A entrega de prémios decorreu no final da Conferência “As Maiores do Portugal Tecnológico” no auditório da Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, e teve como objetivo distinguir as empresas com melhores resultados durante 2014.

A cerimónia de reconhecimento contou com a presença de João Sousa que subiu ao palco para receber os dois galardões, em representação da MEO. Para o responsável, os prémios são um reconhecimento da capacidade de investimento, da inovação e da qualidade de serviço que caracterizam a atuação da PT, líder no setor das telecomunicações em Portugal.

A classificação das 200 maiores empresas de cariz tecnológico, preparada pela IGNIOS - Gestão Integrada de Risco S.A., teve como base o volume de vendas declarado pelas empresas nas demonstrações financeiras de 2014. Adicionalmente foram também selecionadas as principais áreas de negócio e, com o mesmo parâmetro, identificadas as maiores empresas de cada setor: Telecomunicações; Distribuição; Serviços e Fabrico.

A iniciativa da Exame Informática galardoou ainda a empresa com maior volume de negócios nos mercados externos, com o Prémio N.º1 Exportação, as que registaram maior crescimento nas suas dimensões de volume de negócios e emprego (Prémios Fast Mover de Volume de Negócios e Fast Mover Emprego) e atribuiu um Prémio Inovação.

Tecnologias de Informação e Comunicação valem 6,7 % do PIB

Segundo os dados apurados pela IGNIOS, as TIC nacionais valem 6,7 % do PIB. Em 2014, o conjunto de empresas cuja Categoria de Atividade Económica (CAE) principal e secundária se enquadram nos requisitos definidos para o trabalho desenvolvido pela IGNIOS, somaram um volume de negócios agregados na ordem dos 11,7 milhões de euros. O setor, que exporta já 1,96 milhões de euros, emprega mais de 70 mil de pessoas, num universo que contempla mais de 7500 empresas.