Grupo Prolacto evolui a sua infraestrutura para a Cloud, com a Altice Empresas

 

​A Prolacto - Lacticínios de São Miguel S.A está em actividade há já 50 anos na ilha de S. Miguel e tem uma experiência e uma reputação únicas como fabricante de ingredientes industriais com base em leite pelo setor alimentar internacional. A empresa foi adquirida em 2018 pela companhia internacional de investimento Quantum Capital Partners que pretende otimizar e desenvolver esta importante unidade de transformação e fabrico de produtos lácteos dos Açores.

​O Desafio

De acordo com Oscar Criado del Rey Diretor Geral da Prolacto, "queremos promover o crescimento e a modernização do negócio da nossa empresa e para isso é fundamental podermos garantir uma infraestrutura tecnológica robusta, flexível e capaz de dar suporte ao processo de autonomização e evolução do negócio. Com este objetivo, temos de estar totalmente focados em satisfazer as necessidades dos nossos clientes e por isso decidimos externalizar a gestão da componente tecnológica, para ganharmos flexibilidade e eficiência operacional."

A solução implementada

Migração da infraestrutura tecnológica da Prolacto para o Data Center da Altice Portugal na Covilhã | servidores privados virtuais.
A PT Empresas garante end to end a gestão e manutenção da infraestrutura tecnológia e a gestão das comunicações fixas e móveis da Prolacto em plataforma virtual. Assegura ainda todas as componentes de segurança da infraestrutura.
Solução Cloud Office 5.0 para virtualização do ambiente de escritório.

Os resultados alcançados

Segundo Oscar Criado del Rey “decidimos alojar a nossa infraestrutura num centro de dados avançado, em ambiente de cloud privada, e contamos com uma equipa com elevado expertise que garante a permanente supervisão e atualização dos nossos sistemas. 
Garantimos assim a permanente disponibilidade dos nossos recursos tecnológicos e sabemos que temos sempre capacidade para alojar os nossos dados e aplicações de forma segura, e que estes estão sempre disponíveis, minimizando quebras de produtividade. Podemos assim estar totalmente focados no negócio, sem termos de nos preocupar com a gestão e a manutenção da componente tecnológica.
Ao migrarmos a nossa infraestrutura para ambiente cloud, em Data Center situado na Covilhã, garantimos também que os nossos dados e sistemas estão sempre protegidos e disponíveis e que, para além disso, dispomos de uma infraestrutura com capacidade e flexibilidade para suportar a evolução do nosso negócio, o que se reflete em ganhos de produtividade, eficiência e otimização de recursos. 
Podemos assim evoluir e adaptar o negócio ao mercado, com maior flexibilidade, rapidez e eficiência de custos, uma vez que temos autonomia para dimensionar, de forma dinâmica, os recursos disponíveis em data center, pagando apenas pelos recursos que são utilizados.
Para além disso, não temos de alocar recursos internos à gestão da infraestrutura, nem temos de investir em manutenção e upgrades tecnologicos. Toda a gestão das comunicações e dos sistemas de informação da Prolacto, são assegurados ‘end to end’ pela PT Empresas. Temos assim um interlocutor único que assegura todas as componentes da gestão tecnológica.
Passamos igualmente a dispor de maior agilidade e flexibilidade na gestão das nossas comunicações, na cloud, garantindo uma melhor gestão das comunicações fixas e móveis, em função das necessidades das equipas e do negócio. Adicionalmente, passamos a poder gerir com maior flexibilidade e segurança o ambiente de trabalho das equipas, que passam a poder aceder às suas ferramentas de trabalho e aplicações, com total segurança, a partir de qualquer terminal, dentro ou fora do escritório, promovendo assim maior capacidade de colaboração e produtividade.”
“Temos flexibilidade, capacidade e autonomia para gerir e adaptar os recursos tecnológicos à dinâmica de crescimento do negócio, com menores custos operacionais. Podemos estar totalmente focados no negócio, ao contarmos com um parceiro tecnológico com elevado konw how e capacidade para alinhar todos os nossos recursos tecnológicos de forma otimizada”, refere Oscar Criado del Rey.

Principais benefícios:
  • Flexibilidade da infraestrutura para acompanhar a evolução da atividade.
  • Gestão integrada, centralizada e segura dos recursos TI/SI.
  • Enfoque no negócio core.
  • Eficiência operacional.
  • Sem aquisição e manutenção de infraestruturas.​​