A ABIMOTA decorre por etapas, entre os dias 15 e 18 de junho, e é dirigido aos ciclistas das categorias de Elite e Sub-23, estando prevista para o próximo dia 5 de Junho a apresentação pública da 38.ª edição.

A partida oficial da etapa inaugural vai ser dada ao pelotão dia 15 de junho, feriado nacional, em Proença-a-Nova e termina em Belmonte, Aldeia História da Cova da Beira, que vai aplaudir a chegada da 1.ª Etapa.

A 2.ª Etapa arranca de Penamacor, dia 16 de junho. Sabugal vai receber em festa o pelotão nacional. No dia seguinte, a Aldeia Histórica de Almeida acolhe toda a caravana da prova para dar a partida à 3.ª Etapa, que fecha o dia em Manteigas, com a grandiosidade da Serra da Estrela como cenário de uma das provas mais carismáticas do ciclismo de estrada português.

Gouveia foi a cidade escolhida pela organização para dar a partida à 4.ª e última Etapa, no domingo 18 de junho. A prova finaliza em Águeda, cidade com tradição nesta corrida e que vai aclamar o vencedor da edição de 2017.

Ainda sobre dia 18 de junho, convém lembrar que a cidade de Águeda tem vários motivos para estar em festa. Além de acolher a etapa da consagração do Grande Prémio ABIMOTA 2017, antes da chegada do vencedor recebe a 5.ª prova da Taça de Portugal de Paraciclismo, corrida para ciclistas com deficiência.

Pelotão a chegar a Águeda para cortar a meta da última etapa da 37.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA