A partir dos serviços de IoT da PT Empresas Conetividade Gerida e IoT Place, os candidatos poderão criar as suas próprias soluções de IoT, de forma rápida, escalável e flexível.

O NB-IoT é uma tecnologia de conetividade que assenta num modelo idêntico ao da conetividade 3G/4G, apresentando diversas vantagens, tais como: 

  • Maior longevidade das baterias dos equipamentos (exemplo: 10 anos); 
  • Cobertura de longo alcance e em ambientes indoor;
  • Implementação simples, sem exigir investimento em redes proprietárias;
  • integração com elevado número de equipamentos IoT. 

A solução a desenvolver, com potencial para vir a integrar o portefólio de produtos e serviços de IoT da PT Empresas, deverá enquadrar-se nas áreas de Smart Cities, Indústria 4.0 e Mobilidade.

Encontram-se desafiadas as startups e empresas a inscreverem-se, desde já e até 3 de julho, em ptempresas.pt/iot-challenge. Durante sensivelmente um mês, os participantes poderão desenvolver e testar os seus projetos no Golabs.IoT da Altice Portugal, espaço criado de raiz com vista ao desenvolvimento de soluções IoT, numa lógica de agregação de parcerias estratégicas entre os principais stakeholders do setor.

Os grandes vencedores serão conhecidos no dia 18 de setembro, em Lisboa, num evento de valorização da IoT com a presença de organizações de referência no setor, como a COTEC Portugal, a Huawei, a Sierra Wireless, a Thingworx ou a Enter. Para além da visibilidade do projeto, aos vencedores serão atribuídos ALPHA e BETA passes para o Web Summit 2018, maior evento de tecnologia do mundo que conta entre 5 e 8 de novembro com a Altice Portugal como parceiro tecnológico. Adicionalmente, todos os participantes terão acesso a vantagens competitivas nos serviços de IoT da PT Empresas.

O IoT Challenge posiciona-se como um fórum relevante para a identificação e o recrutamento do talento tecnológico português, contribuindo para apoiar e dinamizar a transformação digital do tecido empresarial em Portugal.