Paulo Neves, CEO da PT, destacou “as mudanças que estão já hoje a ocorrer ao nível dos municípios e das empresas e a importância da ‘indústria 4.0’ e das ‘smart cities’, na resposta aos novos desafios das cidades, das empresas e das pessoas. A transformação digital está a mudar a forma como utilizamos os serviços, como trabalhamos e produzimos. Prevê-se, para os próximos anos, um forte investimento das empresas na digitalização da sua cadeia de valor e do seu portfólio de produtos e serviços, com impactos significativos, nomeadamente, ao nível da customização dos serviços, da redução do time to market, da maior eficiência operacional e da agilização na relação com parceiros e clientes.”

"A PT/ALTICE está preparada para assumir um papel relevante neste novo ecossistema da indústria 4.0, disponibilizando os enablers mais relevantes, tais como serviços de IoT, serviços de cloud, análise de big data e mecanismos de controlo de acesso. A integração destes enablers será a base para uma boa implementação da indústria de próxima geração colocando as telcos, no centro do negócio", afirmou Paulo Neves durante a sua intervenção no evento.

Os serviços cloud são também uma peça chave na transformação digital, proporcionando escalabilidade, flexibilidade e segurança na gestão dos serviços, capacidade para acesso remoto aos dados, em tempo real, e otimização de recursos associada a uma gestão previsível de custos.

Miguel Matos, diretor de Desenvolvimento Negócio ICT (DDI), fez uma apresentação sobre o impacto da cloud nas empresas, referindo os desafios e os drivers desta mudança, assim como os benefícios resultantes da evolução para o modelo cloud, com suporte na rede de Data Centers da PT, focando também os fatores que as empresas deverão ter em conta neste processo de evolução.

Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs, participou no painel “Revolução Industrial: O que muda?”, um debate moderado pela jornalista Fátima Campos Ferreira.

Na sessão de encerramento, Alexandre Fonseca, Chief Technology Officer (CTO) salientou a importância de eventos como este, que permitem ampliar a partilha de informação sobre a tecnologia nacional disponível, com vista à resolução eficiente dos problemas das comunidades locais e regionais, fazendo uma clara alusão à relevância da Altice Labs no ecossistema tecnológico português.

O CTO da PT salientou a importância do poder local na dinamização do investimento em tecnologia. “Hoje, a economia necessita de novos incentivos e as iniciativas do poder local devem ser consideradas como uma oportunidade para promover a mudança e o desenvolvimento social e económico, com um objetivo fulcral, promover a qualidade de vida dos cidadãos. As novas necessidades exigem projetos inovadores, mas estes exigem também eficiência e custos controlados, pelo que, evidentemente, requerem conhecimento e experiência.” Alexandre Fonseca terminou, referindo que “o Grupo Altice, também através da Altice Labs em Portugal, nunca deixará de dizer ‘presente’ a projetos como este, que contribuem claramente para valorizar a economia nacional.”

Foi ainda assinado um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, a PT, a Altice Labs e o IT Centre, com o objetivo principal de identificar serviços urbanos e desafios locais onde as soluções de smart cities possam ser desenvolvidas e implementadas. Este protocolo foca-se principalmente nas áreas de sustentabilidade ambiental, eficiência dos recursos, gestão de resíduos, mobilidade, participação e cidadania, lazer, proteção e segurança, educação, saúde e envelhecimento ativo, turismo e cultura.

Saiba mais sobre IoT e Soluções Cloud.
A sua empresa já pensa na lógica da Industria 4.0?