​​"A PT e a EPAL procuram com esta parceria contribuir para colocar a tecnologia e, em particular, o recurso da água ao serviço da gestão municipal, dentro e fora do país, numa perspetiva integrada e estratégica de desenvolvimento socioeconómico das cidades", diz Paulo Neves, presidente executivo da PT.

​​Em demonstração no Showroom PT, em Lisboa, são quatro as soluções que visam garantir poupanças significativas nas redes de distribuição e monitorizar remotamente o consumo da água. O WONE® é uma das soluções apresentadas. Trata-se de um sistema de gestão de redes e que, em Lisboa, permitiu reduzir as perdas de água para apenas 8 %, tornando-a numa das cidades mais eficientes ao nível mundial, revela José Sardinha, presidente do Conselho de Administração da EPAL.

A solução de Telemetria de Água, da PT Empresas, é outra das soluções que integra o portefólio e permite fazer a leitura remota de consumo de água. Já o AQUAmatrix®, da EPAL, consiste num sistema que dá uma visão 360º a cada cliente, cobrindo todas as atividades da gestão comercial, desde a criação de infraestruturas ao apoio ao cliente, e está disponível em Portugal, Moçambique e Cabo Verde.

Para controlar o consumo de água por parte de clientes domésticos e empresas existe ainda o Waterbeep®, um sistema que disponibiliza informação sobre o consumo de água. Inclui alertas, por sms/email, sinalizando consumos de água diferentes do padrão habitual e permitindo aos clientes minimizarem perdas e gastos desnecessários.

“As cidades estão a mudar”, diz João Sousa, Chief Sales Officer/B2B. E esta mudança representa uma “oportunidade para os players que rodeiam este ecossistema de smart cities. “As necessidades de cada cidade são diferentes”, revela, e a PT desenvolve uma estratégia e tem uma oferta alinhada com essas mesmas necessidades.

​A PT possui hoje uma estratégia de smart cities​ que vai desde a definição de uma metodologia para identificar as necessidades de cada município, ao diagnóstico e posicionamento do município numa matriz de desenvolvimento tecnológico, até à definição dos serviços necessários para a implementação de uma estratégica consolidada de modernização tecnológica.