As tendências de evolução, a apresentação de diversos casos de estudo, assim como as vantagens potenciadas pelas soluções IoT disponibilizadas pela PT Empresas, estiveram em destaque nesta ação sobre uma das atuais áreas tecnológicas mais promissoras – a Internet of Things (IoT).

São vários os estudos e os analistas que apontam para o crescimento exponencial dos equipamentos conectados e para o crescimento do volume de dados associados à IoT. As previsões apontam para uma quantidade de dados móveis 8 vezes superior em 2020, quando comparada a 2015. A explicação para esta evolução está em parte no crescimento dos dispositivos móveis IoT.

O impacto da IoT para as empresas, os municípios e as organizações, traduz-se na redução de custos operacionais, no aumento de produtividade, na qualidade de serviço ao cliente assim como na criação de novos modelos de negócio.

Atualmente, são já vários os casos práticos que materializam estas vantagens. Durante o workshop, foram apresentados diversos casos de sucesso da PT empresas, nomeadamente, a solução de resíduos implementada num município, a solução de telemetria de água implementada num resort turístico com impacto na faturação ou a gestão de frotas que permite otimizar rotas e minimizar custos, por exemplo.


PT Empresas promove workshop sobre IoT Place

Reconhecidos os benefícios da IoT, a sua implementação pode, no entanto, ser complexa. Os standards e os protocolos de conectividade que estão em evolução, levantam ainda muitas questões às organizações.

Efetivamente, as organizações querem poder implementar estas soluções e obter as vantagens desejadas, sem para isso terem de se preocupar com a complexidade técnica e com a gestão de infraestruturas.

É nesse sentido que a PT Empresas lançou a solução IoT Place, que vem permitir às empresas conectar os seus dispositivos IoT e desenvolver aplicações IoT de forma escalável, segura e flexível. Trata-se de uma solução ‘ready to use’, disponibilizada em ambiente cloud, que não requer a aquisição de infraestruturas e que disponibiliza um ambiente intuitivo e módulos pré-configurados.


PT Empresas promove workshop sobre IoT Place

A PT Empresas garante a conectividade, as infraestruturas e plataformas cloud, e disponibiliza a solução, em interligação com o seu ecossistema de parceiros. “Acreditamos que o IoT Place é um novo ativo nas organizações, pelo facto de permitir o foco na inovação. Não queremos que os nossos clientes estejam a pensar em infraestrutura e em protocolos de conectividade, queremos que se foquem no seu core business, na rapidez e na construção das soluções IoT e também na possibilidade de recorrerem à rede de parceiros PT Empresas para garantirem soluções chave na mão”, destaca a responsável de Produto IoT.