Altice Portugal abre candidaturas para a 3ª edição do IoT Challenge, numa iniciativa de novo pioneira em Portugal na área da IoT

A partir dos serviços de IoT da PT Empresas Conetividade Gerida e IoT Place, os candidatos poderão criar as suas próprias soluções de IoT, de forma rápida, escalável e flexível.

O NB-IoT é uma tecnologia de conetividade que assenta num modelo idêntico ao da conetividade 3G/4G, apresentando diversas vantagens, tais como: 

  • Maior longevidade das baterias dos equipamentos (exemplo: 10 anos); 
  • Cobertura de longo alcance e em ambientes indoor;
  • Implementação simples, sem exigir investimento em redes proprietárias;
  • integração com elevado número de equipamentos IoT. 

A solução a desenvolver, com potencial para vir a integrar o portefólio de produtos e serviços de IoT da PT Empresas, deverá enquadrar-se nas áreas de Smart Cities, Indústria 4.0 e Mobilidade.

Encontram-se desafiadas as startups e empresas a inscreverem-se, desde já e até 3 de julho, em ptempresas.pt/iot-challenge. Durante sensivelmente um mês, os participantes poderão desenvolver e testar os seus projetos no Golabs.IoT da Altice Portugal, espaço criado de raiz com vista ao desenvolvimento de soluções IoT, numa lógica de agregação de parcerias estratégicas entre os principais stakeholders do setor.

Os grandes vencedores serão conhecidos no dia 18 de setembro, em Lisboa, num evento de valorização da IoT com a presença de organizações de referência no setor, como a COTEC Portugal, a Huawei, a Sierra Wireless, a Thingworx ou a Enter. Para além da visibilidade do projeto, aos vencedores serão atribuídos ALPHA e BETA passes para o Web Summit 2018, maior evento de tecnologia do mundo que conta entre 5 e 8 de novembro com a Altice Portugal como parceiro tecnológico. Adicionalmente, todos os participantes terão acesso a vantagens competitivas nos serviços de IoT da PT Empresas.

O IoT Challenge posiciona-se como um fórum relevante para a identificação e o recrutamento do talento tecnológico português, contribuindo para apoiar e dinamizar a transformação digital do tecido empresarial em Portugal.

Principal
2018-06-20T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/abertas-candidaturas-para-3-edicao-iot-challenge
Data Center da Covilhã distinguido com Data Centres Architecture and Design Award

Com este galardão, o Data Center da Altice Portugal ganha reconhecimento mundial pela sua arquitetura, inovação, sustentabilidade e design, destacando-se entre os Data Centers do mundo, identificados pelos Data Centre and Cloud Leadership Awards, pela excelência dos serviços que integra e a sua capacidade de inovação.

De acordo com João Sousa, membro da Comissão Executiva da Altice Portugal com a responsabilidade do segmento empresarial, "este prémio simboliza mais um fortíssimo voto de confiança e o reconhecimento do profissionalismo, da maturidade, da inovação tecnológica, do rigor, da segurança e da excelência da Altice Portugal na gestão do seu Data Center. É um enorme motivo de orgulho e um reforço do compromisso sempre assumido pela Altice Portugal junto dos seus clientes no suporte ao incremento dos seus negócios e, dessa forma, ao desenvolvimento económico e social do próprio país".

Altice Portugal

O Data Center agora premiado, no qual a Altice Portugal reforçou este ano em 4 milhões o seu investimento para suportar o crescimento dos seus clientes, é o maior centro de processamento de dados em Portugal, um dos dez maiores em todo o mundo e, ainda, reconhecido como um dos mais inovadores e sustentáveis da Europa, ancorado na maior rede nacional de data centers, com a tecnologia e as infraestruturas de última geração da Altice Portugal. Está internacionalmente certificado pelo Uptime Institute como Tier III, certificação que realça o seu elevado nível de desempenho, segurança e disponibilidade, sendo também uma referência internacional na eficiência energética.

Serviços Cloud e Data Center da PT Empresas impulsionam crescimento dos negócios A capacidade para inovar e responder a novos desafios, aliada à acrescida eficiência e otimização de custos, são hoje cruciais para as empresas. A utilização de recursos tecnológicos em ambiente cloud, a partir de Data Centers, permite às organizações assegurarem capacidade de processamento e de armazenamento para os seus sistemas em função das suas necessidades evolutivas, sem terem de investir em infraestruturas próprias.

Ao assegurarem, a cada momento, o redimensionamento flexível e escalável dos recursos TI/SI de que necessitam, passam a ser mais ágeis, acelerando a sua capacidade para inovar e desenvolver novos projetos. Da mesma forma, podem facilmente externalizar e internacionalizar as operações, pois todas as unidades operacionais, independentemente da localização geográfica, passam a estar interligadas num único centro de dados. Com as suas aplicações armazenadas, de forma centralizada e segura em data center, podem garantir a integridade e disponibilidade dos seus dados mais críticos, que passam a estar protegidos face a ameaças, intrusões ou incidentes.

Notícias relacionadas
Altice Portugal nomeada para o Data Cloud Awards 2018
Conhecer Prémios e Certificações

Secundário
2018-06-15T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/data-center-excellence-award
Contact Center da PT Empresas é duplamente premiado no APCC Best Awards 2018

O Serviço de Contact Center que é prestado pela PT Empresas, desde 2015, ao Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia, voltou a ser distinguido em 2018 com o prémio Gold (1º lugar) nos APCC Best Awards 2018.

Para além da atribuição do Prémio Gold referente à categoria ‘Outros Setores’, neste ano, o Contact Center da Santa Casa ganhou ainda mais um prémio, na categoria ‘Melhor Contact Center até 50 posições’ com o troféu bronze (3º prémio). Esta categoria integrou, este ano, o APCC Best Awards, pela 1ª vez.

O serviço de Contact Center da PT Empresas, agora premiado pela APCC, assegura todas as operações de atendimento e back-office do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sendo um serviço crítico para a Instituição, na medida em que é a primeira linha de contacto com todos os apostadores e mediadores a nível nacional através do canal voz e escrito.

A qualidade de serviço reconhecida na gestão do Contact Center é acompanhada por um investimento contínuo na formação e desenvolvimento das equipas e por um plano de incentivos que visa aumentar o seu nível de motivação.

Adicionalmente, o nível de performance é continuamente monitorizado e avaliado através de um conjunto de indicadores de atividade, fiáveis e rigorosos que permitem à Santa Casa conhecer, controlar e melhorar, de forma contínua, os níveis de produtividade e de qualidade do serviço prestado.

O Contact Center da PT Empresas assegura cerca de 160.000 contactos por mês e é responsável pela venda de mais de 60.000 serviços por ano e pela gestão de aproximadamente 8.000 chamadas por dia.

A distinção dos APCC Best Awards, pelo 3º ano consecutivo, reforça a posição de liderança da PT Empresas e da Altice Portugal no segmento business to business, no âmbito do qual a PT Empresas assegura serviços de Business Process Outsourcing (BPO) de grande relevância e dimensão, afirmando-se como operador convergente com capacidade para incorporar soluções inovadoras e líderes, não só de telecomunicações, mas também de ICT e BPO.

Secundário
2018-06-12T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/contact-center-premiado
Altice Portugal nomeada para o Data Cloud Awards 2018

Os nomeados são escolhidos com base num benchmarking internacional que seleciona as empresas que mais se distinguem, a nível de serviços Cloud e Data Center, pela sua genuína capacidade de inovação e excelência de serviço.

Data Center da Covilhã figura entre os quatro finalistas selecionados na categoria ‘Excellence in Data Centres Architecture and Design Award’, posicionando-se, a nível mundial, entre os Centros de Dados que mais se destacam pela sua arquitetura, inovação, sustentabilidade e design.

O Data Center da Covilhã - o maior centro de processamento de dados em Portugal e um dos dez maiores do mundo - é reconhecido como um dos mais inovadores e sustentáveis da Europa.

Serviços de Cloud e Data Center da PT Empresas impulsionam o crescimento e a competitividade das empresas.

Recentemente a PT Empresas passou a dispor de uma Sala de Business Continuity,no Data Center da Covilhã, que permite aos seus clientes assegurar a plena continuidade das suas operações, com toda a segurança, sempre que ocorra qualquer situação anómala que impeça o normal funcionamento da atividade nas suas instalações.

Os serviços de Cloud e Data Center da PT Empresas são suportados na maior rede nacional de data centers, com tecnologia e infraestruturas de última geração.

Conhecer Prémios e Certificações

Secundário
2018-06-05T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/altice-portugal-data-cloud-awards
Altice Portugal promove encontro estratégico entre PT Empresas, Clientes e ICT Partners

O PT Empresas Day apresenta as soluções de ICT mais adequadas para o processo de transformação tecnológica das empresas, posicionando a Altice Portugal como o stakeholder de referência para a digitalização e modernização do tecido empresarial, eixo fundamental do desenvolvimento económico regional e nacional.

Neste encontro estratégico, estão desde logo em destaque soluções de suporte à gestão integrada dos territórios, envolvendo todo o ecossistema das cidades inteligentes, que veem nas infraestruturas de ICT, plataformas e soluções Internet of Things (IoT) da PT Empresas a capacidade de atuar em 5 vertentes estruturantes: smart government; smart people; smart economy; smart environment; e smart life.

No PT Empresas Day, ganha particular relevância o Cloud Office 5.0, um pacote inovador de software e de serviços que permite trabalhar quando e onde é necessário, com recurso às ferramentas de produtividade e colaboração Microsoft Office 365. Acrescem serviços de suporte técnico e soluções de segurança avançada para o posto de trabalho, com as vantagens associadas ao Cloud Office 5.0: acessibilidade, flexibilidade, tranquilidade e controlo de custos.

Estão, ainda, em evidência soluções PT Empresas, em parceria com a Check Point, para fazer face às crescentes exigências organizacionais ao nível da segurança informática e a agilização de uma arquitetura de segurança mais robusta e preparada. Também para o marketing digital há no PT Empresas Day um conjunto de soluções tecnológicas Cognitive, orientadas para uma relação mais eficaz entre a marca e os consumidores, visando reforçar a fidelização e expandir os negócios. O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é, igualmente, um dos focos do evento, no qual uma equipa multidisciplinar da PT Empresas, em articulação com a Compta, promove expertise na avaliação de riscos legais, definição de processos de gestão internos e implementação de soluções tecnológicas.

A atuação da Altice Portugal em ICT materializa uma das vertentes da sua estratégia tripla para o segmento organizacional, ancorada numa rede comercial com mais de 850 profissionais com reputado know-how tecnológico, num portefólio inovador centrado em telecomunicações, ICT e Business Process Outsourcing (BPO) e numa infraestrutura de ponta.

O PT Empresas Day decorre uma semana após o anúncio de uma parceria tripartida entre a PT Empresas, a SAP e a Accenture com o objetivo de servir as empresas portuguesas e o setor público nacional no seu processo de transformação digital. Ainda no âmbito desta parceria, foi selecionado o Data Center da Altice na Covilhã como o primeiro e único Data Center em Portugal a ser reconhecido à data pela SAP como apto para receber a co-localização de soluções SAP HANA Enterprise Cloud. A este reconhecimento juntam-se as certificações SAP já existentes, nomeadamente SAP HANA Operations Services, SAP Cloud Services e SAP Hosting Services.
A Altice Portugal enaltece, assim, para além das telecomunicações, áreas que conota como fulcrais para a sua intervenção através de investimentos tecnológicos e de inovação que criem valor e desenvolvimento económico, de uma forma completamente transversal, em Portugal.

Sem destaque
2018-05-28T23:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/altice-portugal-encontro-estrategico
PT Empresas assegura infraestrutura tecnológica do Millennium Estoril Open 2018

Durante o torneio, que decorreu entre 28 de abril e 6 de maio, a PT Empresas assegurou a cobertura integral da rede WiFi, acesso à Internet, assim como o serviço MEO TV que permitiu a centenas de profissionais assegurarem a transmissão do evento com elevada qualidade e definição, assim como aos milhares de espetadores presentes acederem livremente à Internet e partilharem as suas experiências durante o torneio, independentemente da sua localização no recinto.

Todos os profissionais a operar nos espaços de suporte à prova e aos jogadores, área de imprensa, slice lounge, segurança, viaturas oficiais de transporte e serviços médicos, puderam comunicar com rapidez e segurança, através dos seus smartphones, computadores ou tablets.

A PT Empresas detém know how e experiência consolidada na prestação de serviços de telecomunicações e tecnologia que respondem aos requisitos de grandes eventos desta natureza com presença de milhares de espetadores e centenas de profissionais, que requerem, por isso, soluções à medida, estruturadas e implementadas de acordo com as exigentes especificidades e normas dos grandes eventos internacionais.

A Altice Portugal, através da PT Empresas, está disponível para continuar a ser o parceiro tecnológico deste evento que tanto prestígio traz ao Desporto e ao Ténis em Portugal. "Somos já parceiros históricos do Estoril Open e assim nos queremos manter."

Sem destaque
2018-05-06T11:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/infraestrutura-tecnologica-millennium-estoril-open
Marcas da Altice Portugal arrancam 2018 com 10 troféus em 3 prémios de excelência

Troféus conquistados pelo MEO como a Escolha do Consumidor ’18 e Escolha do Consumidor Excellentia ’18, atribuído pelo ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, os 4 Prémios Cinco Estrelas, ou as 4 eleições do MEO como Produto do Ano vêm comprovar a liderança da marca da Altice Portugal e a preferência dos consumidores nacionais.

Escolha do Consumidor 2018

Na Escolha do Consumidor ’18 e Escolha do Consumidor Excellentia ’18, o serviço móvel do MEO foi premiado pelos consumidores com uma nota geral de satisfação de 84,02% e a marca foi ainda reconhecida pelas suas práticas de gestão centradas no cliente.

Escolha do Consumidor Excellentia 2018


Também o SAPO Voucher, marca da Altice Portugal, foi eleito a Escolha do Consumidor ’18 na categoria Portais de Ofertas e Experiências, com um índice de satisfação de utilização de 79,4% e uma nota final global do produto de 80,2%.

Prémio 5 estrelas 2018

Nos Prémios Cinco Estrelas a marca MEO conquistou 4 categorias: “Smartphones desbloqueados”, “Internet”, “TV” e a categoria “Festivais”, onde o MEO Sudoeste recebe o prémio pela segunda vez consecutiva.

Produto do ano 2018

Quanto às eleições como Produto do Ano, os “Smartphones desbloqueados” MEO repetem ao ser também eleitos como “Produto do Ano”, e 3 outros novos produtos MEO conquistam esta distinção: o pack de Segurança e Vídeo MEO Smart Home, a oferta de Internet MEO Smart Net e o serviço de localização familiar MEO Safe.

Todas estas marcas da Altice Portugal passam assim a poder ostentar em 2018 os selos de distinção atribuídos pelas respetivas organizações dos prémios nas comunicações que venham a realizar com os seus consumidores, refletindo nos seus produtos e serviços o reconhecimento da excelência da satisfação, das relações de confiança criadas e o caráter inovador das suas ofertas.

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, "Estes prémios são uma clara motivação e incentivo para o Grupo e para a estratégia futura, cujo principal desígnio continuará centrado no cliente e na sua satisfação. É, sem dúvida, reconfortante ver premiada a excelência que imprimimos nas nossas ofertas que, cada vez mais, são pensadas para uma transversalidade social do nosso território. A Altice continuará a apostar na escolha cirúrgica da tecnologia e inovação a incluir na oferta, que responda aos anseios de uma sociedade que cada vez mais se apresenta como seletiva e exigente, o que se torna verdadeiramente aliciante para quem pensa a oferta tendo as pessoas, enquanto cliente, como foco principal”.

Sem destaque
2018-01-18T14:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/marcas-altice-premios-excelencia
PT reforça liderança em 2017

"Hoje somos um operador de telecomunicações com a oferta mais abrangente do mercado. Além da oferta de telecomunicações (onde somos líderes em todos os segmentos) temos uma oferta para os nossos clientes que passa por soluções de ICT e de Business Process Outsourcing", revela João Sousa, Chief Sales Officer B2B, acrescentando ainda que essas soluções permitem que os clientes "se foquem nos seus negócios e se libertem de operações de suporte, que podem garantir em regime de outsourcing, com elevada qualidade e eficiência de custos".

Também no consumo a marca MEO continua a dar cartas. Para João Epifânio, Chief Sales Officer B2C, este é o resultado da sua estratégia baseada em três pilares fundamentais: "Investimento em infraestrutura para garantir a acessibilidade de redes de nova geração, inovação de produtos e serviços, garantindo que o MEO está na vanguarda e continuará a marcar a agenda em Portugal e na Europa e melhoria contínua da experiência dos seus clientes, foco central de toda a nossa atividade". E isso é visível pelos últimos dados divulgados pela ANACOM. No final de 2017 a MEO manteve a liderança no acesso à internet fixa e móvel com 39,5% de quota de mercado no acesso fixo e 38,3% na internet móvel.

Além dos acessos à internet, a MEO aumentou também a sua liderança relativa ao segundo operador na oferta de pacotes de serviços de telecomunicações, garantindo uma fatia do mercado próxima dos 40% no final do terceiro trimestre do ano passado. A ideia é continuar a crescer e, por isso, o programa de expansão de rede de fibra da PT continua em passo acelerado. A meta mantém-se: alcançar 5,3 milhões de casas fibradas até 2020, mas, neste momento, a operadora já chegou a quatro milhões de casas e empresas. Um número acima do que estava previsto quando anunciou em 2015 este programa e que previa atingir 3,5 milhões de clientes.

Sónia Peres Pinto (Sol Online)

Ler Artigo completo

Sem destaque
2018-01-15T00:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-reforca-lideranca-2017
Meo confirma certificações que asseguram melhores práticas do mercado em serviços ti e segurança

A certificação ISO20000 assegura que o sistema de gestão destes serviços se encontra em conformidade com os requisitos desta norma de referência internacional.
Complementarmente, a certificação ISO27001 assegura as melhores práticas relativamente ao modelo de gestão da segurança da informação.

Estas certificações são muito importantes, firmando o compromisso da MEO na entrega de serviços com elevados padrões de qualidade e de segurança que se revelam diferenciadores no nosso posicionamento no mercado.

Permitem comprovar elevada qualidade na prestação dos serviços, pela credibilidade do seu modelo de gestão e pela garantia de cumprimento de níveis de serviço e de segurança, quer do cliente final, quer dos seus fornecedores.

A manutenção e a renovação destas certificações impactam ao nível global de competitividade dos serviços PT Empresas da MEO no mercado nacional e internacional, através da garantia de cumprimento das normas vigentes, assim como pelo reconhecimento de uma estratégia de continuidade e de melhoria contínua dos serviços.

A garantia de continuidade de cumprimento dos requisitos das normas ISO20000 e ISO27001 resulta do contributo de uma larga equipa da Altice/PT que todos os dias se supera para garantir o cumprimento de elevados níveis de serviço.

Conhecer Prémios e certificações

Sem destaque
2017-12-05T00:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/certificacoes-melhores-praticas-it
Corredor português superou a maratona da Antártida, com apoio da PT Empresas

A PT Empresas associou-se uma vez mais ao espírito de desafio deste maratonista que se preparou arduamente para pôr à prova todas as suas capacidades de resistência e superação, ao representar Portugal nesta corrida.

Para poder enfrentar uma prova com condições extremas, João Netto realizou um exigente programa de preparação, com treinos intensivos sob temperaturas negativas, correndo dentro de câmaras frigoríficas e também nas câmaras hiperbáricas do Centro de Alto Rendimento do Jamor, em condições de altitude.

Corredor português superou a maratona da Antártida, com apoio da PT Empresas

Entre 55 participantes, João Netto conseguiu concluir esta maratona e cortar a meta em 29º lugar com um tempo de 6h 29mn 36s, mostrando-se muito satisfeito por ter superado este enorme desafio. Com mais esta conquista, o maratonista português deixa a sua marca e mostra a bandeira portuguesa em solo da Antártida.

A partir da Antártida, João Netto mostrou com orgulho a medalha que traz para Portugal e agradeceu o apoio da PT Empresas, que uma vez mais acreditou na sua capacidade de superação.

Sem destaque
2017-11-29T14:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/maratona-da-antartida
PT Empresas marca presença n’O Jantar do Ano 2017

O evento reuniu, no Convento do Beato, cerca de mil convidados, que se juntaram para degustar diversos pratos confecionados por Chefs reconhecidos - Justa Nobre, Vítor Sobral, Henrique Sá Pessoa e João Rodrigues, num momento em que os melhores da gastronomia nacional se encontram para um desafio de grande escala.

PT Empresas marca presença n’O Jantar do Ano 2017

A PT Empresas assegurou o serviço WiFi do evento, garantindo elevada disponibilidade em todo o espaço, para que todos os presentes pudessem comunicar e partilhar as suas fotos e vídeos, em tempo real.

Para além de reforço do posicionamento da marca com esta causa de relevo social, o jantar, seguido pelo espetáculo e pela festa, proporcionou aos convidados presentes uma noite única de convívio, num ambiente de glamour, em que todos se associaram de forma solidária a este projeto.

PT Empresas marca presença n’O Jantar do Ano 2017

Sem destaque
2017-11-21T14:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/jantar-do-ano-2017
Altice/PT parceira da Volvo Ocean Race 2017

Tal como na última edição da Volvo Ocean Race, a Altice/PT foi uma vez mais parceira e patrocinadora oficial deste grande evento.

Toda a infraestrutura de comunicações que deu suporte à organização e operação deste evento, na etapa que passou por Lisboa, foi totalmente assegurada pela Altice/PT. Espaços de suporte à prova, equipas, área de imprensa, segurança e serviços médicos puderam comunicar com total qualidade e rapidez, com garantia de suporte técnico permanente assegurado por equipas especializadas.

A parceria num evento desta dimensão e a garantia de elevada fiabilidade e disponibilidade das comunicações, bem como o elevado nível de serviço, evidenciam a capacidade tecnológica da Altice/PT.

O evento constituiu igualmente uma excelente oportunidade para promover o networking com clientes e parceiros, e para partilhar conhecimentos e experiências, num ambiente descontraído e inspirador.

Foi a bordo do ‘Santa Maria Manuela’, o lendário veleiro histórico da Frota Branca Portuguesa, que os convidados da PT Empresas assistiram e acompanharam alguns dos principais momentos deste grande evento.

Sem destaque
2017-11-16T00:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/altice-pt-paceira-volvo-ocean-race-2017
Ascensão da economia digital em debate no IDC Directions

Alexandre Fonseca, Chief Technology Officer da Altice/PT, foi um dos oradores convidados e sublinhou a necessidade de as organizações criarem uma cultura interna de transformação.

Face às significativas mudanças tecnológicas a que assistimos nos últimos anos, a IDC prevê um ritmo de mudança ainda maior entre 2017 e 2020, à medida que cresce a “Economia DX”. Para que esta nova economia digital seja bem-sucedida, é preciso entender as novas regras, os novos papéis dos líderes tecnológicos e o novo posicionamento dos fornecedores de tecnologia.

Ascensão da economia digital em debate no IDC Directions

As competências são fundamentais para liderar esta nova economia digital. A inovação/tecnologia e a requalificação de competências têm de andar de mãos dadas. E isso aplica-se às organizações. Alexandre Fonseca, Chief Technology Officer da Altice/PT, focou a importância da incorporação de novo know-how, novas competências e novos talentos nas empresas. “Sabemos que, dentro de 20 anos, grande parte daquilo que são as atividades tecnólogas que realizamos hoje nas nossas organizações não vão existir.”

“As comunicações são um bom exemplo de um setor no qual ainda se mantém uma abordagem technology deliver. A evolução dos próximos anos implica uma alteração profunda, que já não é driven by technology. É preciso fazer as coisas de forma diferente. E uma característica fundamental das áreas tecnológicas é a capacidade de questionar o status quo instalado.” refere Alexandre Fonseca.

Um outro tema que marca a atual transformação digital são os dados (data) e a importância da sua análise.”Temos de ser capazes de perceber que há novos paradigmas para analisar dados e saber endereçar essa análise de dados em tempo real, de forma a não existir uma solução ‘one size fits all’ para os clientes, mas sim soluções personalizadas.”

Nesta 20.ª edição do IDC Directions, a Altice/PT marcou também presença no espaço de exposição com várias soluções. Neste espaço, os visitantes puderam conhecer as soluções de Internet of Things (IoT) e as soluções de Cloud e Data Center da PT Empresas, que potenciam a transformação digital e que permitem às empresas inovar e evoluir os seus serviços com maior agilidade, eficiência e rentabilização de custos.

Ascensão da economia digital em debate no IDC Directions

A solução IoT de Conectividade Gerida, as soluções de Gestão Agrícola, de Gestão de Espaços Verdes e de Telemetria de Água, que permitem otimizar a eficiência energética, assim como as soluções de localização - Gestão de Frotas, Localização de Ativos, Localização e Segurança de Pessoas - e o serviço IoT Place, estiveram em demonstração no stand, tendo suscitado grande interesse entre os visitantes que puderam ver de perto os seus benefícios - eficiência operacional, rentabilidade, universalidade ao nível dos equipamentos, maior segurança, melhor qualidade de serviço, total disponibilidade e simplicidade.´

Em destaque estiveram também as soluções de Cloud e Data Center, em particular as ofertas de Cloud Backup e Disaster Recovery que foram já lançadas em 2017. Através de demonstrações em tempo real foi possível partilhar com os visitantes as mais-valias que estas soluções trazem às organizações, em especial no que diz respeito à proteção e recuperação dos dispositivos e respetivos dados, continuidade de negócio em cenários de desastre, agilidade e eficiência de custos na resposta às necessidades do negócio de cada organização.

Ascensão da economia digital em debate no IDC Directions

Neste espaço de exposição, que demonstrou o potencial da rede de fibra e da inovação Altice/PT, esteve também em demonstração a aplicação MEO Go VR que proporciona uma experiência única e imersiva, com conteúdos 360º e televisão em direto.

Ascensão da economia digital em debate no IDC Directions

Tendências do setor de Utilities e Energia

Após as conferências da manhã, seguiu-se um almoço executivo com a presença de um grupo alargado de clientes PT Empresas, durante o qual se abordou o tema das novas tecnologias no setor de Utilities e Energia. Roberta Bigliani, vice-presidente, EMEA IDC Energy Insights, e Inês Ferreira, da Direção de Produto e Pré-venda/M2M e IoT da PT Empresas, aproveitaram o momento para dar a conhecer as tendências de evolução deste setor e a forma como as empresas utilizam, de forma crescente, soluções IoT, em diversas áreas de atividade, para poderem inovar e oferecer maior qualidade e diferenciação nos serviços prestados, com uma gestão mais simples e eficiente.

Inês Ferreira destacou os fatores críticos para a plena integração das soluções IoT com o negócio core, e apresentou o portefólio de soluções IoT, referindo que a PT Empresas pretende contribuir para o crescimento das empresas e da economia nacional, através da aceleração de startups e smart cities. Foram exemplificados casos de sucesso de soluções IoT aplicadas a diferentes atividades do setor - na gestão de eletricidade, na gestão da água, gestão de resíduos - e destacados os benefícios para os fornecedores de serviço e para os utilizadores finais. Foi também apresentado o Cartão Rede Total, a nova solução de conectividade gerida para cartões SIM, que permite máxima cobertura móvel em território nacional, com um set up simples e rápido.

Sem destaque
2017-10-31T00:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/idc-directions
Altice: A parceira tecnológica do Web Summit

Em articulação com a organização do Web Summit, serão asseguradas todas as condições para dotar aqueles espaços com cobertura WiFi de alta densidade e alta disponibilidade, adequadas ao nível de exigência e à dimensão internacional do evento, para o qual se prevê a presença simultânea de cerca de 67 mil dispositivos.

Em 2016, a rede WiFi instalada suportou o acesso de cerca de 53 mil dispositivos wireless que, em simultâneo, produziram débitos agregados de download superiores a 1,8 Gbps.

Além da infraestrutura tecnológica, a Altice patrocina o evento nas edições de 2017 e 2018, onde estará presente num espaço dedicado à experiência da convergência entre acessos, conteúdos e publicidade em todo o mundo Altice, contando com a participação de todas as operações do Grupo, com especial destaque para a interação com empreendedores e startups.

A promoção da inovação e do talento nacionais não foram esquecidos e este ano 4 startups portuguesas vão ter a possibilidade de expor os seus projetos no Web Summit a convite da Altice. Os projetos da Nesto, Domatica, ThoughtCreator e TulaMove venceram o IoT Challenge da Altice/PT, que decorreu em setembro e possibilitou aos grupos de trabalho selecionados desenvolverem ou adaptarem soluções de IoT de forma rápida, escalável e segura, mediante o recurso aos serviços IoT da PT Empresas.

De salientar que as áreas de aplicação destas soluções evidenciam uma grande diversidade e abrangem o Turismo, Indústria/Agro-Indústria e Retalho.

Tendo em conta que o Web Summit não decorre apenas no Parque das Nações, este patrocínio estende-se, também, ao Night Summit que irá decorrer no Bairro Alto, Cais do Sodré e LX Factory, com várias festas e animações de rua.

O Web Summit contará, ainda, com o SAPO, o portal líder em Portugal, como digital media partner, que permitirá assegurar o acompanhamento exaustivo de todos os temas relacionados com o evento, com equipas dedicadas a tempo inteiro à produção de conteúdos, a disponibilizar ao minuto nas diferentes áreas editoriais do SAPO. Adicionalmente, o SAPO vai assegurar a transmissão, em direto na homepage e nas áreas Tecnologia e Web Summit, de conferências no Centre Stage.

Para Claudia Goya, CEO da Altice/PT: "O nosso relacionamento com o Web Summit vai muito além de patrocinadores, somos parceiros não só na tecnologia implementada no evento, como disponibilizamos o espaço para os seus escritórios em Lisboa e partilhamos uma visão comum no apoio a startups e ideias inovadoras. O espírito empreendedor que está inerente ao Grupo Altice é aquele que queremos ver nos projetos disruptivos que apoiamos, não só por serem inovadores e únicos, mas porque têm um modelo de negócio que se enquadra quer no nosso roadmap de produtos e serviços, quer no nosso ecossistema de parceiros."


Notícias relacionadas:
IoT Challenge PT leva quatro startups ao Web Summit
Rede WiFi da PT assegura comunicações do Road 2 Web Summit
PT lança IoT Challenge para startups e developers – Os melhores vão ao Web Summit

Sem destaque
2017-10-15T23:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/altice-parceira-web-summit
Ílhavo inteligente: município assina procolo de cooperação com a PT e Altice Labs

Nesta assinatura, além de Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, rubricaram o acordo Ana Bocas, Diretora de Clientes Corporate, Carlos Sá Carneiro, Diretor de New Business da PT e Alcino Lavrador, Presidente da Altice Labs e responsável pela I&DT do Grupo Altice.

Este protocolo de colaboração surge no seguimento do trabalho de maior aproximação do Município de Ílhavo às melhores práticas e ao conhecimento sobre as vantagens alcançadas através da utilização de tecnologias e soluções inteligentes que possibilitam a comunicação entre máquinas e dispositivos, para desenvolver soluções inovadoras para as cidades.

O Município de Ílhavo pretende, através da colaboração com a PT e a Altice Labs, promover o desenvolvimento de projetos e iniciativas que promovam uma gestão urbana mais eficiente, sustentável e direcionada ao bem-estar dos seus munícipes, com impacto na competitividade do município.

A gestão turística é uma das áreas em foco que o Município quer desenvolver, nomeadamente o projeto “Ílhavo – Destino Turístico Inteligente” que visa aumentar a notoriedade da marca “Ílhavo” para visitantes e turistas e, em paralelo, melhorar a experiência e a vivência de todos quantos visitam e recorrem a serviços de operadores turísticos com atividade no Município de Ílhavo.

Sem destaque
2017-07-18T23:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/ilhavo-inteligente
O dia em que a PT Empresas construiu uma fábrica

Leia o artigo publicado na Exame Informática, em que o CEO da Solintellysys, João Figueiredo, e João Sousa, chief Sales Officer/ B2B da Portugal Telecom, falam sobre esta parceria.


Artigos relacionados:
PT marca presença em fórum sobre Indústria 4.0

Sem destaque
2017-07-17T14:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/o-dia-em-que-a-pt-empresas-construiu-uma-fabrica
PT partilha conhecimento na conferência ‘Cibersegurança | Uma gestão de risco’

Dada a relevância do tema, a ECO promoveu, no passado dia 27 de junho, a conferência ‘Cibersegurança | Uma gestão de risco’, que decorreu no Salão Nobre da Câmara de Comércio e Indústria em Lisboa, reuniu representantes de grandes empresas nacionais e especialistas nacionais e internacionais em cibersegurança.

A sessão de abertura da conferência esteve a cargo do Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança.

‘Como é que as empresas se estão a preparar para enfrentar estes novos riscos? Que planos de ação para gerir estes ataques? Que capacidade para os prevenir e antecipar, e quais as ferramentas à disposição das empresas e das organizações?’, foram questões em debate.

José Alegria, Diretor de Cybersecurity  e Privacy da PT e Coordenador de Cybersecurity ao nível do Grupo Altice, foi orador convidado, e partilhou a visão, a experiência e o know-how da PT sobre a forma como as empresas e as instituições se deverão preparar para o impacto crescente das ciberameaças, e a importância de assegurarem as melhores normas e práticas que permitam responder de forma eficaz e pró-ativa a estas ameaças.

PT partilha conhecimento na conferência ‘Cibersegurança | Uma gestão de risco’

Conforme referiu José Alegria, “não é possível garantir a 100% a prevenção contra ciberataques, que são cada vez mais sofisticados e potencialmente agressivos. Mas é possível diminuir significativamente os seus impactos desde que se sigam algumas orientações:

  • Garantir backups de forma segura e com testes periódicos de reposição. Estes backups deverão, sempre que possível, residir numa plataforma tecnológica diferente dos ambientes mais comuns na empresa.
  • Assegurar que todos os desktops, laptops e servidores estão atualizados em termos de patches de segurança e assegurar igualmente que os diferentes antivírus estão sempre atualizados.
  • Todos os colaboradores deverão ter formação básica sobre como detetar “phishing” e outro tipo de ameaças dirigidas aos utilizadores. A segurança tem de começar nas pessoas que são e serão sempre o elo mais fraco.
  • As redes internas das empresas deverão ter uma segmentação adequada com mecanismos de proteção.
  • Há que garantir uma heterogeneidade mínima a nível tecnológico - se tudo for baseado na mesma tecnologia e ocorrer um ataque a essa tecnologia, toda a organização está, por definição, exposta.
  • Finalmente, dispor de mecanismos de resposta a incidentes de segurança para que, caso um ataque se materialize com sucesso, seja possível combatê-lo, contê-lo e eliminá-lo.”


Saiba mais sobre as soluções de Segurança PT.

Aceda a artigos, infografias e whitepapers sobre segurança no nosso blog.

Sem destaque
2017-07-10T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/conferencia-ciberseguranca
PT marca presença em fórum sobre Indústria 4.0

Paulo Neves, CEO da PT, destacou “as mudanças que estão já hoje a ocorrer ao nível dos municípios e das empresas e a importância da ‘indústria 4.0’ e das ‘smart cities’, na resposta aos novos desafios das cidades, das empresas e das pessoas. A transformação digital está a mudar a forma como utilizamos os serviços, como trabalhamos e produzimos. Prevê-se, para os próximos anos, um forte investimento das empresas na digitalização da sua cadeia de valor e do seu portfólio de produtos e serviços, com impactos significativos, nomeadamente, ao nível da customização dos serviços, da redução do time to market, da maior eficiência operacional e da agilização na relação com parceiros e clientes.”

"A PT/ALTICE está preparada para assumir um papel relevante neste novo ecossistema da indústria 4.0, disponibilizando os enablers mais relevantes, tais como serviços de IoT, serviços de cloud, análise de big data e mecanismos de controlo de acesso. A integração destes enablers será a base para uma boa implementação da indústria de próxima geração colocando as telcos, no centro do negócio", afirmou Paulo Neves durante a sua intervenção no evento.

Os serviços cloud são também uma peça chave na transformação digital, proporcionando escalabilidade, flexibilidade e segurança na gestão dos serviços, capacidade para acesso remoto aos dados, em tempo real, e otimização de recursos associada a uma gestão previsível de custos.

Miguel Matos, diretor de Desenvolvimento Negócio ICT (DDI), fez uma apresentação sobre o impacto da cloud nas empresas, referindo os desafios e os drivers desta mudança, assim como os benefícios resultantes da evolução para o modelo cloud, com suporte na rede de Data Centers da PT, focando também os fatores que as empresas deverão ter em conta neste processo de evolução.

Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs, participou no painel “Revolução Industrial: O que muda?”, um debate moderado pela jornalista Fátima Campos Ferreira.

Na sessão de encerramento, Alexandre Fonseca, Chief Technology Officer (CTO) salientou a importância de eventos como este, que permitem ampliar a partilha de informação sobre a tecnologia nacional disponível, com vista à resolução eficiente dos problemas das comunidades locais e regionais, fazendo uma clara alusão à relevância da Altice Labs no ecossistema tecnológico português.

O CTO da PT salientou a importância do poder local na dinamização do investimento em tecnologia. “Hoje, a economia necessita de novos incentivos e as iniciativas do poder local devem ser consideradas como uma oportunidade para promover a mudança e o desenvolvimento social e económico, com um objetivo fulcral, promover a qualidade de vida dos cidadãos. As novas necessidades exigem projetos inovadores, mas estes exigem também eficiência e custos controlados, pelo que, evidentemente, requerem conhecimento e experiência.” Alexandre Fonseca terminou, referindo que “o Grupo Altice, também através da Altice Labs em Portugal, nunca deixará de dizer ‘presente’ a projetos como este, que contribuem claramente para valorizar a economia nacional.”

Foi ainda assinado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a PT, a Altice Labs e o IT Centre, com o objetivo principal de identificar serviços urbanos e desafios locais onde as soluções de smart cities possam ser desenvolvidas e implementadas. Este protocolo foca-se principalmente nas áreas de sustentabilidade ambiental, eficiência dos recursos, gestão de resíduos, mobilidade, participação e cidadania, lazer, proteção e segurança, educação, saúde e envelhecimento ativo, turismo e cultura.

Saiba mais sobre IoT e Soluções Cloud.
A sua empresa já pensa na lógica da Industria 4.0?

Sem destaque
2017-07-02T23:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/forum-sobre-industria
Circuito de Golfe PT Empresas 2017 reúne gestores e clientes empresariais

O Circuito de Golfe PT Empresas, cuja organização técnica está a cargo da PGA - Profissionais de Golfe Associados, é jogado no formato Pro-Am, em que as equipas são constituídas por jogadores profissionais e amadores.

O torneio integra três etapas que irão qualificar as equipas para a Final. As próximas etapas do Circuito serão: a Etapa Norte - a decorrer no Estela Golf Club, a 9 de setembro; a Etapa Madeira - a decorrer no Clube de Golf Santo da Serra, a 23 de setembro.

A Prova Final irá decorrer no Bom Sucesso Resort, a 28 e 29 de outubro.

A 1ª etapa que decorreu no Montado Hotel Golf & Resort, contou com 10 equipas compostas por clientes empresariais e por gestores PT Empresas. Os concorrentes estiveram no seu melhor e demonstraram grande entusiasmo pela competição.

Após a realização do torneio, seguiu-se um almoço com todos os participantes e a atribuição dos troféus, realizada pelo CSO da PT Empresas.  

Desde há vários anos que a PT Empresas promove estas competições de Golfe, que aliam a natureza, o espírito desportivo, o lazer e o convívio, e que contribuem para reforçar a relação com os seus clientes.

Circuito de Golfe PT Empresas 2017 reúne gestores e clientes empresariais
Sem destaque
2017-06-30T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/circuito-de-golfe-2017
Soluções avançadas de mobilidade da pt empresas em destaque no 1º salão internacional do veículo elétrico

A mobilidade elétrica, suportada em soluções avançadas de mobilidade, contribui para o aumento da eficiência energética e da sustentabilidade ambiental dos transportes.

O Diretor de Produto e Pré-venda da PT Empresas, integrou o painel: ‘Indústria 4.0 ao serviço da mobilidade elétrica’ que focou o desenvolvimento de novas soluções e plataformas tecnológicas que irão potenciar novos serviços de mobilidade elétrica, mais autónomos eficientes e sustentáveis.

A PT Empresas posiciona-se como parceiro de referência com capacidade para apoiar as empresas ligadas ao setor da mobilidade elétrica, com soluções que vão muito para além da componente de conectividade, apresentando já um conjunto de referências significativas neste mercado.

No que respeita à conectividade, a PT Empresas disponibiliza hoje a oferta mais abrangente do mercado e continua a desenvolver as suas redes no sentido de manter a liderança tecnológica, com destaque para as soluções IoT e 5G.

A PT Empresas está empenhada em trabalhar com os players do mercado, no sentido de identificar as melhores soluções tecnológicas dentro do seu portfólio para contribuir ativamente para o desenvolvimento do setor da mobilidade elétrica em Portugal.

A MOBI.E, organizadora do evento, é a empresa responsável pela gestão da rede de postos de carregamentos de veículos elétricos na via pública, que é efetuada através do serviço de Conectividade Gerida da PT Empresas.

Soluções avançadas de mobilidade da pt empresas em destaque no 1º salão internacional do veículo elétrico
Sem destaque
2017-06-27T23:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/solucoes-mobilidade-vexpo
"O Mais Português Hotel Do Mundo" apresentou soluções inovadoras PT Empresas

O evento contemplou a mostra dos espaços e ambientes de um hotel-modelo ‘100% made in Portugal’, que pretendeu destacar o design, a inovação, e a excelência dos serviços e das marcas portuguesas.

A PT Empresas associou-se ao "Mais Português Hotel do Mundo" e instalou um conjunto de soluções adaptadas a cada espaço do hotel, demonstrando como uma unidade hoteleira pode utilizar a tecnologia para relacionar-se com os seus clientes de forma diferenciadora, através de serviços inovadores e personalizados, que simultaneamente permitem fazer uma gestão mais otimizada de recursos, humanos e económicos.

Receção: GlobalConnect Custom, integrando as suas comunicações fixas e móveis, com uma gestão simples a partir de uma central telefónica virtual; Videovigilância e Onda Musical, aliando operacionalidade com um ambiente moderno e acolhedor.


O Mais Português Hotel Do Mundo

Quartos: Multi TV | Hospitality TV, com conteúdos interativos sobre o hotel e os seus serviços, no quarto Premium a funcionar numa Glass TV; GlobalConnect Custom, com telefones wireless; Eficiência Energética (IoT), permitindo o controlo automatizado da iluminação do quarto.


O Mais Português Hotel Do Mundo - Quarto

Restaurante: Promodisplay com ementa interativa, visualizada em ecrã tipo tablet; Onda Musical e Videovigilância.


O Mais Português Hotel Do Mundo - Restaurante

Zona de Estar: Onda Musical; Videovigilância e Gestão de Espaços Verdes (IoT), com sensores instalados nos canteiros de plantas existentes, para controlo automatizado de rega.

Em todos os espaços do hotel foi disponibilizado o serviço WiFi as a service, que permite uma experiência única de acesso à internet, nos espaços interiores do hotel assim como nos espaços exteriores abrangidos pela rede de hotspots públicos da PT.

Ao percorrerem os diversos espaços do hotel, os profissionais hoteleiros puderam conhecer e experimentar as diversas soluções de forma contextualizada, para percecionarem claramente as suas vantagens.


O Mais Português Hotel Do Mundo - Zona de Estar

Seguidamente, assistiram, no stand da PT Empresas, às demonstrações dos backoffices das várias soluções, para visualizarem de que forma estas podem ser facilmente configuradas e adaptadas à realidade do seu negócio.

A PT Empresas possui soluções tecnológicas importantes para o setor da Hotelaria, que se adaptam a vários tipos de alojamento, independentemente da sua sofisticação, posicionando-se como entidade de referência junto deste setor em forte expansão. O conjunto de parceiros selecionados pela PT Empresas constitui uma mais valia relevante para a abrangência das soluções propostas.

Sem destaque
2017-06-20T14:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/o-mais-portugues-hotel-do-mundo-apresentou-solucoes-inovadoras-pt-empresas
PT Empresas promove workshop sobre IoT Place

As tendências de evolução, a apresentação de diversos casos de estudo, assim como as vantagens potenciadas pelas soluções IoT disponibilizadas pela PT Empresas, estiveram em destaque nesta ação sobre uma das atuais áreas tecnológicas mais promissoras – a Internet of Things (IoT).

São vários os estudos e os analistas que apontam para o crescimento exponencial dos equipamentos conectados e para o crescimento do volume de dados associados à IoT. As previsões apontam para uma quantidade de dados móveis 8 vezes superior em 2020, quando comparada a 2015. A explicação para esta evolução está em parte no crescimento dos dispositivos móveis IoT.

O impacto da IoT para as empresas, os municípios e as organizações, traduz-se na redução de custos operacionais, no aumento de produtividade, na qualidade de serviço ao cliente assim como na criação de novos modelos de negócio.

Atualmente, são já vários os casos práticos que materializam estas vantagens. Durante o workshop, foram apresentados diversos casos de sucesso da PT empresas, nomeadamente, a solução de resíduos implementada num município, a solução de telemetria de água implementada num resort turístico com impacto na faturação ou a gestão de frotas que permite otimizar rotas e minimizar custos, por exemplo.


PT Empresas promove workshop sobre IoT Place

Reconhecidos os benefícios da IoT, a sua implementação pode, no entanto, ser complexa. Os standards e os protocolos de conectividade que estão em evolução, levantam ainda muitas questões às organizações.

Efetivamente, as organizações querem poder implementar estas soluções e obter as vantagens desejadas, sem para isso terem de se preocupar com a complexidade técnica e com a gestão de infraestruturas.

É nesse sentido que a PT Empresas lançou a solução IoT Place, que vem permitir às empresas conectar os seus dispositivos IoT e desenvolver aplicações IoT de forma escalável, segura e flexível. Trata-se de uma solução ‘ready to use’, disponibilizada em ambiente cloud, que não requer a aquisição de infraestruturas e que disponibiliza um ambiente intuitivo e módulos pré-configurados.


PT Empresas promove workshop sobre IoT Place

A PT Empresas garante a conectividade, as infraestruturas e plataformas cloud, e disponibiliza a solução, em interligação com o seu ecossistema de parceiros. “Acreditamos que o IoT Place é um novo ativo nas organizações, pelo facto de permitir o foco na inovação. Não queremos que os nossos clientes estejam a pensar em infraestrutura e em protocolos de conectividade, queremos que se foquem no seu core business, na rapidez e na construção das soluções IoT e também na possibilidade de recorrerem à rede de parceiros PT Empresas para garantirem soluções chave na mão”, destaca a responsável de Produto IoT.

Sem destaque
2017-06-04T23:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-empresas-promove-workshop-sobre-iot-place
PT foi parceiro tecnológico do Portugal Air Summit

O evento, que contou com a PT enquanto parceiro tecnológico, incluiu conferências, apresentações, exposições e workshops com enfoque especial na aviação não tripulada. O último dia do Portugal Air Summit 2017 foi dedicado a um airshow com acrobacia aérea e demonstrações de aeronaves não tripuladas.

O Chief Technology Officer da PT participou no painel de oradores. Destacando o posicionamento de Portugal na vanguarda tecnológica, no que respeita a infraestruturas de comunicações, focou o investimento da PT nas redes de fibra ótica, móveis e de data centers. Portugal é hoje um dos países com melhor cobertura de redes de nova geração fixas ou de alto débito de velocidade de acesso à Internet na Europa.


CTO da PT no Air Summit

Foi igualmente destacado o percurso da PT na evolução para o 5G, com referência à demonstração de 4,5G protagonizada pela PT no evento Web Summit. O 5G terá um papel central em novos cenários de utilização, incluindo o setor da aeronáutica, da robótica, com vantagens relacionadas com o aumento da largura de banda, a redução da latência, as comunicações críticas e o baixo consumo de energia em IoT.

Entre as novas aplicações incluem-se, por exemplo, automóveis mais seguros e com condução automática, robôs controlados remotamente e drones com suporte para feedback táctil, assim como outras iniciativas potenciadas nas áreas da saúde, do ambiente ou da IoT. A 5.ª geração será assim um elemento catalisador da sociedade digital, para a vida das pessoas e para o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e sustentáveis.


Air Summit

São vários os desafios tecnológicos e de mercado associados ao 5G, como sejam a necessidade de investimento em infraestrutura, níveis de cobertura, o acesso ao espectro e a definição de standards, por exemplo. Apesar destes desafios, para a PT o 5G representa um compromisso com os clientes e com o país, no sentido de garantir o desenvolvimento de serviços inovadores que visam melhorar o dia a dia das pessoas e potenciar mais competitividade às empresas.

Sem destaque
2017-05-26T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-parceiro-tecnologico-portugal-air-summit
PT Empresas marca presença na 3ª Cyber Defence Smart Defence Projects' Conference

O evento contou com a presença de um grande número de entidades e de especialistas nas áreas de Defesa, Segurança e Tecnologias de informação, que abordaram e analisaram os crescentes desafios de cibersegurança, face ao crescimento exponencial de ameaças na internet.

Alberto Mendes da DCY participou do painel de conferências sobre o tema ‘Industry and Cyber Defence Capability Development’ e destacou de que forma é hoje possível às organizações disporem de uma arquitetura global de cibersegurança, suportada numa infraestrutura resiliente, e que permita garantir uma monitorização e uma gestão proactiva end to end, dos potenciais riscos.


PT Empresas marca presença na 3ª Cyber Defence Smart Defence Projects' Conference

Além das conferências, no stand da PT Empresas foram destacadas as soluções SOC, DRaaS, Cloud Backup e a rede de Data Centers PT.

A PT Empresas disponibiliza um portfolio de soluções de segurança end to end, disponibilizadas em modelo ‘as a service’, que permitem às organizações garantir, a partir de qualquer local, a segurança da sua informação crítica, assegurando sempre o espaço de armazenamento e de backup necessários aos seus dados, com garantia de permanente monitorização, e sem terem para isso de suportar custos inerentes à aquisição e à manutenção de infraestruturas físicas.


PT Empresas marca presença na 3ª Cyber Defence Smart Defence Projects' Conference

Sem destaque
2017-05-24T23:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/3-cyber-defence-conference
APCC distingue duplamente PT nos APCC Best Awards

Desta conferência, a PT sai com dois prémios distintos: 1.º Prémio Ouro, pela sua operação de contact center dos Jogos Santa Casa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o 3.º Prémio Bronze, pela sua performance na Linha Saúde 24, que compara com os melhores players internacionais pela capacidade de inovação e operacionalidade.

Subordinada ao tema “Bots or Humans? Or Both?”, a 13.ª Edição da Conferência Internacional da APCC premiou várias organizações de diversos setores, garantindo a identificação dos principais agentes económicos com papel relevante na indústria dos contact centers. Nesta edição, foram abordados os desafios do mercado no que concerne à tendência para a robotização de atividades e as oportunidades de futuro apontadas para uma sempre cada vez melhor experiência de serviço ao cliente.

Comunicado de Imprensa
A distinção dos APCC Best Awards à PT, operador líder em Portugal integrado no grupo de telecomunicações e multimédia Altice, vem reforçar a sua posição de liderança no segmento business to business, no âmbito do qual a PT presta serviços de business process outsourcing (BPO), afirmando-se como um operador convergente com capacidade para incorporar soluções inovadoras e líderes, não só de telecomunicações, mas também de ICT e BPO.

Conheça outros Prémios e Certificações atribuídos à PT.

Sem destaque
2017-05-22T14:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/apcc-distingue-duplamente-pt-nos-apcc-best-awards
PT Empresas marca presença no ‘Smart Mobility Summit 2017’

Smart cities, smart infraestructure, IoT, conectividade, serviços WiFi da próxima geração e evolução do 4G para o 5G, foram temas em discussão neste evento que teve a presença de um leque diversificado de parceiros tecnológicos e oradores de empresas internacionais, tais como OpenData Soft, Google, IBM, Carbon Trust, Telefonica UK e Veniam, Brisa e Cisco.

Raul Bordalo Junqueiro da Direção de New Business, integrou o painel ‘Smart Cities’ e destacou o posicionamento da PT Empresas como parceiro de referência para o desenvolvimento das cidades inteligentes.

Abel Aguiar, Diretor de Produto e Pré-venda PT, integrou o painel ‘From 4G to 5G’, em que foram debatidos os enormes desafios e oportunidades que surgem com a rápida evolução para o 5G, que está a ser impulsionada pela adoção massiva de dispositivos e “objetos” conectados.

PT Empresas marca presença no ‘Smart Mobility Summit 2017’

A conferência suscitou grande interesse entre os participantes e permitiu equacionar estratégias e sinergias que irão conduzir à evolução de serviços inovadores suportados na mobilidade.


PT Empresas marca presença no ‘Smart Mobility Summit 2017’

Sem destaque
2017-05-19T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/smart-mobility-summit-2017
Grande Prémio ABIMOTA 2017 tem o apoio da PT Empresas

A ABIMOTA decorre por etapas, entre os dias 15 e 18 de junho, e é dirigido aos ciclistas das categorias de Elite e Sub-23, estando prevista para o próximo dia 5 de Junho a apresentação pública da 38.ª edição.

A partida oficial da etapa inaugural vai ser dada ao pelotão dia 15 de junho, feriado nacional, em Proença-a-Nova e termina em Belmonte, Aldeia História da Cova da Beira, que vai aplaudir a chegada da 1.ª Etapa.

A 2.ª Etapa arranca de Penamacor, dia 16 de junho. Sabugal vai receber em festa o pelotão nacional. No dia seguinte, a Aldeia Histórica de Almeida acolhe toda a caravana da prova para dar a partida à 3.ª Etapa, que fecha o dia em Manteigas, com a grandiosidade da Serra da Estrela como cenário de uma das provas mais carismáticas do ciclismo de estrada português.

Gouveia foi a cidade escolhida pela organização para dar a partida à 4.ª e última Etapa, no domingo 18 de junho. A prova finaliza em Águeda, cidade com tradição nesta corrida e que vai aclamar o vencedor da edição de 2017.

Ainda sobre dia 18 de junho, convém lembrar que a cidade de Águeda tem vários motivos para estar em festa. Além de acolher a etapa da consagração do Grande Prémio ABIMOTA 2017, antes da chegada do vencedor recebe a 5.ª prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, corrida para ciclistas com deficiência.

Pelotão a chegar a Águeda para cortar a meta da última etapa da 37.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA

Sem destaque
2017-05-11T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/grande-premio-abimota-tem-apoio-ptempresas
PT promove construção de smarter cities em Gaia

Neste contexto, a PT materializa numa mostra de soluções 360.º a diversidade do seu portefólio.

Em Gaia, a PT destaca assim soluções digitais de IoT (Internet of Things) e M2M (Machine to Machine), incidindo em ecossistemas de empreendedorismo, como saúde, educação, formação, gestão de frotas e espaços verdes, eficiência energética, com vista a dotar o município de ferramentas que coloquem os cidadãos no centro da sua atuação, com benefícios diretos na capacidade económica local.

Com o seu investimento em fibra ótica, no âmbito do qual chegará até 2020 às 5,3 milhões de casas e empresas em todo o país, a PT está a potenciar todos os serviços inerentes ao desenvolvimento de uma estratégia global de smart cities: desde a definição de uma metodologia ímpar criada para identificar as necessidades de cada município, ao diagnóstico e posicionamento do município numa matriz de desenvolvimento tecnológico, até à definição dos serviços necessários para a materialização de uma estratégica consolidada de modernização tecnológica. Sempre com um triplo objetivo presente: cidades mais sustentáveis e eficientes, que promovam a cidadania e o bem-estar e economicamente mais dinâmicas.

O Smart Cities Tour 2017, um programa de cinco workshops multidisciplinares que se propõe promover uma visão analítica e inteligente das cidades portuguesas, concilia a representação da academia, de empresas e organismos locais, com vista a dar a conhecer os principais desafios, os projetos em curso e as tendências a seguir. Após cada workshop, serão realizadas sessões de ideação para a criação de um roadmap de inteligência urbana, com o estado da arte local e discriminando action points a alocar a cada tema do calendário:

PT promove construção de smarter cities em Gaia

Notícias relacionadas

PT Empresas promove a construção de Smart(er) Cities em Mafra

PT Empresas coloca Soluções 360º ao serviço das Smart Cities em Évora

PT parceira do Smart Cities Tour 2017

Sem destaque
2017-05-05T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-promove-construcao-smarter-cities-gaia
Maratonistas portugueses, apoiados pela PT empresas, terminaram maratona do Pólo Norte com sucesso

Entre mais de 50 atletas de 20 países que disputaram esta dura corrida, João Netto e João Bandeira Santos cortaram a meta no 32.º lugar da classificação. Um excelente resultado que comprova o mérito e o esforço dedicado pelos dois portugueses que demonstraram desta forma a sua vontade e ambição.

A PT Empresas apoiou os dois corredores portugueses pioneiros que desafiaram com sucesso esta maratona.


Notícia Relacionada

PT Empresas apoia primeiros corredores portugueses na maratona do Pólo Norte

Sem destaque
2017-05-01T23:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/maratonistas-apoiados-PT-empresas-terminaram-maratona-com-sucesso
PT inaugura Edifício ENTER para alojar startups e dinamizar ecossistema de inovação

O espaço agora inaugurado foi batizado de Techtris House numa alusão revivalista ao mítico jogo Tetris, apelando de forma simbólica ao encaixe das várias peças existentes neste ecossistema, em particular as startups e a indústria, tendo como objetivo acolher gratuitamente projetos cujas soluções se enquadrem na estratégia de desenvolvimento da PT ou que, potencialmente, permitam uma resposta aos desafios internos da Altice.

Contando com a presença permanente de equipas da PT no edifício, esta iniciativa materializa o desejo de proximidade às startups pretendido pelo maior operador de comunicações em Portugal, agilizando o seu envolvimento em projetos de R&D através da Altice Labs e facilitando o contacto com as diversas áreas de negócio do Grupo Altice, bem como o acesso a uma rede de parceiros e potenciais clientes.

PT inaugura Edifício ENTER para alojar startups e dinamizar ecossistema de inovação

Dotado das mais recentes infraestruturas e serviços de comunicação desenvolvidos pela PT, este edifício permitirá a uma centena de empreendedores usufruir de todas as condições para o desenvolvimento das suas soluções, disponibilizando para além das áreas de cowork salas de reunião, áreas de refeição, um laboratório, bem como uma sala multifunções equipada para a realização de eventos.

Sendo este um espaço de abertura ao exterior, apesar de maioritariamente destinado a soluções tecnológicas inseridas na estratégia da PT, o âmbito de projetos poderá ser alargado, em função da disponibilidade e num caráter temporário, no sentido de potenciar a diversidade.

Albergará, ainda, entidades parceiras do programa ENTER que nele poderão encontrar o formato adequado para a realização de eventos, como sessões abertas de pitching e networking, hackathons ou workshops/ masterclasses e meet-ups regulares.

PT inaugura Edifício ENTER para alojar startups e dinamizar ecossistema de inovação

 
Para Paulo Neves, Chairman e CEO da PT, «a inauguração deste espaço é a materialização, não só de uma estratégia dirigida a startups, mas de uma convicção e de um espírito empreendedor que está na base da criação do Grupo Altice e do DNA de inovação subjacente à história da PT. É com entusiamo que abrimos as nossas portas a projetos disruptivos que tenham a capacidade de nos surpreender e com cujos autores pretendemos desenvolver soluções únicas que se integrem, não só no nosso roadmap de produtos e serviços, mas que possam também integrar o nosso ecossistema de parceiros.»

PT inaugura Edifício ENTER para alojar startups e dinamizar ecossistema de inovação

Ao longo dos últimos anos, fruto de parcerias com startups, a PT acumulou inúmeros casos de sucesso em diversas áreas, desde soluções de música, navegação, passando pela produção de conteúdos ou conceitos de engenharia para infraestruturas de rede. Este espaço, ampliado pela estratégia desenhada para o programa ENTER, contribuirá assim para multiplicar estes exemplos de sucesso.

Web Summit marca presença neste espaço
Reforçando a parceria tecnológica que teve início na primeira edição em Portugal, através do patrocínio e fornecimento de WiFi durante o evento, PT e Web Summit voltam a juntar-se, sendo este o local que irá acolher o primeiro escritório da Web Summit em Lisboa.

PT inaugura Edifício ENTER para alojar startups e dinamizar ecossistema de inovação

Paddy Cosgrave congratula-se com o reforço desta parceria: «Não podíamos estar mais felizes por anunciar a inauguração do nosso primeiro escritório internacional. Lisboa é a casa do nosso maior evento e faz todo o sentido ter pessoas a trabalhar na cidade. O espaço cedido pela Portugal Telecom é ótimo e mal podemos esperar por começar a trabalhar aqui, no coração de Lisboa. Achamos também que vai ser inspirador termos operações a partir de uma das cidades mais cool e vibrantes da Europa, com um cenário crescente de startups e uma reputação internacional florescente. O apoio e a criatividade que temos visto nos nossos parceiros portugueses, como a Portugal Telecom, no Governo português e no Presidente da Câmara também desempenharam um papel importante na abertura deste escritório.» 

De acordo com o Chairman e CEO da PT, Paulo Neves: «Em 2016, assegurámos as condições de cobertura WiFi de alta densidade e alta disponibilidade adequadas ao nível de exigência e à dimensão internacional de um evento desta natureza, infraestrutura que estará disponível, igualmente este ano. E é com enorme satisfação que acolhemos o primeiro escritório da Web Summit em Portugal e disponibilizamos este espaço, que promove e potencia o empreendedorismo português».

PT inaugura Edifício ENTER para alojar startups e dinamizar ecossistema de inovação

Sobre o Programa ENTER
Inserido numa estratégia global de inovação aberta do Grupo Altice, o programa ENTER traduz o posicionamento da PT no ecossistema de apoio às startups, com o objetivo de permitir o enriquecimento e a aceleração do seu próprio processo de inovação, mobilizando novos empreendedores e fomentando o desenvolvimento de empresas com ambição.

Atuando para as startups como porta de entrada no ecossistema PT, permite aos empreendedores apresentarem os seus projetos e participarem em atividades com vista à seleção, à promoção e à adoção das suas soluções, com o objetivo de integrar o portefólio e a estratégia da PT. Através deste programa, são disponibilizados às startups meios, know-how e networking que contribuem para o seu crescimento.
Os interessados em integrar o programa ENTER podem submeter espontaneamente a sua candidatura, através do site http://enter.telecom.pt.

PT inaugura Edifício ENTER para alojar startups e dinamizar ecossistema de inovação

Sem destaque
2017-04-27T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-inaugura-edificio-enter
PT Empresas apoia primeiros corredores portugueses na maratona do Pólo Norte

João Netto e João Bandeira, apesar de amadores, são experientes em corrida de maratonas e demonstram ter resistência, ambição e espírito de aventura para enfrentar este desafio, estando já a realizar um exigente programa de preparação, adequado a este tipo de provas, para se prepararem para as difíceis condições que irão enfrentar.

PT Empresas apoia primeiros corredores portugueses na maratona do Pólo Norte

A PT Empresas associou-se ao espírito de desafio e de superação que esta prova exige, patrocinando e apoiando os dois corredores portugueses que pela primeira vez, vão correr na Maratona do Pólo Norte.

Sem destaque
2017-04-07T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-empresas-apoia-primeiros-corredores-portugueses-maratona-polo-norte
E Health: O futuro já está a acontecer

Com um programa constituído por fóruns, debates e conferências, numa ótica de partilha de conhecimento e experiências, estiveram em foco temáticas relativas à Inovação de Sistemas de Informação, Interoperabilidade, e-Procurement, e-Commerce, Telesaúde, Segurança e Proteção de Dados, Big Data, Apps e Mobilidade, entre outras.

João Zúquete, CCO da PT, participou no painel Inovação, Comunicação e Saúde, destacando a forma como a PT acompanha e responde aos desafios tecnológicos do setor da saúde.

"Temos um conjunto de soluções desenvolvidas na Altice Labs que já hoje em dia são utilizadas por um conjunto significativo de pessoas", esclareceu João Zúquete, "e desenvolvemos um trabalho contínuo, nomeadamente com diversas startups, na área da desmaterialização de meios de diagnóstico sempre com vista a melhorar a qualidade da experiência dos utentes dos serviços de saúde."

A PT Empresas marcou também presença na área de exposições do evento com a demonstração de duas das suas soluções para este setor: Medigraf e SmartAL.

Célia Gonçalves, da área de pré-venda, referiu que "o saldo da presença da PT no eHealth Summit é muito positivo. As nossas soluções em demonstração - Medigraf e SmartAL - marcaram pela diferença face às restantes presenças, tendo recebido um feedback muito favorável do público do evento, tanto da área médica como da tecnológica."

A solução SmartAL (Smart Assisted Living) procura dar resposta aos novos desafios de apoio social e de saúde, possibilitando realizar remotamente e em tempo real, a telemonitorização de sinais vitais e o suporte a atividades diárias relacionadas com a saúde, o bem-estar, e a segurança.

A solução Medigraf pretende promover e agilizar a capacidade de diagnóstico e de atuação médica, através do acesso remoto, centralizado e partilhado à informação clínica, pelos profissionais de saúde. A solução facilita a comunicação e a colaboração médica entre profissionais de saúde, ao permitir aceder em segurança à informação clínica, a partir de qualquer dispositivo e lugar.

Sem destaque
2017-04-06T14:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/e-health
PT Empresas assegura infraestrutura tecnológica no Millennium Estoril Open

Este ano, a PT Empresas irá instalar cerca de 5 quilómetros de cabo de fibra ótica, para disponibilizar velocidades de acesso à Internet a 1Gbps, com garantia de suporte local em permanência.

Durante os dias do evento, todo o recinto terá cobertura integral WiFi, para que os profissionais e espetadores possam aceder livremente à Internet e partilhar as suas experiências durante o torneio, independentemente do local do recinto onde se encontrem.

PT Empresas assegura infraestrutura tecnológica no Millennium Estoril Open


Os requisitos tecnológicos de um evento desta natureza, que envolve cerca de 38 mil espetadores e mais de 900 profissionais, requerem soluções à medida, estruturadas e implementadas de acordo com as exigentes normas dos grandes eventos internacionais.

Desta forma, suportada na infraestrutura de fibra ótica instalada, a PT Empresas garante também a implementação de serviços convergentes, como é o caso da solução GlobalConnect Pack, que inclui comunicações fixas, móveis e cloud, assim como o serviço de MEO TV Ultra HD 4K.

Sem destaque
2017-04-03T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/millennium-estoril-open
PT Empresas participa na 1ª Convenção Nacional dos Serviços

O evento constituiu um espaço de debate, estudo e reflexão sobre a importância crescente dos serviços e o seu impacto tanto na economia portuguesa, como na economia mundial.

Neste evento foi apresentado um estudo da EY Business Services Centers que avalia o impacto económico do setor e como Portugal tem apresentado a sua proposta de valor no segmento específico dos Business Services Centers, podendo concluir-se que é fundamental apostar na criatividade, na tecnologia e no conhecimento do setor.

As conclusões do estudo deram o mote para a mesa-redonda em que se debateu a visão das empresas que atuam a partir de Portugal no âmbito dos serviços partilhados, outsourcing de serviços, apoio a serviços de telecomunicações, ou recursos humanos.

PT Empresas participa na 1ª Convenção Nacional dos Serviços

João Sousa salientou a questão da globalização, pela oportunidade que trouxe às empresas e aos municípios e pela resultante necessidade de criação de business services centers, e referiu que “a PT Empresas tem contribuído ativamente para a dinamização do setor, assegurando a melhor infraestrutura e conectividade às empresas e aos municípios porque com isso eles conseguem competir com os outros países e com as outras cidades.”

Por outro lado, há a questão essencial da inovação. "Através da Altice Labs fornecemos inovação e tecnologia para todo o grupo. Temos um mercado que adota muito bem as tecnologias. Esta soma de fatores entre vontade do mercado de gostar de inovação e o facto de nós termos capacidade de inovar é o que nos dá escala", refere João Sousa.

Sem destaque
2017-03-28T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-empresas-participa-1-convencao-nacional-dos-servicos
PT Empresas promove a construção de Smart(er) Cities em Mafra

Carlos Sá Carneiro, diretor de New Business da PT chamou a atenção para os novos desafios relacionados com o crescimento das cidades que geram maior consumo de recursos, destacando que existem hoje tecnologias e soluções inteligentes que podem ter um papel central para tornar as cidades smart(er).

Neste contexto, foram destacadas as soluções digitais de Internet of Things e Machine to Machine, vocacionadas para áreas como a saúde, o bem-estar, a teleassistência, a educação, a formação ou a inclusão, com vista a dotar o município de ferramentas que coloquem os cidadãos no centro da sua atuação.

IoT Place, Gestão de Espaços Verdes, Gestão de Frotas e SmartAL foram algumas das soluções e dos serviços do portefólio PT Empresas em demonstração, que podem contribuir para a aceleração das cidades inteligentes. Com uma oferta única ancorada em infraestruturas de ponta – redes de última geração, rede de transporte de alta capacidade e rede de data center – e um longo track record de projetos, a PT posiciona-se como o parceiro tecnológico de referência para as smart cities, admite Carlos Sá Carneiro.

PT Empresas promove a construção de Smart(er) Cities em Mafra

Notícias relacionadas

PT Empresas coloca Soluções 360º ao serviço das Smart Cities em Évora

PT parceira do Smart Cities Tour 2017

Sem destaque
2017-03-24T00:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/smart-cities-mafra
PT Empresas participa na Green Business Week

O programa englobou diversas conferências com foco em três grandes vetores: Smart Cities; Gestão de Água, Resíduos e Ambiente; Eficiência Energética e Serviços.

A PT Empresas, patrocinadora do evento, marcou presença com um stand onde demonstrou as soluções de IoT e M2M vocacionadas para a gestão de energia, de água e ambiente, e de frotas municipais, que permitem às empresas e às entidades municipais desenvolver serviços inovadores que proporcionam maior qualidade, eficiência e sustentabilidade ambiental e económica.

Carlos Sá Carneiro, diretor de New Business da PT, participou na conferência como orador e apresentou a estratégia da PT para as smart cities, destacando que “para além de uma liderança forte da autarquia, a construção de uma cidade inteligente pressupõe o envolvimento dos parceiros certos".


PT Empresas participa na Green Business Week

Sem destaque
2017-03-20T00:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-empresas-participa-na-green-business-week
PT Empresas marca presença na conferência "Storm Clouds" em Águeda

​Esta conferência surge integrada na iniciativa Storm Clouds de âmbito europeu, que pretende acelerar a migração dos serviços municipais para a cloud, nas cidades europeias.

Paulo Martins da Direção de Produto e Pré-Venda, realizou uma apresentação em que foram destacados os serviços e soluções da PT Empresas que podem ajudar os municípios a tirarem proveito das vantagens da cloud para modernizar a gestão dos seus municípios e promover a qualidade de vida dos cidadãos, alcançando maior eficiência, sustentabilidade, flexibilidade e poupança, na gestão dos seus recursos.

Enquanto parceiro de referência dos municípios na sua evolução para a cloud, a PT Empresas aposta continuamente na inovação para promover a transformação digital das autarquias, disponibilizando um portefólio de serviços cloud 360º, com suporte na maior rede nacional de Data Centers de última geração, com serviços de manutenção e de gestão TI/SI assegurados por equipas PT Empresas com elevado know how tecnológico.
Sem destaque
2017-03-17T00:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/ptempresas-conferencia-storm-clouds-agueda
Abel Aguiar em entrevista ao Jornal de Negócios

“Trabalhar com a cloud requer adaptação de processos de negócio. As organizações têm de se saber tirar partido dos benefícios deste modelo.”
As PME e as grandes organizações recorrem ambas à cloud, mas com diferenças. As grandes organizações, explica o, diretor de Produto e Pré-Venda B2B da PT exigem "um maior nível de customização, em ambientes de cloud privada ou híbrida, valorizando serviços que incorporem workflows com diferentes perfis e níveis de aprovação, integração com Active Directory e a sua rede privada, serviços de suporte e contratos com níveis de serviço que traduzam a exigência de redundância, segurança e robustez das plataformas".

Quanto às PME, a valorização do critério "preço assume maior preponderância", pelo que a cloud pública é normalmente "a primeira opção", valorizando a simplicidade destes serviços e buscando mais serviços de Software as a Service (SaaS) em detrimento de Infrastructure as a Service (IaaS).

O modo como se transita para a nuvem depende do objetivo estratégico de cada empresa e das suas capacidades internas. Ao nível internacional e nacional, as empresas começam por adotar serviços que suportam processos "menos críticos, temporários ou necessidades pontuais", como ambientes de desenvolvimento, sistemas simples para alojamento de sites, e-mail, sincronização de informação e servidores virtuais.

Preparar uma organização para trabalhar com a cloud requer "adaptação de processos de negócio" para se ter benefícios. Abel Aguiar destaca três áreas a título de exemplo: "Processos de compras de hardware e software que duram meses são encurtados para minutos numa compra cloud em regime self-care; mobilidade na operação da atividade, uma vez que os serviços se encontram acessíveis em qualquer lugar e a qualquer hora, não se encontrando dependentes da localização física da empresa ou do colaborador, otimizando a produtividade dos colaboradores pelo uso de postos de trabalho virtuais; definição de novas formas de abordagem ao mercado e estratégias de internacionalização, libertando a organização para equacionar novos modelos de expansão geográfica."

Funções alteradas
A adoção das soluções cloud não reduz a importância do departamento de TI nas grandes empresas, mas impõe uma "alteração" do tipo de funções e de âmbito de responsabilidade dentro da organização. Com esta nova realidade, o departamento de TI, "fundamental no sucesso da organização como um todo nas grandes organizações", assume um perfil de "maior controlo de níveis de serviço, executando de forma simplificada e automática atividades de gestão operacional, compras e manutenção". Quanto aos processos de inovação que a cloud pode introduzir numa organização, estes são o "lançamento rápido de novas ofertas, a experimentação com baixo risco de novos modelos de negócio e as tecnologias".

Serviços PT
A PT disponibiliza um conjunto alargado de serviços orientados a todas as empresas portuguesas, organizações e sector público. Ao nível de data center, presta serviços de housing, backup e storage, diz Abel Aguiar, acrescentando que esta rede de "data centers" se encontra "integrada na rede europeia de Data Centers Altice, com presença em França e Suíça".

No que diz respeito às soluções em cloud "serviços de IAAS, como virtual data centers, cloud backup, cloud storage, disaster recovery aaS; soluções de PaaS, como SAP,SQLaaS e SaaS, apresentando um conjunto de soluções de colaboração e sistemas de informações orientados a verticais". Transversalmente, "existe um conjunto de serviços de gestão de TI, SI e segurança", assegura o responsável da PT, destacando ainda o apoio dado pela organização às empresas, através de uma equipa de TI & Cloud que contribui para o desenho e a proposta das soluções e serviços adequados a cada cliente "numa lógica consultiva".

Mais procurados
O que os clientes mais procuram nesta área são os serviços de IaaS e de colaboração. Não obstante, prossegue Abel Aguiar, existem clientes da PT com uma percentagem significativa do seu landscape na cloud, atingindo mesmo 100 %, com soluções mais alargadas e complexas de serviços cloud. "Enquanto uma start-up ou PME em início de atividade rapidamente adota uma arquitetura full cloud based, o percurso de uma média e grande empresa é feito gradualmente, acompanhando processos de renovação e otimização tecnológica, novas estratégias de inovação e redução de custos, criação de novos produtos…"
 
Indagado sobre qual é a taxa de adoção de soluções cloud em Portugal, responde que "mais de 40 % das empresas nacionais já têm serviços cloud, sendo que a maioria com serviços de colaboração – em que o e-mail assume especial destaque – e virtualização/computação".

Pedido um balanço do Data Center PT, inaugurado em 2013, na Covilhã, Abel Aguiar diz que é "bastante positivo", verificando-se uma adoção "crescente" quer de serviços tradicionais, como housing, quer de cloud, revelando "a maior confiança do mercado na externalização, a tendência de digitalização nos modelos de negócio e a preocupação com a segurança empresarial".

Sem destaque
2017-03-17T00:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/abel-aguiar-entrevista-jn
Grupo Altice e Huawei promovem o desenvolvimento de serviços da Internet das Coisas

No âmbito desta parceria, as empresas comprometem-se a colaborar na implementação de um ecossistema que promova o desenvolvimento de soluções IoT inovadoras, que poderão ser adotadas em várias áreas como por exemplo, telemetria, automação industrial, agricultura ou monitorização ambiental.

Em colaboração com diversos parceiros de indústrias verticais, o Grupo Altice e a Huawei procuram promover o crescimento de novos serviços e acelerar a adoção de novas tecnologias no âmbito da Industria 4.0 e Smart Cities. O Laboratório IoT, que irá nascer em Portugal através da PT, e que beneficiará todas as empresas do Grupo, terá acesso aos mais recentes recursos tecnológicos para desenvolver novos modelos de serviços e negócio, através de processos de experimentação tecnológica, prototipagem de serviços e desenvolvimento de soluções e equipamentos.

Através da PT em Portugal e SFR em França, o Grupo Altice e a Huawei vão explorar a tecnologia Narrow Band IoT (NB-IoT), comprometendo-se a colaborar na implementação de uma rede de NB-IoT end-to-end disponibilizando uma melhor cobertura e capacidade para interligação massiva de dispositivos.

Para Alexandre Fonseca, CTO da PT, “Há um legado de inovação e pioneirismo nas redes móveis que é agora reforçado com este importante passo. É mais um compromisso com o país e com os nossos clientes, numa aposta do Grupo Altice, no investimento em tecnologia que irá viabilizar o desenvolvimento de serviços cada vez mais inovadores e orientados a melhorar o dia-a-dia das pessoas, como os conteúdos em mobilidade, a “Internet da Coisas” e a Indústria 4.0.”

De acordo com declarações de Chris Lu, CEO da Huawei Technologies Portugal, “É com enorme satisfação que estamos hoje a assinar o Memorando de Entendimento com a Portugal Telecom que visa potenciar o desenvolvimento de novas soluções bem como incentivar e potenciar o crescimento de novas oportunidades de negócio.”

Sem destaque
2017-03-03T14:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/grupo-altice-huawei-promovem-iot
PT Empresas coloca Soluções 360º ao serviço das Smart Cities em Évora

Além de intervenção nas sessões, onde foi destacado o contributo da PT para a melhoria dos serviços das cidades e da qualidade de vida das pessoas, no espaço de demonstração PT Empresas, estiveram em destaque as seguintes soluções:

Gestão Eficiência Energética que permite monitorizar e otimizar os consumos de energia elétrica de edifícios e infraestruturas municipais.

Gestão de Espaços Verdes e Gestão Agrícola que permitem controlar e monitorizar os sistemas de rega e gerir de forma integrada os recursos hídricos do meio envolvente.

Gestão de Frotas que permite acompanhar, monitorizar e otimizar os percursos e o estado da frota.

IoT Place que permite criar e gerir todas as soluções IoT com rapidez e simplicidade, de forma robusta e escalável.

Após cada workshop, serão realizadas com todos os participantes sessões de ideação, com a finalidade de criar um roadmap de inteligência urbana, com o estado da arte local e discriminando action points a alocar a cada tema do calendário:

Calendário”


Notícia relacionada:
PT parceira do Smart Cities Tour 2017

Sem destaque
2017-02-24T14:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/solucoes-360-servico-smart-cities-evora
Noticias_pt-apoia-revolucao-industria_20170209

O programa resulta de quase um ano de trabalho entre várias entidades com foco em quatro áreas: Agroindústria, Retalho, Turismo e Automóvel.

Líder no mercado das comunicações em Portugal e parceiro tecnológico de referência, a PT integrou o Comité Estratégico da Indústria 4.0, ao lado do próprio Ministério da Economia, Deloitte, Agência para a Competitividade e Inovação, Turismo de Portugal, Confederação Empresarial de Portugal, COTEC, Google, Siemens, Huawei, Bosh, Microsoft, Volkswagen e Compete.

PT apoia a revolução da indústria 4.0

Segundo Paulo Neves, “O objetivo era ter no Comité Estratégico um conjunto de empresas que tivesse uma posição de conhecimento aprofundado do setor. E a PT foi uma das empresas que, desde o princípio, participou e tem sido um parceiro ativo, não só no Comité Estratégico, como também nos grupos de trabalho, nas diferentes streams”.

“No fundo, a Indústria 4.0 é a digitalização dos diferentes setores e nada disso se faz sem tecnologia. Nós, somos um parceiro de referência nesta área”, sublinha Paulo Neves. “A PT está a contribuir para este processo, primeiro numa ótica da digitalização e ajuda na alteração de processos e também através de tecnologia. Temos soluções que utilizam a tecnologia para promover o desenvolvimento das várias áreas.” O Presidente Executivo dá como exemplo a área da agricultura, para a qual a PT disponibiliza uma solução com sensores que permite regar quando necessário.

PT apoia a revolução da indústria 4.0

Sobre a aposta da PT à indústria 4.0, revela que esta assume várias formas. Além de estar no cerne do debate no Comité Estratégico, a PT tem “através da Altice Labs, um centro de competências em Portugal com 700 engenheiros a pensar em tecnologias que vão suportar a digitalização de processos e tem, obviamente, aquela que é, eu diria, a componente mais visível para todos que são as redes de acesso".

Sem destaque
2017-01-31T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-apoia-a-revolucao-da-industria
Noticias_pt-parceria-smart-cities-tour-2017_20170125

Cinco cidades - Portimão, Évora, Cascais, Viseu e Gaia - cinco workshops temáticos, todos com o envolvimento de stakeholders com impacto na globalidade dos pelouros municipais. Assim será o Smart Cities Tour 2017, que conciliará a representação da academia, de empresas e importantes organismos locais, com vista a conhecer os principais desafios, os projetos em curso e as tendências a seguir.

Após cada workshop, serão realizadas com todos os participantes sessões de ideação, com a finalidade de criar um roadmap de inteligência urbana, com o estado da arte local e discriminando action points a alocar a cada tema do calendário:

PT parceira do Smart Cities Tour 2017

Com a sua estratégia de investimento em fibra ótica que até 2020 chegará a mais 3 milhões de casas e empresas em todo o país, a PT está a potenciar todos os serviços inerentes ao desenvolvimento de uma estratégia global de smart cities: desde a definição de uma metodologia que identifique as necessidades de cada município, ao diagnóstico e posicionamento do município numa matriz de desenvolvimento tecnológico e à definição dos serviços necessários para a materialização de uma estratégica consolidada de modernização tecnológica.

Na qualidade de líder de mercado, com um portefólio de soluções, serviços e produtos ancorados nas suas infraestruturas de ponta, plataformas e aplicações inovadoras, que enquadrará na sua participação no Smart Cities Tour 2017, a PT posiciona-se como o parceiro tecnológico de referência para as smart cities.

Sem destaque
2017-01-25T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-parceira-do-smart-cities-tour-2017
Noticias_pt-presenca-conferencia-cidades-inteligentes_20161207

PT Empresas marca presença na conferência “Cidades Inteligentes - Cidades do Futuro”

Além do portfólio de soluções de Internet of Things (IoT) da PT Empresas, os participantes tiveram oportunidade de conhecer outras soluções em destaque, como Gestão de Frotas, de Eficiência Energética e de Gestão de Espaços Verdes, assim como a Plataforma IoT Place, e a solução de Conectividade Gerida.

PT Empresas marca presença na conferência “Cidades Inteligentes - Cidades do Futuro”

Sem destaque
2016-12-07T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-empresas-marca-presenca-na-conferencia-cidades-inteligentes
Noticia_contact-center-vence-trofeu-call-center_20161122

A entrega do prémio decorreu no âmbito do Global Contact Center, Transforming Your Business, conferência internacional dedicada ao setor de relacionamento com o cliente|Contact Centers, em Portugal.

O Contact Center premiado é responsável pelo apoio não técnico a empresas e atende mensalmente cerca de 75 mil contactos, independentemente do ponto de contacto.

O reconhecimento obtido nos Troféus Call Center resulta da total orientação para o cliente e da qualidade dos serviços prestados pelo 16 206, baseados na qualidade dos seus recursos humanos e tecnológicos, no know-how e no capital de experiência acumulado na gestão e operacionalização deste tipo de serviços.

No âmbito do evento, também a marca MEO foi igualmente premiada com o troféu TOP of Mind - excelência no atendimento.

Sem destaque
2016-11-22T14:00:00Z
Corporate;Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/contact-center-meo-vence-trofeu-call-center-2016
Noticia_jantar-ano_20161118

Justa Nobre, Vítor Sobral, Kiko e Luís Barradas, foram os Chefs que abrilhantaram o jantar, que contou também com a presença dos embaixadores oficiais Clara de Sousa e Rodrigo Guedes de Carvalho, entre mais de 800 convidados.

A totalidade dos lucros gerados neste evento reverte a favor do fundo Let’s Help, uma sociedade sem fins lucrativos que ao longo do ano tem efetuado investimentos com o objetivo de promover e ativar projetos válidos e sustentáveis de âmbito social. Um bom exemplo disso é o projeto RECLUSA®, que a Let’s Help ajudou a reestruturar e a reorganizar e que hoje permite integrar mulheres com cadastro na vida ativa, dando-lhes trabalho num atelier de criação de acessórios de moda da marca.

A PT Empresas juntou-se a esta causa solidária como patrocinadora e contribuiu para o sucesso d´O Jantar do Ano com a disponibilização do serviço WiFi, assim como com o fornecimento de torres de carregamento para equipamentos, garantindo que todos os presentes podiam comunicar e partilhar esta causa nobre em tempo real.

Sem destaque
2016-11-18T14:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-empresas-patrocina-jantar-do-ano-para-apoiar-causa-solidaria
Noticia_agro-2016-demonstracoes_20161108

Os visitantes puderam simular e experimentar de que forma estas soluções permitem às empresas alcançar maior eficiência e agilidade operacional, reduzindo custos, tornando-se mais inovadoras e competitivas no seu setor.

As soluções IoT e M2M da PT Empresas despertaram um grande interesse entre os empresários presentes na feira, que veem nestas soluções uma ferramenta capaz de impulsionar o crescimento, a inovação e a internacionalização dos seus negócios”, destaca o gestor de produto, Pedro Maciel.

Sem destaque
2016-11-08T14:00:00Z
Corporate;Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/agro-2016-com-demonstracoes-das-solucoes-m2m-iot
noticias_data-center-pt-iv-workshop_03112016

Os temas centrais deste encontro organizado pela Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional DGRDN|MDN, em parceria com a PT Empresas e a Inocrowd, foram a Indústria aeroespacial e o papel estratégico da I&D e das TIC na resposta aos novos desafios da Defesa.

Data Center PT da Covilhã acolhe IV Workshop de Defesa

Os convidados tiveram a oportunidade de efetuar uma visita guiada ao Data Center da Covilhã, onde conheceram os diversos espaços deste centro de dados, que permite às organizações armazenarem e gerirem os seus sistemas de informação com as melhores condições a nível de capacidade computacional, disponibilidade e segurança.

Data Center PT da Covilhã acolhe IV Workshop de Defesa

A importância da inovação tecnológica assim como a cooperação e partilha de informação, são componentes-chave para a resolução dos enormes e complexos desafios que se colocam hoje às organizações no âmbito da Defesa.

Foi destacada a excelente colaboração existente entre o Ministério da Defesa Nacional e a PT Empresas, assim como o investimento efetuado em I&D pelo Grupo Altice.


Artigos relacionados

Data Center PT da Covilhã reconhecido com certificações ISO 20000 e ISO 27001
Data Center da PT na Covilhã finalista em prémio internacional
Data Center da PT ganha prémio de Design

Sem destaque
2016-11-03T14:00:00Z
Corporate;Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/data-center-pt-da-covilha-acolhe-iv-workshop-de-defesa
Noticia_iot-challenge-leva-startups-web-summit_20161024

O desafio foi lançado em setembro, a startups e a developers e empresas integradoras ​​que atuam no mercado M2M (Machine to Machine)​ e IoT (Internet of Things), para que, a partir de soluções PT Empresas, designadamente a nova plataforma IoT Place, desenvolvessem ideias para fazer face às necessidades presentes e futuras das pessoas e das empresas.

No evento, foram apresentados 16 projetos inovadores, em diversas áreas de aplicação, suportados nos serviços IoT da PT Empresas.

No final, um júri composto por especialistas na área, selecionou os quatro vencedores que terão a oportunidade de apresentar as suas soluções de IoT no Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.

Sem destaque
2016-10-24T14:00:00Z
Corporate;Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/iot-challenge-pt-leva-quatro-startups-ao-web-summit
Noticia_rede-wifi-pt-web-summit_20161007

Perto de mil pessoas, entre as quais fundadores de startups, responsáveis pelas incubadoras de empresas do país, investidores, empresários e especialistas em tecnologia marcaram presença no Hub Criativo do Beato para assistir ao Road 2 Web Summit. O evento enquadra-se num conjunto de iniciativas associadas ao Web Summit que chega já em novembro e que irá colocar Portugal no centro das atenções do mundo das tecnologias e do empreendedorismo durante três dias.

Rede WiFi da PT assegura comunicações do Road 2 Web Summit

O evento contou com intervenções do primeiro-ministro António Costa, do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, de Paddy Cosgrave, co-fundador e CEO do Web Summit, de Qasar Younis, responsável operacional de uma das maiores incubadoras de empresas do mundo, o Y Combinator, com sede em Sillicon Valley.

A Portugal Telecom assegurou todas as comunicações do evento, promovido pela Startup Portugal e pela Câmara Municipal de Lisboa, através da instalação e fornecimento, nos três edifícios do Hub Criativo do Beato, das suas infraestruturas tecnológicas, nomeadamente a sua rede Wi-Fi, prova de reconhecimento do ADN de inovação, qualidade e fiabilidade das suas soluções.

Rede WiFi da PT assegura comunicações do Road 2 Web Summit

Uma pequena demonstração da grande responsabilidade que irá ter nos dias 8, 9 e 10 de novembro próximo quando tiver de assegurar as comunicações dos muitos milhares de participantes do Web Summit 2016. São esperados mais de 50 mil participantes provenientes de mais de 150 países, onde se incluem mais de 15 mil empresas, 7 mil presidentes executivos e 2 mil jornalistas internacionais.

No âmbito de uma parceira com a Fundação AIP, a Portugal Telecom foi a operadora escolhida para o fornecimento de WiFi de alta densidade para o Web Summit, requisito fundamental para a realização do evento em Portugal, saindo, pela primeira vez, de Dublin. O evento será realizado em Portugal durante, pelo menos, 3 anos.

Rede WiFi da PT assegura comunicações do Road 2 Web Summit

Para dar resposta às necessidades técnicas do evento, a PT prepara-se para infraestruturar as instalações da FIL e do CCL com soluções WiFi que comportam um conjunto muito diversificado de vantagens e benefícios: alta disponibilidade, know-how, escalabilidade, resiliência e robustez.

Saiba mais sobre o IoT Challenge em:
PT lança IoT Challenge para startups e developers – Os melhores vão ao Web Summit

Sem destaque
2016-10-07T14:00:00Z
Profissionais e PME;Corporate
https://www.ptempresas.pt/noticias/rede-wifi-pt-assegura-comunicacoes-road-2-web-summit
Noticia_torneio-golfe-2016_20161001

Entre os participantes, estiveram clientes da PT Empresas, apreciadores e praticantes da modalidade, que puderam usufruir da bela paisagem e desfrutar de um bom momento de desporto e de convívio.

Foi também realizada uma Clínica de Golfe para principiantes, que constituiu um momento lúdico e de aprendizagem. No final, os presentes tiveram ainda a oportunidade de assistir à apresentação da solução WiFi da PT Empresas.

A solução WiFi da PT Empresas permite a empresas e entidades públicas oferecerem aos seus clientes/utentes um acesso à internet seguro e controlado, com elevada qualidade e fiabilidade, que lhes permite, a qualquer momento, comunicar, aceder ao email, visitar websites e fazer reservas ou compras online.

Para além de disponibilizar um conjunto de indicadores de utilização da rede WiFi, pode ser integrada com ferramentas de marketing online e com as redes sociais. Esta informação contribui para um melhor conhecimento e fidelização de clientes.

Sem destaque
2016-10-01T12:00:00Z
Corporate;Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/torneio-golfe-pt-empresas-2016

 

 

A partir dos serviços de IoT da PT Empresas Conetividade Gerida e IoT Place, os candidatos poderão criar as suas próprias soluções de IoT, de forma rápida, escalável e flexível.

O NB-IoT é uma tecnologia de conetividade que assenta num modelo idêntico ao da conetividade 3G/4G, apresentando diversas vantagens, tais como: 

  • Maior longevidade das baterias dos equipamentos (exemplo: 10 anos); 
  • Cobertura de longo alcance e em ambientes indoor;
  • Implementação simples, sem exigir investimento em redes proprietárias;
  • integração com elevado número de equipamentos IoT. 

A solução a desenvolver, com potencial para vir a integrar o portefólio de produtos e serviços de IoT da PT Empresas, deverá enquadrar-se nas áreas de Smart Cities, Indústria 4.0 e Mobilidade.

Encontram-se desafiadas as startups e empresas a inscreverem-se, desde já e até 3 de julho, em ptempresas.pt/iot-challenge. Durante sensivelmente um mês, os participantes poderão desenvolver e testar os seus projetos no Golabs.IoT da Altice Portugal, espaço criado de raiz com vista ao desenvolvimento de soluções IoT, numa lógica de agregação de parcerias estratégicas entre os principais stakeholders do setor.

Os grandes vencedores serão conhecidos no dia 18 de setembro, em Lisboa, num evento de valorização da IoT com a presença de organizações de referência no setor, como a COTEC Portugal, a Huawei, a Sierra Wireless, a Thingworx ou a Enter. Para além da visibilidade do projeto, aos vencedores serão atribuídos ALPHA e BETA passes para o Web Summit 2018, maior evento de tecnologia do mundo que conta entre 5 e 8 de novembro com a Altice Portugal como parceiro tecnológico. Adicionalmente, todos os participantes terão acesso a vantagens competitivas nos serviços de IoT da PT Empresas.

O IoT Challenge posiciona-se como um fórum relevante para a identificação e o recrutamento do talento tecnológico português, contribuindo para apoiar e dinamizar a transformação digital do tecido empresarial em Portugal.

https://conteudos.ptempresas.pt/ptempresas/PublishingImages/noticias_listagem/noticia-iot-challenge-listagem.jpg, Altice Portugal abre candidaturas para a 3ª edição do IoT Challenge, numa iniciativa de novo pioneira em Portugal na área da IoT
Principal
2018-06-20T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/abertas-candidaturas-para-3-edicao-iot-challenge

 

 

Com este galardão, o Data Center da Altice Portugal ganha reconhecimento mundial pela sua arquitetura, inovação, sustentabilidade e design, destacando-se entre os Data Centers do mundo, identificados pelos Data Centre and Cloud Leadership Awards, pela excelência dos serviços que integra e a sua capacidade de inovação.

De acordo com João Sousa, membro da Comissão Executiva da Altice Portugal com a responsabilidade do segmento empresarial, "este prémio simboliza mais um fortíssimo voto de confiança e o reconhecimento do profissionalismo, da maturidade, da inovação tecnológica, do rigor, da segurança e da excelência da Altice Portugal na gestão do seu Data Center. É um enorme motivo de orgulho e um reforço do compromisso sempre assumido pela Altice Portugal junto dos seus clientes no suporte ao incremento dos seus negócios e, dessa forma, ao desenvolvimento económico e social do próprio país".

Altice Portugal

O Data Center agora premiado, no qual a Altice Portugal reforçou este ano em 4 milhões o seu investimento para suportar o crescimento dos seus clientes, é o maior centro de processamento de dados em Portugal, um dos dez maiores em todo o mundo e, ainda, reconhecido como um dos mais inovadores e sustentáveis da Europa, ancorado na maior rede nacional de data centers, com a tecnologia e as infraestruturas de última geração da Altice Portugal. Está internacionalmente certificado pelo Uptime Institute como Tier III, certificação que realça o seu elevado nível de desempenho, segurança e disponibilidade, sendo também uma referência internacional na eficiência energética.

Serviços Cloud e Data Center da PT Empresas impulsionam crescimento dos negócios A capacidade para inovar e responder a novos desafios, aliada à acrescida eficiência e otimização de custos, são hoje cruciais para as empresas. A utilização de recursos tecnológicos em ambiente cloud, a partir de Data Centers, permite às organizações assegurarem capacidade de processamento e de armazenamento para os seus sistemas em função das suas necessidades evolutivas, sem terem de investir em infraestruturas próprias.

Ao assegurarem, a cada momento, o redimensionamento flexível e escalável dos recursos TI/SI de que necessitam, passam a ser mais ágeis, acelerando a sua capacidade para inovar e desenvolver novos projetos. Da mesma forma, podem facilmente externalizar e internacionalizar as operações, pois todas as unidades operacionais, independentemente da localização geográfica, passam a estar interligadas num único centro de dados. Com as suas aplicações armazenadas, de forma centralizada e segura em data center, podem garantir a integridade e disponibilidade dos seus dados mais críticos, que passam a estar protegidos face a ameaças, intrusões ou incidentes.

Notícias relacionadas
Altice Portugal nomeada para o Data Cloud Awards 2018
Conhecer Prémios e Certificações

https://conteudos.ptempresas.pt/ptempresas/PublishingImages/noticias_listagem/premio-data-center-covilha-listagem.jpg, Data Center da Covilhã distinguido com Data Centres Architecture and Design Award
Secundário
2018-06-15T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/data-center-excellence-award

O Serviço de Contact Center que é prestado pela PT Empresas, desde 2015, ao Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia, voltou a ser distinguido em 2018 com o prémio Gold (1º lugar) nos APCC Best Awards 2018.

Para além da atribuição do Prémio Gold referente à categoria ‘Outros Setores’, neste ano, o Contact Center da Santa Casa ganhou ainda mais um prémio, na categoria ‘Melhor Contact Center até 50 posições’ com o troféu bronze (3º prémio). Esta categoria integrou, este ano, o APCC Best Awards, pela 1ª vez.

O serviço de Contact Center da PT Empresas, agora premiado pela APCC, assegura todas as operações de atendimento e back-office do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, sendo um serviço crítico para a Instituição, na medida em que é a primeira linha de contacto com todos os apostadores e mediadores a nível nacional através do canal voz e escrito.

A qualidade de serviço reconhecida na gestão do Contact Center é acompanhada por um investimento contínuo na formação e desenvolvimento das equipas e por um plano de incentivos que visa aumentar o seu nível de motivação.

Adicionalmente, o nível de performance é continuamente monitorizado e avaliado através de um conjunto de indicadores de atividade, fiáveis e rigorosos que permitem à Santa Casa conhecer, controlar e melhorar, de forma contínua, os níveis de produtividade e de qualidade do serviço prestado.

O Contact Center da PT Empresas assegura cerca de 160.000 contactos por mês e é responsável pela venda de mais de 60.000 serviços por ano e pela gestão de aproximadamente 8.000 chamadas por dia.

A distinção dos APCC Best Awards, pelo 3º ano consecutivo, reforça a posição de liderança da PT Empresas e da Altice Portugal no segmento business to business, no âmbito do qual a PT Empresas assegura serviços de Business Process Outsourcing (BPO) de grande relevância e dimensão, afirmando-se como operador convergente com capacidade para incorporar soluções inovadoras e líderes, não só de telecomunicações, mas também de ICT e BPO.

https://conteudos.ptempresas.pt/ptempresas/PublishingImages/noticias_listagem/noticia-contact-center-premiado-listagem.jpg, Contact Center da PT Empresas é duplamente premiado no APCC Best Awards 2018
Secundário
2018-06-12T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/contact-center-premiado

Os nomeados são escolhidos com base num benchmarking internacional que seleciona as empresas que mais se distinguem, a nível de serviços Cloud e Data Center, pela sua genuína capacidade de inovação e excelência de serviço.

Data Center da Covilhã figura entre os quatro finalistas selecionados na categoria ‘Excellence in Data Centres Architecture and Design Award’, posicionando-se, a nível mundial, entre os Centros de Dados que mais se destacam pela sua arquitetura, inovação, sustentabilidade e design.

O Data Center da Covilhã - o maior centro de processamento de dados em Portugal e um dos dez maiores do mundo - é reconhecido como um dos mais inovadores e sustentáveis da Europa.

Serviços de Cloud e Data Center da PT Empresas impulsionam o crescimento e a competitividade das empresas.

Recentemente a PT Empresas passou a dispor de uma Sala de Business Continuity,no Data Center da Covilhã, que permite aos seus clientes assegurar a plena continuidade das suas operações, com toda a segurança, sempre que ocorra qualquer situação anómala que impeça o normal funcionamento da atividade nas suas instalações.

Os serviços de Cloud e Data Center da PT Empresas são suportados na maior rede nacional de data centers, com tecnologia e infraestruturas de última geração.

Conhecer Prémios e Certificações

https://conteudos.ptempresas.pt/ptempresas/PublishingImages/noticias_listagem/altice-portugal-data-cloud-awards-2018-montra.jpg, Altice Portugal nomeada para o Data Cloud Awards 2018
Secundário
2018-06-05T13:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/altice-portugal-data-cloud-awards

 

 

O PT Empresas Day apresenta as soluções de ICT mais adequadas para o processo de transformação tecnológica das empresas, posicionando a Altice Portugal como o stakeholder de referência para a digitalização e modernização do tecido empresarial, eixo fundamental do desenvolvimento económico regional e nacional.

Neste encontro estratégico, estão desde logo em destaque soluções de suporte à gestão integrada dos territórios, envolvendo todo o ecossistema das cidades inteligentes, que veem nas infraestruturas de ICT, plataformas e soluções Internet of Things (IoT) da PT Empresas a capacidade de atuar em 5 vertentes estruturantes: smart government; smart people; smart economy; smart environment; e smart life.

No PT Empresas Day, ganha particular relevância o Cloud Office 5.0, um pacote inovador de software e de serviços que permite trabalhar quando e onde é necessário, com recurso às ferramentas de produtividade e colaboração Microsoft Office 365. Acrescem serviços de suporte técnico e soluções de segurança avançada para o posto de trabalho, com as vantagens associadas ao Cloud Office 5.0: acessibilidade, flexibilidade, tranquilidade e controlo de custos.

Estão, ainda, em evidência soluções PT Empresas, em parceria com a Check Point, para fazer face às crescentes exigências organizacionais ao nível da segurança informática e a agilização de uma arquitetura de segurança mais robusta e preparada. Também para o marketing digital há no PT Empresas Day um conjunto de soluções tecnológicas Cognitive, orientadas para uma relação mais eficaz entre a marca e os consumidores, visando reforçar a fidelização e expandir os negócios. O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é, igualmente, um dos focos do evento, no qual uma equipa multidisciplinar da PT Empresas, em articulação com a Compta, promove expertise na avaliação de riscos legais, definição de processos de gestão internos e implementação de soluções tecnológicas.

A atuação da Altice Portugal em ICT materializa uma das vertentes da sua estratégia tripla para o segmento organizacional, ancorada numa rede comercial com mais de 850 profissionais com reputado know-how tecnológico, num portefólio inovador centrado em telecomunicações, ICT e Business Process Outsourcing (BPO) e numa infraestrutura de ponta.

O PT Empresas Day decorre uma semana após o anúncio de uma parceria tripartida entre a PT Empresas, a SAP e a Accenture com o objetivo de servir as empresas portuguesas e o setor público nacional no seu processo de transformação digital. Ainda no âmbito desta parceria, foi selecionado o Data Center da Altice na Covilhã como o primeiro e único Data Center em Portugal a ser reconhecido à data pela SAP como apto para receber a co-localização de soluções SAP HANA Enterprise Cloud. A este reconhecimento juntam-se as certificações SAP já existentes, nomeadamente SAP HANA Operations Services, SAP Cloud Services e SAP Hosting Services.
A Altice Portugal enaltece, assim, para além das telecomunicações, áreas que conota como fulcrais para a sua intervenção através de investimentos tecnológicos e de inovação que criem valor e desenvolvimento económico, de uma forma completamente transversal, em Portugal.

https://conteudos.ptempresas.pt/ptempresas/PublishingImages/noticias_listagem/altice-portugal-encontro-estrategico-montra.jpg, Altice Portugal promove encontro estratégico entre PT Empresas, Clientes e ICT Partners
Sem destaque
2018-05-28T23:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/altice-portugal-encontro-estrategico

Durante o torneio, que decorreu entre 28 de abril e 6 de maio, a PT Empresas assegurou a cobertura integral da rede WiFi, acesso à Internet, assim como o serviço MEO TV que permitiu a centenas de profissionais assegurarem a transmissão do evento com elevada qualidade e definição, assim como aos milhares de espetadores presentes acederem livremente à Internet e partilharem as suas experiências durante o torneio, independentemente da sua localização no recinto.

Todos os profissionais a operar nos espaços de suporte à prova e aos jogadores, área de imprensa, slice lounge, segurança, viaturas oficiais de transporte e serviços médicos, puderam comunicar com rapidez e segurança, através dos seus smartphones, computadores ou tablets.

A PT Empresas detém know how e experiência consolidada na prestação de serviços de telecomunicações e tecnologia que respondem aos requisitos de grandes eventos desta natureza com presença de milhares de espetadores e centenas de profissionais, que requerem, por isso, soluções à medida, estruturadas e implementadas de acordo com as exigentes especificidades e normas dos grandes eventos internacionais.

A Altice Portugal, através da PT Empresas, está disponível para continuar a ser o parceiro tecnológico deste evento que tanto prestígio traz ao Desporto e ao Ténis em Portugal. "Somos já parceiros históricos do Estoril Open e assim nos queremos manter."

https://conteudos.ptempresas.pt/ptempresas/PublishingImages/noticias_listagem/noticia-infraestrutura-tecnologica-listagem.jpg, PT Empresas assegura infraestrutura tecnológica do Millennium Estoril Open 2018
Sem destaque
2018-05-06T11:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/infraestrutura-tecnologica-millennium-estoril-open

Troféus conquistados pelo MEO como a Escolha do Consumidor ’18 e Escolha do Consumidor Excellentia ’18, atribuído pelo ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor, os 4 Prémios Cinco Estrelas, ou as 4 eleições do MEO como Produto do Ano vêm comprovar a liderança da marca da Altice Portugal e a preferência dos consumidores nacionais.

Escolha do Consumidor 2018

Na Escolha do Consumidor ’18 e Escolha do Consumidor Excellentia ’18, o serviço móvel do MEO foi premiado pelos consumidores com uma nota geral de satisfação de 84,02% e a marca foi ainda reconhecida pelas suas práticas de gestão centradas no cliente.

Escolha do Consumidor Excellentia 2018


Também o SAPO Voucher, marca da Altice Portugal, foi eleito a Escolha do Consumidor ’18 na categoria Portais de Ofertas e Experiências, com um índice de satisfação de utilização de 79,4% e uma nota final global do produto de 80,2%.

Prémio 5 estrelas 2018

Nos Prémios Cinco Estrelas a marca MEO conquistou 4 categorias: “Smartphones desbloqueados”, “Internet”, “TV” e a categoria “Festivais”, onde o MEO Sudoeste recebe o prémio pela segunda vez consecutiva.

Produto do ano 2018

Quanto às eleições como Produto do Ano, os “Smartphones desbloqueados” MEO repetem ao ser também eleitos como “Produto do Ano”, e 3 outros novos produtos MEO conquistam esta distinção: o pack de Segurança e Vídeo MEO Smart Home, a oferta de Internet MEO Smart Net e o serviço de localização familiar MEO Safe.

Todas estas marcas da Altice Portugal passam assim a poder ostentar em 2018 os selos de distinção atribuídos pelas respetivas organizações dos prémios nas comunicações que venham a realizar com os seus consumidores, refletindo nos seus produtos e serviços o reconhecimento da excelência da satisfação, das relações de confiança criadas e o caráter inovador das suas ofertas.

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, "Estes prémios são uma clara motivação e incentivo para o Grupo e para a estratégia futura, cujo principal desígnio continuará centrado no cliente e na sua satisfação. É, sem dúvida, reconfortante ver premiada a excelência que imprimimos nas nossas ofertas que, cada vez mais, são pensadas para uma transversalidade social do nosso território. A Altice continuará a apostar na escolha cirúrgica da tecnologia e inovação a incluir na oferta, que responda aos anseios de uma sociedade que cada vez mais se apresenta como seletiva e exigente, o que se torna verdadeiramente aliciante para quem pensa a oferta tendo as pessoas, enquanto cliente, como foco principal”.

https://conteudos.ptempresas.pt/ptempresas/PublishingImages/noticias_listagem/marcas-altice-2018-premios-listagem.jpg, Marcas da Altice Portugal arrancam 2018 com 10 troféus em 3 prémios de excelência
Sem destaque
2018-01-18T14:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/marcas-altice-premios-excelencia

"Hoje somos um operador de telecomunicações com a oferta mais abrangente do mercado. Além da oferta de telecomunicações (onde somos líderes em todos os segmentos) temos uma oferta para os nossos clientes que passa por soluções de ICT e de Business Process Outsourcing", revela João Sousa, Chief Sales Officer B2B, acrescentando ainda que essas soluções permitem que os clientes "se foquem nos seus negócios e se libertem de operações de suporte, que podem garantir em regime de outsourcing, com elevada qualidade e eficiência de custos".

Também no consumo a marca MEO continua a dar cartas. Para João Epifânio, Chief Sales Officer B2C, este é o resultado da sua estratégia baseada em três pilares fundamentais: "Investimento em infraestrutura para garantir a acessibilidade de redes de nova geração, inovação de produtos e serviços, garantindo que o MEO está na vanguarda e continuará a marcar a agenda em Portugal e na Europa e melhoria contínua da experiência dos seus clientes, foco central de toda a nossa atividade". E isso é visível pelos últimos dados divulgados pela ANACOM. No final de 2017 a MEO manteve a liderança no acesso à internet fixa e móvel com 39,5% de quota de mercado no acesso fixo e 38,3% na internet móvel.

Além dos acessos à internet, a MEO aumentou também a sua liderança relativa ao segundo operador na oferta de pacotes de serviços de telecomunicações, garantindo uma fatia do mercado próxima dos 40% no final do terceiro trimestre do ano passado. A ideia é continuar a crescer e, por isso, o programa de expansão de rede de fibra da PT continua em passo acelerado. A meta mantém-se: alcançar 5,3 milhões de casas fibradas até 2020, mas, neste momento, a operadora já chegou a quatro milhões de casas e empresas. Um número acima do que estava previsto quando anunciou em 2015 este programa e que previa atingir 3,5 milhões de clientes.

Sónia Peres Pinto (Sol Online)

Ler Artigo completo

https://conteudos.ptempresas.pt/ptempresas/PublishingImages/noticias_listagem/pt-lideranca-2017-montra.jpg, PT reforça liderança em 2017
Sem destaque
2018-01-15T00:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/pt-reforca-lideranca-2017

A certificação ISO20000 assegura que o sistema de gestão destes serviços se encontra em conformidade com os requisitos desta norma de referência internacional.
Complementarmente, a certificação ISO27001 assegura as melhores práticas relativamente ao modelo de gestão da segurança da informação.

Estas certificações são muito importantes, firmando o compromisso da MEO na entrega de serviços com elevados padrões de qualidade e de segurança que se revelam diferenciadores no nosso posicionamento no mercado.

Permitem comprovar elevada qualidade na prestação dos serviços, pela credibilidade do seu modelo de gestão e pela garantia de cumprimento de níveis de serviço e de segurança, quer do cliente final, quer dos seus fornecedores.

A manutenção e a renovação destas certificações impactam ao nível global de competitividade dos serviços PT Empresas da MEO no mercado nacional e internacional, através da garantia de cumprimento das normas vigentes, assim como pelo reconhecimento de uma estratégia de continuidade e de melhoria contínua dos serviços.

A garantia de continuidade de cumprimento dos requisitos das normas ISO20000 e ISO27001 resulta do contributo de uma larga equipa da Altice/PT que todos os dias se supera para garantir o cumprimento de elevados níveis de serviço.

Conhecer Prémios e certificações

https://conteudos.ptempresas.pt/ptempresas/PublishingImages/noticias_listagem/certificacoes-melhores-praticas-ti-montra.jpg, Meo confirma certificações que asseguram melhores práticas do mercado em serviços ti e segurança
Sem destaque
2017-12-05T00:00:00Z
Profissionais e PME
https://www.ptempresas.pt/noticias/certificacoes-melhores-praticas-it