • Visão transversal do negócio;
  • Escalabilidade e flexibilidade;
  • Inovação de serviços e de processos operacionais, com custos controlados;
  • Segurança, fiabilidade e disponibilidade;
  • Gestão de serviços end to end;
  • Foco na evolução do negócio.

Corporate
2015-06-15T23:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/DURIT
Think Digital

Fundada em 2007, a ThinkDigital é uma empresa dedicada à inovação tecnológica, que opera em múltiplos setores das tecnologias da informação tais como Energias, Telecomunicações, Automação Industrial, Supervisão SCADA Industrial, Mobile App Development e IP Networking & Data Center.

Para além da criação de novos produtos, é uma empresa vocacionada para projetos e fornecimento de serviços externos de consultoria e de desenvolvimento tecnológico.

O Desafio

“Os sensores inteligentes - smart sensors - fazem hoje parte do quotidiano das pessoas e das empresas e têm um papel cada vez mais importante na geração de valor económico”, refere Diogo Resende, CTO da ThinkDigital.

“Atualmente, disponibilizamos aos nossos clientes diversos serviços de monitorização e gestão de redes - de energia elétrica, de água, de transportes e de distribuição de gás - suportados em sistemas de sensores inteligentes que permitem a comunicação automática entre um grande número de dispositivos.

A gestão da rede de sensores coloca-nos diversos desafios não apenas tecnológicos mas também operacionais que passam, por exemplo, pela segurança na comunicação dos dados, pela capacidade de deteção e resolução de avarias, entre outros, tendo em conta o forte impacto económico que uma paragem de serviços pode implicar, tanto para a nossa empresa como para os nossos clientes.

É neste âmbito que decidimos evoluir para um sistema avançado de conectividade gerida, que nos permite ter mais autonomia e capacidade para controlar e otimizar o funcionamento das máquinas em que estão suportados os nossos serviços.”

A Solução implementada

​Solução de Conectividade Gerida M2M, com serviço de comunicação de dados GPRS e SMS, nacional e roaming, com acesso a um portal web de gestão selfcare. Plataforma de serviço disponibilizada em ambiente cloud.

Os resultados alcançados

​Diogo Resende refere que “ uma das principais vantagens da solução de Conectividade Gerida da PT Empresas consiste na maior fiabilidade do processo de contabilização de tráfego GPRS entre dispositivos. Ao contrário do sistema tradicional de dados que tínhamos anteriormente, esta solução permite-nos aceder a mecanismos de contabilização de tráfego adequados a comunicações máquina a máquina, o que nos permite conhecer de forma fidedigna, a utilização dos serviços.

Um outro aspeto importante é a maior segurança e controlo das operações. Para nós, é crítico que todos os dados dos nossos serviços circulem de forma segura, quer seja na nossa rede privada ou através da internet. Nesse sentido, conseguimos criar canais seguros que ligam cada sensor diretamente à nossa rede e infraestrutura, garantindo por isso que estamos mais protegidos face a riscos de sabotagem informática.

Outra vantagem relevante é termos acesso ao portal web das soluções M2M que nos permite assegurar, em tempo real, a monitorização e a configuração da nossa rede de comunicações M2M, com simplicidade e segurança, a partir de qualquer terminal fixo ou móvel.

Podemos, por exemplo, analisar o estado e a localização dos cartões SIM, conhecer o plafond consumido e por consumir, consultar os alertas recebidos nos últimos dias e ver os pedidos pendentes. Podemos também adicionar ou reduzir o número de cartões ativos, selecionar um novo tarifário e ativar ou desativar serviços de acordo com as necessidades de cada momento.

Desta forma, para além de reduzirmos as deslocações dos técnicos para controlo dos cartões, podemos atuar de forma mais rápida e eficaz, com repercussões na qualidade do serviço que prestamos.

Para além da flexibilidade e eficiência na gestão e controlo dos serviços, a solução M2M, recentemente atualizada pela PT Empresas, ampliou ainda mais o seu leque de funcionalidades disponíveis. Agora, podemos, por exemplo, aceder a APIs que nos permitem integrar as funcionalidades de gestão dos cartões SIM com as aplicações de gestão da nossa empresa.

Diogo Resende conclui, dizendo que ”a evolução para a plataforma de Conectividade Gerida da PT Empresas consistiu num processo de mudança planeado e desenvolvido em conjunto, tendo já demonstrado ganhos significativos de eficiência, de aumento dos níveis de serviço, de otimização de recursos e de redução de custos operacionais. Acreditamos que, tal como nós, muitas empresas irão capitalizar esta nova tecnologia M2M para encontrar novas formas de comercializar os seus produtos e gerar novas receitas”.

Principais benefícios:

  • Maior autonomia e controlo sobre a rede de comunicações M2M.
  • Gestão, supervisão e reporting, em tempo real.
  • Eficiência operacional.
  • Redução de custos com a gestão dos serviços de conectividade.
  • Diversificação e inovação de serviços.
2015-05-26T23:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/think-digital
Auchan Portugal

O Grupo Auchan, que opera em 13 países, é o 12º maior Grupo de retalho a nível mundial. Em Portugal, possui 3 estruturas de negócio que empregam cerca de 8.500 colaboradores:

  • Os hipermercados e supermercados, onde são detentores das marcas Jumbo e Pão de Açúcar, dos serviços de saúde e bem-estar, das óticas e das Gasolineiras Jumbo;

  • A gestão e construção de centros comerciais com a Immochan, que gere em Portugal 343 lojas e quiosques em centros comerciais, e ainda os centros comerciais Alegro – Alfragide, Castelo Branco e Setúbal;

  • A atividade bancária realizada pela Oney Banque Accord, uma empresa do Grupo Banque Accord, especialista em produtos e serviços financeiros.

O desafio

Segundo António Nunes, Diretor de Sistemas de Informação, “para garantir um maior alinhamento entre as lojas Jumbo e Pão de Açúcar dispersas pelo país, acelerar o processo de tomada de decisão e garantir um melhor time to market, era essencial as equipas poderem colaborar, partilhar informação e interagir de forma permanente, evitando deslocações, que são onerosas e consomem muito tempo.”

Os resultados alcançados

“Após uma análise abrangente de várias soluções, optámos por implementar a solução de Videoconferência da PT Empresas na nossa sede e em algumas lojas Jumbo, com as infraestruturas e equipamentos necessários para termos uma sala de reuniões virtual nas nossas próprias instalações.

A imagem e o som permitem-nos trabalhar à distância com uma experiência quase presencial. Agora, sempre que é necessário, as equipas reúnem de forma simples, como se estivessem lado a lado, o que proporciona uma interação mais frequente e eficaz, com ganhos de tempo e de rapidez na tomada de decisões.

As reuniões, através da videoconferência, permite-nos, em tempo real, apresentar, analisar e atualizar documentos, vídeos, apresentações ou relatórios, de forma partilhada com os nossos colegas. Por exemplo, sempre que pretendemos lançar uma promoção, conseguimos partilhar a campanha com toda a equipa em simultâneo, envolvendo todos desde o início e garantindo maior celeridade na implementação da mesma. Desta forma, as nossas reuniões são tão produtivas como se estivéssemos todos na mesma sala.

Temos, igualmente, realizado entrevistas a potenciais colaboradores que se encontram em outras localidades e efetuado ações de formação com colaboradores que estão distantes, evitando deslocações da equipa. Quando não é possível termos todos os colaboradores presentes na sessão, podemos também utilizar gravações que podem ser vistas em qualquer altura, para garantir a difusão da informação.

Para além das reuniões em videoconferência nas nossas salas, pretendemos dotar a solução com a possibilidade de participar nas mesmas utilizando um smartphone, um tablet ou um pc portátil, tornando o processo ainda mais produtivo.

Ao minimizarmos as deslocações entre lojas, aumentamos a nossa produtividade, reduzimos os custos com as reuniões presenciais, nomeadamente transporte, alojamento dos participantes e aluguer de espaços e contribuímos ainda para a redução de emissões de CO2 e para a melhoria do ambiente dando também um contributo no âmbito do nosso programa de responsabilidade social, uma vez que somos certificados com a norma SA8000”, conclui António Nunes.

Principais benefícios
  • Redução de custos e tempo em deslocações.

  • Maior produtividade das equipas.

  • Maior eficiência da organização.

  • Flexibilidade para aumentar ou reduzir o número de utilizadores.

  • Organização mais sustentável.

Corporate
2015-03-16T00:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/auchan-portugal
Pestana Hotel Group

Para além da cadeia hoteleira Pestana Hotels & Resorts, com 48 unidades, o grupo gere a rede de Pousadas de Portugal, atualmente com 37 unidades.

O crescimento da atividade, a nível nacional e internacional, tem sido sustentado numa aposta na excelência e na diferenciação da sua oferta turística, que se enquadra na cultura local e no potencial de cada destino.

Paralelamente à área da hotelaria, o grupo tem vindo a evoluir para uma participação crescente em negócios que complementam e alargam o valor da sua oferta, como sejam o setor de time-share, o golf, a imobiliária turística, a indústria de cerveja e refrigerantes e ainda a participação na EuroAtlantic Airways.

O desafio

“Com o alargamento da operação a nível nacional e internacional, tínhamos de assegurar uma gestão centralizada de forma a garantirmos o acesso às aplicações de gestão e de negócio a todas as nossas unidades hoteleiras, e destas com a sede em Portugal.

Para isso, era fundamental passarmos a armazenar, também de forma centralizada, todos os nossos sistemas de informação e a garantir as melhores condições em termos de segurança e de supervisão das infraestruturas.

Não podíamos continuar a manter uma diversidade de equipamentos alojados nas nossas instalações e a ter de assegurar a sua permanente atualização”, refere José Theotonio, Presidente da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group.

Os resultados alcançados

“Neste sentido, passámos a alojar, de forma centralizada, toda a infraestrutura TI que suporta os nossos sistemas de informação e aplicações, em Data Center da PT Portugal, que nos garante as melhores condições de segurança e de acessibilidade.

Todas as nossas unidades hoteleiras, nacionais e internacionais, estão interligadas entre si e ligadas ao Data Center, por uma rede privada que nos permite, a qualquer momento, aceder e partilhar toda a informação e aplicações, com total segurança e privacidade.

Desta forma, podemos agilizar processos operacionais e acompanhar diariamente as operações de todas as unidades, otimizando processos de gestão a nível de grupo.

Para além de usufruirmos das condições ideais de alojamento e de sabermos que nunca teremos restrições de espaço, deixámos de correr os riscos inerentes a termos a infraestrutura TI alojada nas nossas instalações e de termos de suportar custos com a manutenção de um data center.

Simultaneamente, racionalizámos custos, pois sabemos que poderemos aumentar o espaço necessário ao alojamento dos nossos sistemas, sempre que for necessário, sem termos de suportar previamente custos com infraestruturas sobredimensionadas.

A segurança na salvaguarda dos nossos sistemas de informação deixou igualmente de ser uma preocupação, uma vez que a PT Empresas assegura backups centralizados e garante a sua atualização permanente.

Também pelo facto de termos todos os nossos sistemas centralizados, podemos mais rapidamente configurar e otimizar as nossas ferramentas de trabalho, com a garantia de que os upgrades ficam imediatamente disponíveis a todas as unidades hoteleiras, independentemente da geografia.

De igual modo, as nossas comunicações nacionais e internacionais estão permanentemente asseguradas, com a garantia de elevada performance, segurança e privacidade, para sustentar as nossas operações e o elevado volume de informação que diariamente partilhamos. Podemos facilmente integrar novas unidades, sem constrangimentos tecnológicos, assegurando sempre elevada fiabilidade e qualidade nas comunicações.

José Theotonio conclui dizendo que “asseguramos o acesso centralizado e seguro à informação e às ferramentas de gestão, por parte de todas as unidades do Grupo. Temos mais flexibilidade para expandir as nossas operações, em qualquer geografia, sem termos de nos preocupar com o alojamento dos nossos sistemas. Libertámo-nos da tecnologia para estarmos totalmente focados no crescimento do Grupo.”

Benefícios

  • Gestão centralizada de todas as unidades hoteleiras.
  • Segurança e otimização da infraestrutura TI.
  • Elevada disponibilidade e fiabilidade das comunicações.
  • Redução de custos.
  • Enfoque no negócio core.
  • Infraestrutura facilmente escalável, que se adapta à entrada de novas unidades
Corporate
2015-02-19T00:00:00Z
https://www.ptempresas.pt/casos-de-sucesso/pestana